E OS NOSSOS PROFISSIONAIS?

forma.jpg

Está nos jornais uma notícia que, olhando de perto, nos fornece dados preocupantes. A Ordem dos Advogados do Brasil avaliou uma série de cursos de Direito em todo o país e, no final, recomendou cerca de 25% deles.

Do total, 75% foram reprovados pela Ordem. O que isso significa? Que os cursos não tem estrutura para formarem bons profissionais, daqueles capazes de fazer e passar no Exame de Ordem que a OAB aplica aos bacharéis que querem ser advogados.

Mas isso todo mundo sabe. Há, no entanto, um aspecto para o qual não atentamos, que é a situação dos outros cursos. Será que eles tem as mesmas deficiências? Será que os formandos, se submetidos a uma prova, como no caso da OAB, passariam? Será que os alunos tem, efetivamente, preparação para exercer a profissão?

Não sei as respostas. Mas se tomarmos os números da OAB e generalizá-los, vamos ver que, de cada 100 alunos que saem de uma faculdade, apenas 25% estariam aptos ao exercício profissional.

É um número que me assusta. Afinal, dentre estes profissionais estão alguns em que colocamos nossas vidas em suas mãos. E você, o que acha?

CAMPANHA MERITÓRIA

A Grace, do Alma Cigana, está fazendo uma campanha que, sob todos os pontos de vista, é muito meritória e merece que todos nós, que estamos na blogosfera, participemos.

Os detalhes podem ser vistos em um blog especial criado por ela. Nele, estão os detalhes da campanha e a forma com que cada um pode participar.

Não deixe de ir lá. E dê sua contribuição. Vamos ajudar os meninos de Moçambique.

RESOLUÇÕES DE 2007

O desafio foi lançado pela Dita, do Nem te conto, que embarcou em um meme cujo objetivo é relatar cinco resoluções para se cumprir neste novo ano.

O que eu pretendo fazer? Acho que igual à maioria:

  • Poupar uma parcela do que ganho
  • Dedicar mais tempo à leitura
  • Iniciar um curso de franças
  • Caminhar, por prazer e por necessidade
  • Abrir novos horizontes profissionais

Poucos itens, mas muita coisa por fazer. Espero cumpri-las. E, como é parte do negócio, aqui vão Cris Penaforte, Carlos, Gueixa, Ed e Caroline. Bom, está feito, então.

VOTE NA ENQUETE

Como devem ser tratados os que são pegos com maconha? Você quer que eles sejam presos? Se sim ou se não, vá à barra lateral e vote, pois este é o tema da pesquisa da semana.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

29 Respostas

Entre na conversa