E JÁ SE PASSARAM DEZ ANOS

pioneiro1.jpg

Hoje, blogs e blogosfera são termos comuns e frequentam a conversa da maioria das pessoas informadas e que tem um bom nível educacional. O número de blogs no mundo, segundo alguns cálculos, já passa dos 100 milhões e só o Tecnhorati, um dos mais importantes indexadores deste tipo de publicação, tem mais de 70 milhões catalogados. São números impressionantes, sem dúvida. Mas como tudo começou?

Bem, talvez você não saiba, mas os blogs já completaram 10 anos. Segundo os que estudam o assunto, o primeiro deles foi o Scripting News, do Dave Winer, um dos pioneiros da Internet, cujo primeiro post foi publicado no dia 30 de abril de 2007. Há quem conteste, no entanto, e a CNet fez uma matéria sobre o assunto, apontando outros dois nomes: Justin Hall, do Link.net e Jorn Barger, do RobotWisdon.

A própria CNet, no entanto, chega à conclusão que o pioneirismo é mesmo do Dave Winer, que mantém o blog desde o seu início. Reconhece, ainda, que o termo weblog é da criação de Barger, uma figura no mínimo interessante, que gosta de Joyce e está internado no mundo virtual, inclusive no que se refere a música. Hoje, o RobotWisdom funciona um pouco como referência de locais para se ir e se ler.

pioneiro2.jpg

Bom, se Winer é o pioneiro no mundo, o que dizer do Brasil? As coisas, aqui, segundo o IDGNow parecem mais pacificada e o primeiro blog brasileiro parece ter sido, mesmo, do Nemo Nox – o nome verdadeiro ele não divulga. É dele O Diário da Megalópole. Mas o próprio Nox admite que antes dele a Viviane Menezes escrevia no White Noise, mas em inglês. Mas o primeiro escrito em português foi, mesmo, o do Nox.

Dez anos – no caso do Brasil, nove – não é pouco tempo. Quem pensava que os blogs iam chegar onde chegaram. Acho que ninguém. Imaginar que a blogosfera iria aos números atuais nem no mais louco dos sonhos. O fato é que os blogs estão mudando a forma como se consome informação em todo o mundo e se tornando, com isso, mais e mais importantes.

Uma boa mostra disso são os arremedos de blogs que os jornais e grandes da mídia publicam. São na verdade, colunas, não verdadeiros blogs, já que tem uma só mão: alguém escreve e recebe comentários, mas não há interatividade, o segredo do bom blog. Aliás, criou-se um nicho de cauda longa, onde a audiência pode ser pouca, mas existem leitores para todo e qualquer assunto. Quer uma prova? Veja a diversidade dos blogs.

Graças a estes pioneiros, que abriram o caminho, é que hoje estamos na blogosfera.

A PESQUISA CONTINUA

Normalmente, as pesquisas feitas pelo blog são trocadas a cada 15 dias. Desta vez, no entanto, há uma exceção, fruto de muito trabalho e, por conseguinte, da falta de tempo. E por isso, a pesquisa vai continuar até a próxima semana.

Então, se você não votou, faça isso agora. O seu voto pode mudar o grande favoritismo que os blogs estão levando como os sítios mais visitados da internet. Quem sabe a disputa não fica mais equilibrada.

Até segunda, quando espero as coisas estejam mais calmas. E um ótimo final de semana para todos.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

14 Respostas

Entre na conversa