O todo poderoso Bill Gates, que fundou a Microsoft e se transformou no homem mais rico da terra, tem sempre opiniões definitivas. Pelo menos quando as dá, elas assumem fundo de verdade quase absoluta que ninguém ousa contestar.
Talvez acostumado a isso, ele fez, em uma apresentação há algum tempo – não é tão novo, pois rola na internet e esta é a segunda vez que a recebo – uma comparação entre a indústria de computadores e a automobilística.
O que ele disse? Exatamente isso: “se a General Motors tivesse evoluído tecnologicamente, tanto quanto a indústria de computadores evoluiu, estaríamos dirigindo carros que custariam 25 dólares e que fariam 1000 milhas por galão (algo como 420 km/l)”.
O que talvez o todo poderoso da Microsoft não esperava era a resposta pronta da montadora, que, por sinal, é muito boa. Veja a comparação feita e me diga se não é perfeita?
- Toda vez que eles repintassem as linhas das estradas, você teria que comprar um carro novo.
- Ocasionalmente, dirigindo a 100 km/h, seu carro morreria na Autoestrada sem nenhuma razão aparente, e você teria apenas que aceitar isso, sem compreender o porque! Depois, deveria religá-lo (desligando o carro, tirando a chave do contato, fechando o vidro saindo do carro, fechando e trancando a porta, abrindo e entrando novamente… Em seguida sentar se no banco, abrir o vidro, colocar a chave no contato e ligar novamente). Depois, bastaria ir em frente.
- Ocasionalmente a execução de uma manobra a esquerda poderia fazer com que seu carro parasse e falhasse… Você teria então que reinstalar o motor! Por alguma estranha razão você aceitaria isso como “normal”.
- A Linux faria um carro em parceria com a Apple, extremamente confiável. Cinco vezes mais rápido e dez vezes mais fácil de dirigir. Mas apenas poderia rodar em 5% das estradas. Os indicadores luminosos de falta de óleo, gasolina e bateria seriam substituídas por um simples “Falha Geral ou Defeito Genérico” (permitindo que sua imaginação identifique o erro!).
- Os novos assentos obrigariam todos a terem o mesmo tamanho de bunda. Em um acidente, o sistema de air bag perguntaria: “Você tem certeza que quer usar o air bag?”.
- No meio de uma descida pronunciada, quando você ligasse o ar-condicionado o radio e as luzes ao mesmo tempo, ao pisar no freio apareceria uma mensagem do tipo “Este carro realizou uma operação ilegal e será desligado!”.
- Se desligasse o seu carro utilizando a chave, sem antes ter desligado o radio ou o pisca-alerta, ao ligá-lo novamente, ele checaria todas as funções do carro durante meia hora, e ainda lhe daria uma bronca para não fazer isto novamente.
- A cada novo lançamento de carro, você teria de reaprender a dirigir. Coisa fácil: voltaria a autoescola para tirar uma nova carteira de Motorista.
- Para desligar o carro, você teria de apertar o botão “Iniciar”
- A única vantagem: Seus netos saberiam dirigir muito melhor do que você!
E então, o que você acha? Quem tem razão? O Bill Gates ou a GM? Se você, como eu, já experimentou um outro sistema operacional que não o Windows, acho que vai dar razão à GM.
PESQUISA DA FELICIDADE
Nesta semana o assunto da pesquisa é a felicidade. E então, o que o deixa ou a deixa feliz? Deve existir muitas coisas, mas algumas delas estão na barra lateral. Vá lá e veja as opções, escolha uma e vote. Vamos apurar o que os leitores acham que lhes fazem a felicidade.
BLOGAGEM COLETIVA
O número de participantes continua aumentando. Também, não é para menos diante do apoio recebido, com vários blogs se alinhando à blogagem.
É o caso, por exemplo, do Ricardo Rayol, do Mário, do Cejunior, do Oscar, da Cris Penaforte, da Fernanda, da Mélica, da minha querida Euza, a Loba, da Enoísa, da Jeanne, da Nádia, da Marina, e da Adriana. Graças a eles – e aos outros blogueiros que estão participando e divulgando – não tenho dúvida que a blogagem vai ser um sucesso.
Gente, muito obrigado. Vocês são demais.
BLOGS PARA PENSAR
Este post está ficando quilométrico, mas não poderia deixar de registrar uma indicação de ser um “thinking blog” feita pelo Marco, do Antigas Ternuras, um blog que já indiquei aqui e que está nos meus Favoritos. Só posso agradecer.
Lá, como nas indicações anteriores, estou em muito boa companhia. Então, deem uma passada por lá, vejam e visitem os indicados. E se quiserem saber quais são as minhas indicações, vejam aqui.
35 Respostas
A GM simplesmente arrasou na resposta. Tem como não concordar?
Ai, Lino!!
O gates pode até ser o todo poderoso, o bilionario,o gênio.. mas não pode tudo!!, e nessa historia eu fico com a GM..rsrs..
Bjos querido!
A GM está coberta de razão na resposta. Afinal o Windows apesar de muito popular está longe de ser o melhor sistema operacional.
Parabéns pela indicação para o Thinking blog, merecido.
Em relação à blogagem coletiva sobre meio ambiente pode contar com a participação do JCF nela, ok?
Já vou colocar o selinho lá e ajudar a divulgar, ok?
abs
Eu queria ser uma mosquinha pra saber o que vai rolar no encontro Gates & Jobs! Viu o monitor que pode ser manuseado com a ponta dos dedos? Sei lá, viu Lino! Cada um puxa sardinha pro seu lado. Você acha mesmo que o Bill Gates vai falar de suas falhas? Seria uma anti-propaganda!
Você fez esse novo banner pra mim né? Já está lá! Parabéns pelo Thinking!!
Beijus
Será que é verdadeira essa história do Bill Gates? Se for, parabéns para ele. Beijocas
Se depender de mim a Microsoft entra em falencia… sou usuaria do Linux e fa de carteirinha…
Ja fiz minha parte… esta divulgado. Se eu conseguir programar para o blog publicar automaticamente dia 5 vira um post. Estarei dia 5 em um aviao… indo direto para o Brasil !!!
beijos
Lys
Realmente a resposta da GM foi a altura,LINO. Muito boa mesmo,heheheh
Cada um que tente resolver os seus problemas,heheheh
Abração!
Lino, absolutamente hilária a resposta da GM. E claro, apesar de parecer lenda, é a mais absoluta verdade. Estamos aà divulgando, tenho certeza que será um sucesso.
mas lendo um post lá no Cejunior pensei em uma blogagem coletiva do tipo boca no trombone.
A resposta da GM é incrÃvel… Eu já tinha visto este e-mail a uns dias… Ah se o Sr. Gates tomasse isso como lição… rsrsrs
Muito divertida e inteligente a resposta da GM. Afinal de contas, usuários do Windows sofre… rs
Vou participar da blogagem coletiva. Achei muito interessante o tema!
😉
Um beijo!
Fico com a GM, claro! Também já experimentei outros sistemas além-Microsoft e preferi todos.
Quem diz o que quer…rs – E só conheço o windows; uma longa relação de amor e ódio!rs – Beijos.
É aquela coisa, não adianta apontar para os outros pois temos outros dedos voltado para nós…
Eu, mesmo como iniciante nesse mundo de computadores, provedores,outros “ores” e internéticoas, sei que Gates, não está com essa bola toda.
Bem feito! rs
Bjs!
p.s.: Campanha firme e forte pela blogagem coletiva, já convoquei meus leitores!
Ótimo!
Eu, como usuária de Linux há 10 anos, só posso concordar.
Olá,
Primeiro muito obrigada pela visita e pelo
comentário*
É muito bom ver que existem pessoas como nós que levam a blogagem a sério*
Já estou te linkando no meu Blog assim virei a ti visitar sempre*
E a honra de poder fazer parte dessa causa nobris não tem tamanaho*
Muito obrigada*
Nádia.
Uma Ótima semana*
O Bill (tá vendo como sou Ãntima?) tá vendo só o lado dele, né?
A prática é beeeemmmm diferente.
Bjo.
Eu já tinha lido esse texto antes e, assim como você, também já testei outro sistema operacional, o Linux. Acontece que a maioria dos programas são feitos para rodas no Windows e sei muito bem como é ter um arquivo .doc corrompido por incompatibilidade de SO. Enfim, acho que vai levar um tempo até a Microsoft perder a majestade ou metade de ses súditos.
Abraço,
A GM tem razão… há mais uma coisa que eu acrescentaria:
Um carro, você compra e bem cuidando pode usá-lo por 10 anos sem maiores problemas, salvo manutenção. Um computador, bem usando dura no máximo 3, tendo que ser trocado por obsolescência ou incapacidade pura e simples de cumprir suas funções.
Como minha mãe diz: Macaco senta em cima do rabo e fica falando do rabo dos outros….
Mas eu fico com a vovó: Em boca fechada não entra mosquito…
Eu também não penso como uma obrigação… mas já que eu tenho mais este canal para me expressar, por que não?
Eu nunca fui muito de publicar este tipo de coisa, mas nem por isso me desagrada o fato dele existir. 😉 bjs
Amigo Lino,
Excelente post e sem dúvida a GM, calou a boca de Bill Gates!
Beijos,
Olá..menino!
kakakaka..realmente engraçado seria se muitas pessoas que dirigem e “pensam que sabem” tivessem de entrar na auto-escola novamente..hehe
Vou participar da Blogagem..
Beijos
Eu havia lido essa já e claro que a GM foi perfeita.
Quanto a blogagem, estaremos por aÃ.
Um abraço.
Dá-lhe GM …
Mas não vivo sem o Windows …
Beijinhos ,
Bel .
Oi Lino!
Estou “meio” ausente por justificado motivo, mas vou participar da coletiva. Tenho saudade da bloguesfera, mas a saudade “dela-filha-com-neto-a caminho” é maior… E ela mora longe.
beijos querido e lembre-se que a Lua de hoje é uma Blue Moon…
Olá!
Cheguei em seu blog através do Cadinho!!
Adorei tudo por aqui!!
Voltarei
Beijos
Lino, eu não conhecia essa resposta da montadora. Fantástica.
Quanto ao selo que o Marcos lhe enviou, sem dúvida você o merece assim como mereceu tantos outros já recebidos.
A para da coletiva, obrigado pela menção no seu blog, o que muito me honra.
Abraços,
Mário.
Bill Gates é um prepotente, foi bem a altura a resposta da GM 🙂
bjs
Putz! Boa muito boa Lino.
Meire
Resposta mais do que à altura Lino, adorei!
Beijinhos!
Oi Lino
Boa resposta da GM
Um topico deveria ter item especifio, porque os carros sao tao caros.
Ja fiz chamada no Hippos para a blogagem.
Suas blogagens sao um sucesso, e esta sera mais uma.
Beijinhos e bom final de semana.
Lino
Bem feito pra ele, ele quer dominar o mundo .
Um beijo e ótimo final de semana!
Oi Lino!
Adorei a resposta! Por mais que eu respeite e admire o Bill Gates, nada como “cada macaco no seu galho”! Ele mereceu a resposta. Estou querendo participar da blogagem. Vamos ver no que dá, ainda não sei se consigo coordenar as coisas. Eu confirmo por e-mail, ou aqui.
Beijos!
Boa resposta da GM. Adorei!
Já coloquei o temA NO AR…..BEIJOS…E BOM DOMINGO