Desejo de crescer e melhorar

Reiniciei minhas atividades como professor. Nelas, sempre que começo com uma nova turma procuro saber quais são suas expectativas para o curso que estão fazendo.

O que tenho ouvido – e neste semestre não é exceção – é o desejo de melhorar. Mesmo para quem já¡ tem um curso superior e está¡ tentando outro.

O que todos buscam é o alargamento de oportunidades. E escolhem o curso pensando nisso. Alguns, já o casam com sua atividade atual. Outros, por entenderem que é o melhor, o que lhes oferece maior oportunidade.

A estes alunos tenho dito que estão certos. As estatísticas provam que um curso superior aumenta a empregabilidade e melhora salários. Isto é um fato.

O diploma de nível superior, se é um mito, não o é de todo, pois funciona. E isso não leva em conta, sequer, uma questão muito discutida, que é a qualidade do ensino.

Sim, ela é baixa, pode melhorar. Para tanto precisamos, no entanto, percorrer um longo caminho, começando pela inversão de prioridades, com maiores investimentos no ensino médio e profissionalizante.

O que todos buscam é uma especialização, uma profissão que lhes permita ter um bom emprego, um bom rendimento. Isso pode ser obtido por um bom curso médio profissionalizante.

Enquanto isso não for feito, a solução é o diploma universitário. Ele pode não ser o ideal, mas ajuda. E muito.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

One Response

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »