Você é de direita ou de esquerda?
Não foi essa, exatamente, a pergunta que o Datafolha fez aos brasileiros, mapeando como se consideram politicamente e que posições tem diante de temas como aborto, pena de morte, etc.
Algumas posições, como a contrária ao aborto, por exemplo, não me surpreenderam. Outras, como o apoio à pena de morte, me deixaram surpreso.
O que é mais surpreendente, no entanto, é o número dos que se afirmam de direita. Nada menos do que 47% dos entrevistados. Veja a matéria aqui: Folha Online
Se somados ao que se dizem do centro, temos a grande maioria da população brasileira pendendo para o lado mais conservador do espectro político.
O resultado pode nos levar a uma outra reflexão, esta diretamente ligada à política nacional e à sucessão presidencial, que é a insistência do presidente Lula de alardear que não é de esquerda.
A dúvida é se ele está¡ sendo sincero ou, apenas, dizendo o que a maior parte da população quer ouvir. E se aproveitando da onda conservadora que ocorre no Brasil.
Neste caso, está¡ agindo como os políticos sempre fazem: faça o que eu digo, não o que eu faço.
2 Respostas
É difícil entender, em pleno século XXI termos ainda pessoas a favor da pena de morte. Institucionalisar o crime. Ser mais cruel que o próprio criminoso. Não, o Estado não pode matar, ele tem que prevenir e prender, separar da sociedade. O Estado cometeria erros terríveis, condenaria principalmente pobres, negros e doentes mentais. Os ricos poderiam fugir para a Europoa. Basta um único inocente ser morto pelo Estado para justificar ser contra a pena de morte. Ivo Samel
…Estou acreditando cada vez mais que as pessoas que são a favor da pena de morte tem pelo menos um destes dois problemas:
1. carência cultural
2. sérios problemas com os pais na infância como abusos fÃsicos ou psicológicos.
Deve existir algo muito forte que provoque no ser humano esta necessidade de resolver as coisas de forma rápida, irracional, mesmo que mais tarde se verifique o erro cometido.
Ivo Samel