COMUNICANDO-SE POR MÚSICA

nervos.jpg

Se alguém lhe dissesse que o nosso sistema nervoso funciona como se estivesse tocando uma música, o que você diria? Provavelmente, que não é nada disso, pois este sistema, como todos nós sabemos, funciona mediante impulsos elétricos que são enviados ao cérebro, processados e devolvidos. E é graças a esta transmissão que, por exemplo, sentimos dor.

Bem, você está certo. Ou estava. Pois cientistas do Instituto Nihels Bor, de Copenhague, na Dinamarca, dizem que não é bem assim e que, na verdade, todo o trabalho do sistema nervoso é feito através de ondas sonoras, exatamente como se estivéssemos fazendo o broadcast de uma música.

Você pode até achar que é maluquice. Mas os malucos que estão defendendo essa nova teoria são nada menos que os ganhadores do Nobel de Física, Andrew Jackson e Thomas Heinburg. Então, eles têm cacife para fazer a afirmação e a fizeram. Bom, trata-se de uma teoria e ela ainda não foi comprovada.

O foco dos dois cientistas, no entanto, é mostrar que, ao contrário do que outros pesquisadores afirmam, ninguém sabe, ao certo, como o cérebro funciona. E neste aspecto a transmissão via impulsos elétricos pode ser apenas uma parte do seu funcionamento, com a complementação feita pelas ondas sonoras. Eles começaram a desconfiar disso devido ao uso de bloqueadores químicos – anestesia.

O que vai acontecer, ninguém sabe. Mas, amanhã, se você disser que os seus nervos estão cantando, tem pelo menos o respaldo de dois importantes pesquisadores. Mas, aqui pra nós, acho que vão te chamar de louco. (Via Wired)

TOMATES PARA O BLOG

tomate.jpg

(UPDATED II) Fiquei honrado com a escolha, feita pela Meire, pelo Oscar e pela Monica Montone, do Fina Flor, de que este blog merece o Prêmio Blog com Tomates. Segundo o regulamento da escolha, ela deve ser feita entre blogs comprometidos com a mudança no planeta.

Acho que isso, em relação a este blog, é bondade da Meire, do Oscar e da Monica. Afinal, se fiz alguma coisa, ela está diretamente relacionada à blogosfera e à disposição dos blogueiros de defenderem causas justas.

Pelo que entendi, a indicação gera uma obrigação: a indicação de outros, não é Meire, Oscar e Monica? E isto não é uma tarefa fácil. Mas como gentileza gera gentileza, aqui vão os indicados: Alma Cigana, da Grace; Ramsés Sec XXI, do DO; Rumorejo, da Poliane; Distant Daily, da Cilene; e o Esculacho e Simpatia, do Marcos.

BLOGAGEM: MAIS UM

Desta vez é a Marília. Ela participou mas não avisou, já que atendeu ao convite da Yvonne. Então, estou registrando a participação dela. Um blog a mais preocupado com o planeta e com a vida. Deem uma conferida no que ela disse.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

27 Respostas

Entre na conversa