Tecnologia responsiva dá nova cara ao blog, melhora suporte à leitura e a exposição do conteúdo, que tem coisas novas
O
blog está de novo no ar, mas não inteiramente completo. O visual é novo, mantendo o conteúdo publicado ao longo de mais de sete anos, significando mais de mil diferentes posts e mais de 13 mil comentários, além de imagens e ilustrações. No final, é muita coisa e, algumas delas, certamente, estão fora de lugar.
O principal objetivo da mudança foi tornar o blog mais informativo, com destaque para os vários assuntos que aborda e, ao mesmo tempo, adaptá-lo às novas tecnologias, já o deixando pronto para leitura em tabletes, como o iPad, e smartphones – Android, Windows e Apple. Aqui, entraram o WordPress, que é a plataforma usada para a publicação, e um novo tema – a cara do blog – que já adota a tecnologia chamada de “responsiva”, que se adapta automaticamente ao formato da tela, seja no computador, no tablete ou no smartphone.

Novidades e ampliação do conteúdo
O que mais se destaca na mudança é o novo visual. O suporte do blog ainda é o WordPress, mas o tema é inteiramente novo, responsivo, já pronto para se adaptar automaticamente ao meio de leitura – tela do computador, tablete ou smartphone. Na verdade, houve mais mudança por trás que pela frente e isso inclui um melhor ordenamento dos assuntos, facilitando o acesso a eles e sua leitura.
A intenção, a partir de agora, é voltar com posts regulares – o blog ficou meio abandonado por algum tempo. E ao fazer isso, acrescentar conteúdo. Um dos primeiros é MÚSICA DIFERENTE. Uma nova categoria que irá falar, é claro, de música, mas olhando o que está fora do mainstream ou grande circuito musical e toca no rádio e aparece na TV. É o que gosto, mas pode interessar aos leitores.
Como disse, o conteúdo foi rearranjado e, em alguns casos, modificado. Isso ocorreu com as páginas sobre a Família Rezsende, Espírito Santo, Vila Velha e Política de Participação no blog. Uma nova página chamada Manifesto foi acrescentada e, nela, estão relacionadas as crenças do blog e de seu autor. Em alguns casos, velhos posts ganharam novas ilustrações, atendendo ao novo tema, que exige imagens maiores e melhores.

Ainda com pequenos problemas
Fiz um esforço para que, ao entrar no ar, o blog fosse o mais “normal” possível. Apesar disso, ele pode apresentar alguns problemas – veja na coluna ao lado – principalmente com links quebrados. São, segundo o Integrity, mais de 24 mil diferentes links e muitos sequer existem mais, como é o caso de vários blogs relacionados nos comentários.
A propósito, os comentários ainda exibem os frutos de uma última invasão do blog, o que foi determinante, mais do que a nova tecnologia, para a mudança. Aos poucos, serão acertados. E o mesmo ocorre com alguns textos e imagens, cujos links foram perdidos. A intenção é que, agora em um ambiente melhor e mais seguro, tudo volte ao “normal” dentro de mais algum tempo.
Aos poucos, cada categoria terá novos conteúdos
Com o blog no ar, a partir de agora ele irá ganhar novos conteúdos, com o acréscimo de assuntos à categorias já existentes, renovando o que vem publicando. A ideia é manter pelo menos dois ou três posts a cada semana e, com isso, em três ou quatro semanas, toda a capa ser tomada por matérias inéditas.
A partir de então, os posts irão continuar, mas sua frequência – maior do que vinha sendo – dependerá de minhas outras atividades. Como o blog é pessoal, escrito por lazer, o tempo a ele dedicado é o que sobra de atividades que, digamos assim, são mais “produtivas”.
Enfim, aí estão as mudanças. Se encontrar algum problema, por favor, faça um comentário, indicando qual é. Assim você nos ajuda a refinar o blog.
Espero que gostem. E boa leitura.
Conversas
Sem conversas