CADA VEZ MAIS IMPORTANTES

dinheiro1Hoje, em todo o mundo, milhões de pessoas escrevem para um blog. E na maioria das vezes fazem isso em base diária. E não estamos falando de diários pessoais – sim, eles existem e milhares são interessantes – mas de uma informação mais trabalhada, que sai do lado pessoal e fornece algo mais para o leitor.

Pois bem, esse universo, que é imenso, tem um futuro promissor pela frente. E quem faz a afirmação, com base em um amplo levantamento, é o eMarketer, especializada em audiência na Internet, dentre outras coisas. Em pesquisa que está divulgando neste mês de maio, aponta um crescimento grande para os blogs e os vê como o principal meio de acesso à informação dentro de mais quatro anos.

O número de blogs, segundo o Blogpulse, um serviço da Nielsen – outra empresa especializada em pesquisas ‘ já passa dos 78 milhões e cresce aos milhares a cada dia, o que leva à produção de mais de meio milhão de posts diários em toda a blogosfera. É um número impressionante de informação, que está espalhada por vários nichos, várias áreas de conhecimento e que vão do que se pode considerar importante ao que não o é.

Na internet, como já observou Chris Anderson, em A cauda longa, há nichos para tudo. E é nestes nichos, de acordo com a pesquisa do eMarketer, que a blogosfera irá crescer. Os números são dos Estados Unidos, mas como sabemos que o crescimento é maior fora de lá, podemos afirmar que, neste caso, a influência futura dos blogs será ainda maior.

O instituto calcula que em 2012 os Estados Unidos terão mais de 36 milhões de blogueiros e os leitores desses blogs chegarão aos 145 milhões de pessoas, representando 67% da população do país. De um outro lado, o valor da publicidade veiculada nos blogs dará um salto de mais de 100%. Se em 2007 ela não chegou aos 300 milhões de dólares, em 2012 passará dos 700 milhões.

Se o crescimento for confirmado – e os últimos números indicam que sim – os blogs vão se transformar no primeiro meio de informação e de consumo, daí o aumento da publicidade neles. Como o Brasil é um dos países mais ligados e a audiência na Internet, aqui, é maior do que a média mundial, podemos antever um crescimento também quase que exponencial para a blogosfera brasileira.

No final, isso significa maior audiência e maior possibilidade de monetização. E com um fator adicional: a publicidade, hoje, já começa a se voltar para os nichos e, dizem especialistas, este é o caminho que irá trilhar, o que a leva à internet e aos blogs.

DA MELHOR QUALIDADE

bqualid

E como o assunto é blogs, aproveito para replicar aqui mais uma das gentilezas que tenho recebido dos blogueiros que frequentam este espaço.

Desta vez, foi o Betho, do NSides. Para ele o blog “é da melhor qualidade” e em função disso, acaba de me conceder mais um selo, que referenda a escolha feita. Como tenho dito, fico feliz com estas escolhas. Elas acabam reconhecendo o esforço de manter um bom nível no blog.

Ao Betho o meu muito obrigado. E como tenho feito em escolhas anteriores, não seria justo indicar dois, três ou quatro blogs. Então, vejam no Favoritos aqueles que lhes agradem e considerem-nos premiados, também.

ENTRE AS MULHERES

Pois é, gente, a convite da Geórgia, do Saia Justa, eu finalmente estou entre as mulheres. É que falei sobre As Avós, livro da Doris Lessing, que li há pouco, para o Elas estão lendo…

A participação tem um gosto especial, pois estou inaugurando o espaço masculino. Enquanto outros não chegam, estou sozinho entre as mulheres. E que belas mulheres. E muito bem acompanhado pelos livros.

Vão lá e dem uma olhada. Acho que irão gostar..

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

15 Respostas

Entre na conversa