OS CAMPEÕES SÃO OS RELIGIOSOS

best.jpg

Há alguns dias falei, aqui no blog, sobre os discos mais vendidos de todos os tempos, baseados em estatísticas da associação das empresas de disco dos Estados Unidos. A surpresa, então, foi saber que os Eagles, uma banda que não é muito conhecida por aqui, era a campeã. Agora, surfando pela net, acabei descobrindo uma estatística que fala dos livros mais vendidos. Será que, também neles, teremos surpresas? Qual é o livro mais vendido do mundo? Ah!, você não sabe. Ou não se arrisca a dizer.

Pois eu digo e não é nenhuma surpresa: o campeão absoluto é a Bíblia. Dela, já foram vendidos mais de 6 bilhões de exemplares, praticamente uma bíblia para cada habitante do planeta. Se a Bíblia tem caráter religioso e o Livro de Mao tem algo de crença firme, o terceiro mais vendido tem tudo a ver com a religião, pois é o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. A estimativa é que tenha vendido 600 milhões de cópias. O quarto colocado é um dicionário chinês e o quinto, outro livro sobre religião, O Livro do Devoto Comum.

E a lista segue com obras religiosas: O progresso do peregrino, o Livro dos Mártires e o Livro dos Mórmons, a bíblia dos que são adeptos da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, também conhecidos como mórmons. Para completar a lista dos 10 mais vendidos, dois livros de ficção. O nono lugar é de J. K. Rowling com Harry Potter e a pedra filosofal. E o décimo lugar é de Agatha Christie, a mestra do romance policial, com E então, não há nada.

Nesta listagem, quem vendeu menos chegou aos 100 milhões de exemplares. O curioso é que a maioria dos livros não são recentes, sendo que seis deles são anteriores ao século XX. Os outros quatro são do século passado. Os números, graças à inventora de Harry Potter podem mudar, pois o último livro sobre o pequeno (jovem) mago vendeu mais de 8,5 milhões de exemplares em um único dia.

E então, você os conhecia? Já leu algum deles? É claro que eu não li o dicionário chinês, mas a Bíblia, sim. E já dei uma olhada no Livro dos Mórmos, além de ter vontade – e planos – de ler o Alcorão. Harry Potter não está nos meus planos, mas sou fã de Agatha Christie e do que ela escreveu. (Via Wikipedia, em inglês)

A PESQUISA CONTINUA

MPB e rock são, até agora, a preferência dos leitores. Se somarmos à MPB a Bossa Nova, que é uma genuína criação brasileira, vence a música nacional com uma boa diferença. E se a tudo isso somarmos o rock nacional, na certa teremos um percentual maior.

Como vocês já sabem, a pesquisa continua até a próxima semana. Então, se ainda não votou, dê uma olhada na barra lateral, escolha o gênero que melhor lhe agrade e vote. E também deixe um comentário.

CONTRA O APAGÃO AÉREO

Recebi primeiro da Luma e, depois, da Marília o aviso da manifestação que será feita no domingo, em São Paulo, em uma iniciativa do Eduardo, do Varal de Ideias. O que ele propõe é uma caminhada, partindo do Monumento às bandeiras. Nela far-se-á um protesto contra o caos aéreo no Brasil e em protesto contra os últimos acidentes aéreos.

Se você está em São Paulo, participe!

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

32 Respostas

Entre na conversa