DE TRÁS PARA A FRENTE

paz.jpgA língua – e não é só a nossa, portuguesa – tem uma série de nuances e são elas, no final, que fazem a beleza do idioma. Por exemplo, aqui no Brasil “pois sim” quer dizer “pois não” e, ao reverso, “pois não” quer dizer “pois sim”. Você afirma o que nega e nega o que afirma. Confuso, não?

Há, em relação a língua, um outro tipo de palavra, que os linguistas chamam de palíndromo. Assim, o nome pode assustar, mas o que ele quer dizer: palavras que lidas ao contrário tem o mesmo significado. Mas isso não ocorre só com palavras, não. Com frases, também. O que faz com que o seu sentido seja o mesmo, lida em sentido correto, da esquerda para a direita ou desta para aquela.

Algumas palavras que são palíndromo: baba, ama, arara, rara, ata, varava, osso, Oto, ovo e mirim. Faça a leitura de cada uma delas no sentido inverso e verá que baba é baba mesmo e que se você ama não importa o sentido da leitura, que a arara pode ter várias cores, mas tem o mesmo significado nos dois sentidos e vai por aí.

E que tal algumas frases. Veja:

  • Laço bacana para o panaca boçal
  • O Cid é médico
  • Erro comum ocorre
  • Rola com o calor
  • Seco de raiva, coloco no colo caviar e doces
  • Rir, o breve verbo rir
  • Saíram o tio e oito Marias

Não sei quem inventa as frases, mas certamente quem o faz tem tempo para ficar brincando com as palavras. E você conhece algum palíndromo? Ou, então, invente uma frase que possa ser lida de trás para a frente e mantenha o mesmo sentido.

Vamos, tente. E depois, deixe um comentário mostrando a frase que fez ou dizendo o que acha deste tipo de palavra.

QUEM É A MAIS BELA?

Uma pequena mudança em relação à pesquisa, que sempre começa na sexta-feira. Por absoluta falta de tempo, ela só vai sair amanhã, mudando um pouco as características aqui adotada de não haver post nos sábados.

Ana Hickman, Gisele Bundchen, Taís Moraes, Cleo Pires, Adriane Galisteu, Camila Pitanga ou Juliana Paes. Qual é a que faz o seu tipo de beleza? E aí, meninas, o que dizem?

E os homens, qual preferem? Vamos votar e eleger a mais bela. E com a eleição representar a beleza das mulheres brasileiras. Não votou? Então vá à barra lateral e vote.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

26 Respostas

Entre na conversa