Há alguns dias falei, aqui no blog, sobre chulé. Não é, sob nenhum ponto de vista, um assunto agradável. Mas nem sempre é possível olhar-se o mundo só pelo seu lado cor de rosa. Afinal, todos sabemos que ele não é assim.
Se tem coisas boas, também tem as que não o são. É o caso, por exemplo, do papel higiênico. Você há de concordar comigo que esta foi, sem dúvida, uma grande invenção. Não, não concorda? Então imagine-se vivendo sem ele.
É complicado, não. Mas como eram as coisas quando não tínhamos o papel higiênico? O que as pessoas usavam quando necessitavam? Não sabe. Então, aqui vão alguns exemplos do que se usava:
- Os esquimós usavam neve e musgos
- Na França, mais adiantada, se usava o bidê
- Fibra e lã eram usados pela elite mundial
- Banheiros na Roma antiga, com limpeza através de uma esponja embebida em água salgada
- Casca de coco pelos habitantes do Havaí
- Água e a mão esquerda na Índia
- Sabugo de milho, musgo e folhas nos Estados Unidos
- Roupa velha na ponta de um cabo por marinheiros espanhóis e portugueses
- Lã não aproveitada na era dos Vikings
- Papel de jornal, folhas de catálogo e outros papéis, mais modernamente.
E então, o que você acha? Como é que você se portaria se não houvesse papel higiênico? Não houvesse vaso sanitário e as facilidades que temos hoje? Complicado, não é. Lembre-se que a relação acima não é completa e que muitas outras coisas foram usadas.
Estes dados foram tirados de um site totalmente dedicado ao papel higiênico. Pode até parecer que não, mas ele é interessante. Se você lê inglês dê uma olhada no ToiletPaperWorld. Na certa vai se divertir.
E OS PROGRAMAS DE TV?
Um dos canais pagos – para seguir o texto acima – tem um programa chamado Trabalho Sujo, que mostra as piores atividades a que alguém pode ser submetido. Tanto na TV paga quando na aberta a programação é variada, como você sabe.
Então, em uma e em outra, o que você vê? Qual é o programa ou programas de sua preferência? Dê uma olhada na barra lateral, escolha uma opção e vote. E deixe um comentário sobre sua preferência.
30 Respostas
Lino, nunca pensei no assunto. Vou aproveitar e dar uma beijoca no rolo que está lá no banheiro. Ainda bem que nasci em tempos modernos, rsrsrss. Beijocas
Vou te contar: ô coisa sagrada é o tal do papel higiênico, viu? Mas a gente só dá valor quando não tem.
Depois que eu ganhar na mega-sena, vou ter nos banheiros da minha mansão aqueles artefatos dos filmes de ficção: lavam vc, te secam e ainda passam talquinho.
Me aguarde.
Bjo.
Amigo Lino,
Adoro, realmente adoro tudo que tu aborda. Eu creio que tudo seja questão de adaptar-se. Quando não tem, não tem (risos). Não é mesmo ?
Beijos,
Oi,Lino!Voltei…se voltei é pq gostei !!
Bem,mas essa de casca de côco e sabugo de milho acho que não era uma boa,não!Rs,rs,rs,rs…
Mas,vc não deixou de dizer a verdade mesmo.A gente nunca pára pra pensar no valor dessas pequenas invenções,né?E o q seria de nós sem elas?Eu ainda prefiro ter nascido nos tempos atuais.
O que eu usaria??? Ah Lino, que pergunta difÃcil de responder, não gostei de nenhuma das opções que você deu. É difÃcil imaginar a vida sem papel higiênico…
Na Ãndia não é costume usar vaso sanitário, nem papel higiênico. No tempo que passei por lá, tive a oportunidade de usar a privada turca, aquele buraco com suporte para colocar os pés na lateral. (Muito mais saudável para a anatomia feminina) e usar balde com canequinha para me lavar após as necessidades. (rs) Os indianos não conseguem imaginar o uso do papel higiênico, eles acham muita porquice não se lavar e ficar satisfeito com um papel. heheheh Diferenças culturais são muito bacanas!
Olá Lino!
Eu com certeza usaria Papel de jornal, folhas de catálogo e outros papéis. Já pensou passar casca de coco, ou então água salgada! Ai meu Deus!!!
E eu gostou muito de “Trabalho Sujo” é bem interessante.
Abraços!
O que é a evolução da tecnologia humana, não é mesmo, minha gente? O que tivesse acessÃvel, né? Acho que as folhas seriam as alternativas mais adequadas. kkkkkkkk
1 – Eu até arrisco dizer que o papel higiênico foi uma das maiores invenções da humanidade. Indispensável para nós hodiernamente. Basta pensar num situação de “necessidade”, naquele calor, no meio da rua, você correndo para o trabalho, depois do almoçode terno e gravata, entra no primeiro banheiro que aparecer, faz o que tem de fazer e depois constata a terrÃvel situação: não tem papel higiênico! HorrÃvel, não? E como. Quem já não passou por uma ocasião dessas…
2 – Sobre os programas de tv, os que mais chamam minha atenção são os documentários, mas há outros que também me agradam. A verdade é que não são os tipos, mas sim os canais. Não tenho programa favorito, mas canal sim. Discovery Channel! Simplesmente incrÃvel. Cada programa melhor que o outro. Esse “trabalho sujo” é interessante. “Planeta Azul” e “Planeta Terra” são primorosos. Além de muitos outros como “Vestigios latentes”, “investigadores psÃquicos”, “rides”, “como é possÃvel?”, “por dentro do assunto”, “hora selvagem”, etc. Discovery Channel: um canal obrigatório na minha televisão.
Como vc bem disse o assunto não é lá assim tão agradável, né… Mas sem dúvida usaria o bidê, que foi o precursor das atuais duchas higiênicas.
Ergth, ergth, ergth não gosto nem de pensar no assunto!
Casca de coco é de matar!
Eu usaria qualquer coisa…no desespero…sabe como é…
Mas…com tantas variações, eu acho que, no inverno, eu usaria a lã…seria uma limpeza com aquecimeno local…hehehe
No verão…eu usaria a neve…seria refrescante…não é?
Agora…esse negócio de cabo com roupa velha…que maluquice…hehehe
Aqui entre nós…quem é que nunca usou um jornalzinho…kkk?
Querido Lino, você aborda todos os assuntos de uma forma tão gostosa que é impossÃvel deixar de participar.
O teu blog é muito bom!!!
Fique com Deus!
Um abraço carinhoso,
Verinha
artigo de primeira necessidade. Vou conferir o site.
O bidê parece ser a opção mais higiênica,porém,nada prática.O que eu não suporto é aqueles papéis bem vagabundos…ah,ninguém merece!Papel tem que ser dos branquinhos,aqueles cheios de frescura!heheh
PS.Andas falando muito sobre escatologias…urgh!
Lino, a imagem que colocou para ilustrar me fez pensar que o papel higiênico é, sem sombra nenhuma de dúvida, a maior invenção da humanidade. Um abraço
Oi Lino,
pois é, sinistro este assunto. Sem dúvida papel higiênico, OB, camisinha, e congêneres são invenções sensacionais. Nosso corpo e nossa alma agradecem …rsrs
Beijos
Trabalho SUjo é um programa MUITO interessante, assisto sempre. Aliás, tem outro ótimo: CAÇADORES DE MITOS.
Que coisa, heim?! Já pensou?! Ah, mas esse negócio de sabugo e cabo é um perigo (rs) Nem vou perguntar como seria a funcionalidade propriamente dita (rs). Bom, dessas suas opções, partia pro bidê mesmo, normalmente é com água morna, quase um banho. Abraços, Mário.
Oi Lino,,
Passei para ver as novidades e amei saber sobre estas curiosidades. Legal mesmo.
Desejo uma linda noite e muita paz.
Edimar Suely
edi_suely.blig.ig.com.br
Lino:
Cara, é incrÃvel os assuntos que você desencava. Lã, papel jornal, casca de coco? Sinto um arrepio só de pensar.
Um viva pro cara que inventou o papel higiênico (folha dupla).
Lino, assunto assaz escatológico. Recebi outro dia um email contando um pouco da história da higiene pessoal. Foio a coisa mais bizarra que já li na vida. Mas uma coisa eu digo, tá explicado por que americano é tão maluco, usar sabugo de milho no rabo ahahahahahahahahahaha
Oi Lino,
Ótima questão, mas sobre esse objeto ainda tenho uma grande dúvida: pq algumas marcas variam nos aromas? o que faz o papel higiênico com aroma de mamão ser melhor do que o que vem com cheiro de hortelã?
Passei os olhos pelos demais comentários e pelo menos não vi ninguém citar os banheiros japoneses, que quando você aperta a descarga, o vaso emite um jato d´água e depois um ar-quente. Algo a que eu jamais me adaptaria.
Vivi vai ficar linda !!! Mas é uma mãe coruja falando !!! Espero que minha sogra consiga ficar boa !
O mundo sem papel higiênico era uma M só !!! risos .
Beijinhos ,
Bel .
Olha, ess tal casca de coco, deve ser a fibra do coco, gente!! e não aquela casca dura!!!
Essa imagem ai me lembrou de um “encurralado” kkkkkkkkkkkk
Lino, o mais higienico é usar agua e sabão depois de usar o vaso. Com certeza seria o que eu usaria se não existisse papel, tipo um bom banho depois das necessidades rss
bjs
kkkkkkkkkk, você é uma figura, Lino! De onde tira essas coisas?! Adorei conhecer melhor a história da limpeza Ãntima, kkkk
beijocas e bom fim de semana
MM
Ahhhh, sei não….rsrsrsrsrs
Bom fim de semana.
Olha, quando eu entrei pra trabalahr na prefeitura aquid a minha cidade meu cargo era agente de serviços gerais, e fui mandado pra faxina de um posto de saude. Como a prefeitura passava por uma crise, não tinha papel no banheiro da UBS e um belo dia as paredes apareceram melecadas… o que me faz pensar que o povo usou a mão mesmo…e eu tive que lavar o banheiro depois…. acabei sendo transferido porque fiquei tão indgnado que acabei me exaltando. Eu ja usei o bom e velho jornal, mas em uma situação extrema… Mas a mão é demais pra minha cabeça…
Isso me fez lembrar um papo que tive na adolescencia com uuns amigos e amigas. Estavamos falando de uma coisa quando de repente um amigo vira do nada e pergunta: Vcs dão aquela conferida antes de dar descarga? Uns riram, outros ficaram enojados, mas todo mundo acabou concordando que faz isso…
Ai mano tá brincando que vou pensar nisso agora… nos meus mais terrÃveis pesadelos usei o lecinho que mamãe bordou minha inicial. Qualquer coisa abaixo disso me recuso a pensar
Oi Lino!
desculpe-me a ausência, mas o tempoanda curto demais.
Perguntinha difÃcil hein!!!
ainda bem que já inventaram o Neve e, melhor que o bidê francês é a nossa duchinha básica e prática!
beijos e até breve!
O QUE VC DIZ, PROVA QUE O SER HUMANO ESTà SEMPRE EM BUSCA DE ALTERNATIVAS VIÃVEIS À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. É PRECISO TER SUA “NECESSIDADE” SATISTEITA PARA SENTIR-SE BEM, GRAÇAS A ISSO TEMOS , HOJE O PAPAL HIGIÊNICO. FALTOU DIZER QUE NO BRASIL SE USAVAM FOLHAS E BANHOS DE RIO DEVIDO À NOSSA ABUNDANTE BACIA HIDROGRÃFICA.
MUITO INTERESSANTE TAIS INFORMAÇÕES!!!!!!!!!