O que os homens e as mulheres pensam sobre traição? Para responder esta questão, a Futura, uma empresa de pesquisa do Espírito Santo, foi às ruas perguntar às pessoas e, no meu entender, algumas das posições são surpreendentes.
A pesquisa foi feita na área urbana da Grande Vitória, que reúne cinco municípios e que tem, juntos, cerca de 1,5 milhão de habitantes. Portanto, reflete a opinião de um bom aglomerado urbano e humano. Mas o que impressiona são os dados. Se, de um lado, há a ideia de que os homens são galinhas – e canalhas? – e outro há a admissão, de um significativo grupo de mulheres que a traição é comum aos dois sexos.
Um dado que me impressionou é que, dentre as mulheres consultadas, nada menos do que oito por cento delas acham que, no caso feminino, a traição ocorre porque as mulheres são vagabundas. Esta percepção é mais presente entre as camadas de menor renda. Neste caso, parece que houve, do lado feminino, a internalização de um comportamento machista, que permite tudo ao homem e nada à mulher.
Do lado masculino, ainda de acordo com a pesquisa, a justificativa mais comum para a traição masculina é que os homens são, sim, galinhas e que a infidelidade é cultural. Do lado das mulheres, a infidelidade está, na maioria dos casos, aliada à insatisfação com o parceiro. No final, no entanto, praticamente metade dos entrevistados dos dois sexos admitem que traíram ou foram objeto de traição.
Enfim, no final, fica a impressão que os homens traem por serem machistas e infiéis por natureza, isto do ponto de vista de ambos os sexos. E as mulheres, por insatisfação. E há, ainda, um outro dado: poucos – homens e mulheres – atribuem a traição à falta de amor.
E você, o que acha da traição? Ela é aceitável? Pode ser perdoada? A pesquisa mostra que as mulheres tem muito mais tendência a perdoar uma traição que o homem. Você acha que é isso mesmo?
QUE TAL DEFENDER A PAZ?
No dia 01 de novembro estamos blogando pela paz. Que tal, neste dia, nos unirmos e, em uma só voz, pedirmos pela paz, esta coisa tão necessária ao mundo de hoje? Juntos, vamos ser ouvidos e deixar claro que este não é um desejo individual, mas coletivo.
Aqui fica o convite para você. Participe e divulgue no seu blog. Se for participar, somente, deixe um comentário, avisando-me. Se for divulgar, veja os selos da blogagem, copie um deles e coloque no seu blog, chamando a atenção para ela.
A PESQUISA CONTINUA
Se você já veio aqui mas não votou na pesquisa ou se chegou agora, façam o favor. Deem uma olhada na barra lateral e definam o que mais temem. Este é o tema da pesquisa desta quinzena e as respostas, até agora, são variadas.
Participe e, depois de votar, deixe um comentário dizendo o porque do seu medo.
24 Respostas
A traição é cometida por homens e mulheres, mas, dizer que isso é só da natureza do homem, não concordo.
A mulher, também, tem seus desejos, ainda que secretos.
Nunca trai e espero nunca ter sido nem ser traÃda. Mesmo porque não saberia dizer, agora, se perdoaria. Acho que não.
Quanto à blogagem, Lino, você sabe que estou dentro, né?
Bjo e otimo findi.
Eu assisti uma entrevista com Eusimar Coutinho na Band e ele disse que a mulher não se importa porque , não tem sentido de posse por conta do nivel de produção da testosterona e que a maternidade não é colocada em dúvida.
TRAIÇÃO – tema dificil! acredito que ela exista por falta do respeito mútuo entre os casais, entre os amigos, entre os parentes. O que lhe é confiado deve fazer jus, pelo menos, na confiança…abomino qualquer forma de traição…e aceito qualquer palavra por mais dura que seja mas que seja verdadeira…perdoaria sim + não voltaria a ter relacionamento de amizade ou amoroso ou qualquer que fosse com quem me traisse…perdoo sim + segue adiante e me deixa quieto! assim que penso e faço e não guardo mágoas!
abs e bom fds
Oi Lino… Então, esse tema é muito polêmico… Nossa, eu acho que não perdoaria… Meu amor próprio não permite….
Agora, sinceramente, acho que se a mulher tah insatisfeita o melhor é terminar, e não simplesmente trair.. Ela vai estar enganando a seu parceiro, mas… vai enganar muito mais a si mesma…
beijos
Lino, sinceramente não me causa estranheza o resultado da pesquisa. A nossa cultura é bem machista e ponha nesta conta as mulheres. Mas a traição é um fato a se consumar se há falta de afeto entre o casal. Particularmente acredito que a falta de carinho e atenção seja o maior (não o único) motivo para traição. Nascemos para amar – duvido que me provem o contrário – e quando este nos falta…
Eu não consigo aceitar que o homem traia pela “natureza”,LINO.
Pra mim é muito cômodo dar uma desculpa destas…
Abração!
Gente! Esse tema dá o que falar. Eu sou uma pessoa que meus amigos consideram radical. Traição eu não perdoo. Nem de companheiro, muito menos dos meus amigos. Quem te trai uma vez, volta a faze-lo, sem dúvida. Quem trai é porque não se incomoda com o sentimento dos outros. Então, me traiu, eu sei que vou sofrer, mas eu saio completamente da vida da pessoa. Vou sofrer só esta vez. E o tempo, aos poucos, cura essa ferida. Quando você perdoa a traição e VOLTA a conviver com a pessoa, vai se curar, mas vai voltar a sofrer. Outra traição é certa. No meu caso, com o tempo, deixo de sofrer. Posso até ve-la de novo, mas NUNCA mais será minha amiga. A confiança não dá para ser remendada. E se for, existirão sempre as marcas do remendo. Beijos (Vixe… Ainda tem tanta coisa na garganta sobre o tema que quase daria um novo post… Rss Quem sabe eu não escrevo no meu blog sobre???)
Lino:
em matéria de traição tem de tudo, canalhas e vagabundas e nem uma das duas coisas. Cada caso é um caso (que original!). De minha parte já estive dos dois lados do balcão. Traà e fui traÃdo. Fui perdoado e perdoei. Mas dói, principalmente no segundo caso (o que me ensinou na prática a lição: não faça aos outros o que não queres que te façam).
Já a traição de um companheiro de armas (ou de copo), esta é imperdoável.
Um abraço e um bom findi.
Não aceito a traição de maneira alguma e procuro agir com lealdade em todos os sentidos. Se for para trair é que o relacionamento não é dos melhores, como tenho pavor de ter a conciência pesada, prefiro encerrar o relacionamento antes. É isso.
Opa, meio que atrasado, parabenizo você pelo primeiro milhão, você mais que merece.
Traição dá pra render um tema de postagem coletiva viu, sempre a sociedade que é machista acha o homem q trai, um ser viril e a mulher adultera uma vagabunda. Lamentável isso.
Traição pra mim não tem perdão.
Big Beijos
depndendo da faixa etária perdoa mesmo. Vivas aos puladores de cerca.
Sabe o que acho?
Homens traem pq são ensinados assim, e as mulheres pq querem se igualar aos homens rss o resto é conversa pra boi dormir.
bjs
Oi Lino, eu concordo com Rayol, dependendo da faixa etária, como também das condições de vida, da imaturidade ou não, há perdão sim. Mas acho que existem canalhas, vagabundas e não necessariamente são pessoas que traem. Mas hoje ainda, neste presente, qualquer homem que fizer isto é um garanhão e a mulher sempre será remetida a seu lugar, de mera amante e vagabunda.
Vai depender muito das cabeças, da criação e da região do paÃs.
Beijo!
Observação: eu não penso assim da mulher, digo o que acho que a sociedade pensa.
Oi Lino ando meio sumida pq estou com visitas do Brasil. Logo que as coisas se acalmarem venho com mais calma. Estou junta na blogagem coletiva do dia 01. Um abraco
Acho que traição não tem perdão, pra ambos os lados. Mas tem pessoas que tem essa tendência muito forte nelas. Parece que não conseguem se conter…Curioso o post mais abaixo sobre sexo e costumes em outros paÃses. Inté…
Eu acho que cada caso é um caso, como disse o Jeans, mesmo não sendo original. O Rayol e a Claudinha também têm razão, depende da faixa etária, das condições de vida, da (i)maturidade.
Eu fui traÃda, sim,(e como dói!!!) e por essas condições perdoei. Não faria uma segunda vez.
Ah! Já votei na pesquisa e vou participar da blogagem.
Um abraço.
Definitivamente…cada caso é um caso.
Bjs e boa semana.
Lino, por postar sobre esse assunto na próxima semana, me aguarde. Querido, fiz o dever de casa que você pediu. Vai lá no meu blog e diga se eu não mereço um DEZ. Beijocas
Eu sou da teoria que é melhor terminar o relacionamento do que continuar na base da traição; um abraço.
Oi Lino!
depois as mulheres ficam reclamando dos homens, pois elas mesmas tem um atitude machista dessas!!! aff!
Quanto à traição, não tem como sempre chegaremos no cada caso é um caso, não há como julgar.
Para mim fidelidade é uma questão de escolha e não de obrigação, e por ser uma escolha não é de forma alguma pesado. Eu sou fiel por opção!
Bjos e ótima semana!
Olá Lino.Venho mais uma vez confirmar a minha participação na blogagem coletiva ,uma vez que não vi o meu nome na resenha.Obrigada pela oportunidade.
É um tema complexo e depende muito da visão que cada ser humano tem da vida. Eu mesma não recrimino quem trai. Se for homem ou mulher. POr que apenas os dois sabem oq ue vievm entre quaTRO PAREDES. Não acho que os homens traem por que são galinhas e as mulheres por que são vagabundas. São “N” fatores que levam um parceiro a trair o outro e ninguém venha com falso moralismo que para mim não cola. É algo pessoal, é. Doloroso, sim. Mas, em muitos casos servem mesmo para ambos os parceiros descobrirem onde estavaM errando e recomeçar. Se eles têm cabeça de recomeçar , aà é outra história. Já vi vários relacionamentos recomeçarem da dor, mesmo, cortando na carne. E se meu marido me trair, não vou largá-lo, não.EU VOU ANALISAR onde erramos e juntos consertar. Se não der, paciência.QUANTO À BLOGAGEM DA PAZ, VOU COLOCAR O SELO. O QUE EU NÃO PERDÔO MESMO É INTRIGAS, PALAVRAS NAS ENTRELINHAS E PESSOAS A REMOEREM COISAS PASSADAS Jà QUE ESTAS SE FOR ÃGUA ANTIGA NÃO MOVE MOINHOS.
No entanto, há certos tipos de traição que não dá para aceitar. Mas a traição entre parceiros é um sinal DE QUE A COISA NÂO VAI BEM. Eu vejo por essa ótica mas CADA UM É CADA UM.BOA SEMANA PARA TI.
há varios fatores ou varias descupas mas fazer coisas com pessoas diferentes é muito gostoso,por exemplo todo dia feijão com arros no mesmo prato, na mesma messa tem dia que vc esta afim de mudar (comentário editado).