Em um avião, por mais que você se esforce, não consegue deixar de ouvir algumas conversas. Quando há, então, um grupo animado, nem se fala. E foi em uma dessas situações que ouvi o relato de uma viagem de navio, feita por um grupo de amigos. Animados, eles contavam detalhes e se detinham, algumas vezes, nos relacionamentos estabelecidos a partir do embarque.
Jovens, bonitas, as mulheres falavam com entusiasmo do que tinha acontecido e não deixavam, é óbvio, de relacionar seus encontros, os “ficar” com alguém e, mesmo, o que parecia ser o início de um namoro, assim, você sabe, eles ficaram namorandinho. Acho que alguém não entendeu, e outra explicou: não, é que ficaram juntos quase três dias. O junto, aqui, é encontrando-se no navio.
A viagem, pelo relato, parece ter sido divertida. Além de “pegarem” uns bons partidos nos dias da viagem, “ficarem” com alguns deles, as meninas – sem nenhuma ironia – se divertiram. E contaram alguns casos. Deles, o que ouvi inteiro foi interessante. As amigas estavam em seu camarote e alguém bateu à porta.
– Pode deixar, disse uma. Vou ver o que é.
Foi, abriu a porta e deparou-se com um jovem, de paletó e gravata. Sem entender nada, ouviu:
– O idiota aqui está procurando a garota que marcou de jantar com ele.
Como não era nenhuma delas, foi embora. Mas elas o encontraram, de novo, à noite, no jantar. E ele contou que pagou o maior mico, pois foi batendo em todos os camarotes e, no final, não descobriu quem o havia convidado para o jantar ou pedido que a acompanhasse.
As curiosidades, na verdade, complementaram a conversa. O que me chamou a atenção, mesmo, foi o linguajar das jovens, que ia do “ficar” a uma série de outros termos, tanto para se referir a elas, quanto aos homens. Aparentemente, elas andavam à caça e, também aparentemente, tiveram sucesso.
Por que isso tudo? Descobri que, em termos de vocabulário dos mais jovens preciso aprender bastante. Descobri, de repente, que estou envelhecendo e vendo o comportamento e o linguajar dos jovens como curiosidades.
ESTE BLOG É UM SHOW?
Se é, não sei. O que sei é que, por gentileza do Marco, do Antigas Ternuras, acabo de receber um novo selo e ele diz que, sim, o blog é show de bola. O Marco foi ainda mais generoso e nos colocou como solidários e cidadãos. Chique, não?
Cabe-me, agora, indicar alguns outros blogs que considero show de bola. Não é uma escolha justa pois na certa ao escolher alguns vou deixar outros, excelentes, de fora. Mas como gentileza gera gentileza, vamos lá.
Os blogs são Luz de Luma, Universo Desconexo, Cissa Donner, Crônicas do Joel, Encanto e a minha querida e retornada Loba. Se você olhar na barra lateral e em Links vai ver que lá estão listados outros excelentes blogs. Visite-os. Acho que irá gostar.
15 Respostas
Todos nós precisamos aprender essa nova linguagem, mas estou a frente de você, já conheço bastante! Dá para montar um novo dicionário! hehehe
Belo selo Lino e foi bem merecido, o repasse foi muito bom…boa semana!
É lino sei que a gente exagera de vez em qdo, mas sou adepto de uma linguagem culta de vez em qdo pq se não daqui a pouco voltaremos a ser aborigenes nos comunicando apenas por grunhidos. hahahahha
E parabéns com certeza é um ótimo blog, foi merecido
Eba !!! Quanto honra ! Obrigada pelo carinho Lino. Prometo passar a bola na sexta.
Sabe que o que me mantem atualizada eh que tenho uma sobrinha adolescente. Basta passar um dia com ela para ficar a par de toda as novas expressoes usadas entre os jovens 🙂
bjs
Lys
Até uns anos atras eu estava antenado com os novos termos.Mas,ultimamente,ando ouvindo coisas que nem sei do que se trata,hehehe
Abração,LINO!!
Como eu vivo sempre entre os jovens, seja na escola, jogando rpg ou magic, indo a shows, tal linguagem não me é estranha… estranho é notar o quanto são alienados!
Parabéns pelo selo, Um abraço!
Nossa, além de estar perdendo meu português por falta de uso, se ainda estão aparecendo novos termos, vou acabar analfabeta na minha própria lingua. Esta de “namorandinho” é muito engraçada. Parabéns pelo selo, teu blog é realmente bom de bola, assim como os que você indicou.
Um abraço.
Oi, Lino,
Às vezes também me pego assim, sem entender o que os jovens falam. Eu tenho um filho adolescente e de vez em quando ele traduz para mim certos termos.
Parabéns pelo selo!
Abraços,
Ô Lino, eu continuo atualizadÃssimo, pois não quero que o boko moko venha pegar. Por aqui está tudo triquetrique rolimã. Sem mais bororó bico de pato, esclareço: estou ligado nos anos 70/80.
Um abraço.
Parabéns pelo selo Lino, merecidissimo.
Olha algumas expressões de jovens nem eu entendo, mas como tenho amigos adolescentes, ai pergunto e fico por dentro haha
Big Beijos 🙂
A linguagem e todo o conceitual mudam e deixam a gente meio perdidão…entre namorar e ficar existe um milhão de nuances pra eles.
Muito complicado..rs
É, Lino. Às vezes fica difÃcil entender as palavras e os novos costumes. Na minha época, “ficar” era, simplesmente, não ir. Hoje, “ficar” significa tanta coisa que nem sei mais…
Parabéns pelo “Este Blog é Um Show”. Concordo totalmente. Abração.
Teve um tempo que a gente falava e ninguém entendia também! 🙂 Isso é cÃclico! Mas vejo muita força de expressão e palavras persistirem e tornarem-se cotidiana para todos.
Lino, obrigada!! Você é um amore!! E sim, seu blog é show de bola!!
Boa semana! Beijus
Obrigada amore lindo!
VC e demais!
eu quero namora com vcs