Há alguns dias falei, aqui no blog, sobre os discos mais vendidos de todos os tempos, baseados em estatísticas da associação das empresas de disco dos Estados Unidos. A surpresa, então, foi saber que os Eagles, uma banda que não é muito conhecida por aqui, era a campeã. Agora, surfando pela net, acabei descobrindo uma estatística que fala dos livros mais vendidos. Será que, também neles, teremos surpresas? Qual é o livro mais vendido do mundo? Ah!, você não sabe. Ou não se arrisca a dizer.
Pois eu digo e não é nenhuma surpresa: o campeão absoluto é a Bíblia. Dela, já foram vendidos mais de 6 bilhões de exemplares, praticamente uma bíblia para cada habitante do planeta. Se a Bíblia tem caráter religioso e o Livro de Mao tem algo de crença firme, o terceiro mais vendido tem tudo a ver com a religião, pois é o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. A estimativa é que tenha vendido 600 milhões de cópias. O quarto colocado é um dicionário chinês e o quinto, outro livro sobre religião, O Livro do Devoto Comum.
E a lista segue com obras religiosas: O progresso do peregrino, o Livro dos Mártires e o Livro dos Mórmons, a bíblia dos que são adeptos da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, também conhecidos como mórmons. Para completar a lista dos 10 mais vendidos, dois livros de ficção. O nono lugar é de J. K. Rowling com Harry Potter e a pedra filosofal. E o décimo lugar é de Agatha Christie, a mestra do romance policial, com E então, não há nada.
Nesta listagem, quem vendeu menos chegou aos 100 milhões de exemplares. O curioso é que a maioria dos livros não são recentes, sendo que seis deles são anteriores ao século XX. Os outros quatro são do século passado. Os números, graças à inventora de Harry Potter podem mudar, pois o último livro sobre o pequeno (jovem) mago vendeu mais de 8,5 milhões de exemplares em um único dia.
E então, você os conhecia? Já leu algum deles? É claro que eu não li o dicionário chinês, mas a Bíblia, sim. E já dei uma olhada no Livro dos Mórmos, além de ter vontade – e planos – de ler o Alcorão. Harry Potter não está nos meus planos, mas sou fã de Agatha Christie e do que ela escreveu. (Via Wikipedia, em inglês)
A PESQUISA CONTINUA
MPB e rock são, até agora, a preferência dos leitores. Se somarmos à MPB a Bossa Nova, que é uma genuína criação brasileira, vence a música nacional com uma boa diferença. E se a tudo isso somarmos o rock nacional, na certa teremos um percentual maior.
Como vocês já sabem, a pesquisa continua até a próxima semana. Então, se ainda não votou, dê uma olhada na barra lateral, escolha o gênero que melhor lhe agrade e vote. E também deixe um comentário.
CONTRA O APAGÃO AÉREO
Recebi primeiro da Luma e, depois, da Marília o aviso da manifestação que será feita no domingo, em São Paulo, em uma iniciativa do Eduardo, do Varal de Ideias. O que ele propõe é uma caminhada, partindo do Monumento às bandeiras. Nela far-se-á um protesto contra o caos aéreo no Brasil e em protesto contra os últimos acidentes aéreos.
Se você está em São Paulo, participe!
32 Respostas
Adoro ler e meu sonho de consumo era poder ter uma biblioteca em casa….
Já li a BÃblia, e sou bem eclética em termos de literatura também.
Gosto dos grandes clássicos até Harry Potter e Agatha Christie.
Agora estou lendo o Caçador de Pipas.
Bjão e otimo findi.
Ah! Se estivesse em Sampa, com certeza, participaria da caminhada.
Os livros citados são os mais lidos por conta da obrigação de cada religião.Com a idade de cada um no prelo não há candidatos a desbancar nenhum deles.
Na Biblia eu gosto da Genesis e de alguns Salmos só que eu os traduzo, acho que alguns são muito rancorosos! leio diariamente o Evangelho segundo o espiritismo e o Livro dos Espiritos, tenho o Tao que uso como gurú, quero ler sobre o Alcorão e Candomblé!!!!
abs e bom fds
A BÃblia, na verdade não li. tenho duas que ganhei. Sei das passagens bÃblicas por leio, as vezes, Carl Jung. É interessante a interpretação de Jung.
Já li todos os livros da Agata Crhistie. Releio alguns agora. Adoro suspense!! Simenon que criou o Inspetor Maigret é muiiiito bom.
Abraços
Marta
Lino, eu adoro ler, mas livro religioso estou fora. Beijocas
Tinha certeza da bÃblia. Mas fiquei espantado que o tal bruxinho ja esteja na lista.
Abração,LINO!
Lino, eu imaginava que era a bÃblia. E reveja seus planos quanto a harry potter. Eu também tinha o nariz torcido e um dia, folheando numa livraria enquanto esperava, pasmem, meu vôo sair, me encantei. Não perdi um.
Ah. Estou convidando para participar de uma blogagem coletiva no dia 2 de agosto. Maiores informações no Jus Indignatus.
Pena não constar nessa lista Sheakespeare, Hesse e tantos outros que realmente fariam diferença na formação da cultura popular…
Lino, eu sabia que a BÃblia era o livro mais lido no mundo, já li alguns trechos. Não sabia que os livros-referência das outras religiões também estavam entre os mais vendidos. Isso mostra que apesar do materialismo do mundo atual, as pessoas ainda se apegam a valores espirituais. Um abraço.
Lino,
Pra mim tb não foi surpresa nenhuma q o livro mais lido do mundo é a Biblia.
Big Beijos
Todo mundo já me falou que minha antipatia pelos livros da série Harry Potter é pura bobagem. Pode ser, mas ainda prefiro ver os filmes… rsrsrs
Já li alguma coisa da BÃblia. E da Agatha Christie acho que já li tudo.
Um abração.
Pelo menos lêem, né?
Eu já sabia que eram os religiosos. O homem precisa estar apoiado em algo senão… desmorona.
Só li trechos da BÃblia obrigada, fiz um perÃodo de teologia na PUC(psicologia), mas sei que é livro interessante.
Agatha Christie era escritora fantástica e merece, escreveu sem parar, adorava ler os livros dela, faz tempo não leio. E a moça do H Potter tb, afinal faz com que os adolescentes leiam. Ótimo isto.
bj Laura
Oi Lino
Adoro ler, Harry Potter ainda nao me animei.
Beijinhos e bom final de semana.
Li alguns do Dalai Lama… creio que qualquer livro que prenda o leitor e faça-o “viajar” e viver outras experiências é uma boa leitura!
Um ótimo fim de semana… beijos!
Lino, querido…vc é muito gentil, já falei..o que eu estou descobrindo é que vc é o maior procurador de coisas interessantes que conheço!!
cada dia uma novidade…
quando quero saber de algo inusitado, já sei…venho aqui…
a biblia, mais vendida que o alcorão…
bom, pelo menos sabemos que de boa intenção todos mundo esta correndo atrás…bjos e bfs
Na verdade, a BÃblia não é UM livro, mas um conjunto de livros (bÃblia = plural de bÃblos). Não foi escrita por um autor, mas por vários ‘compiladores’. Para mim, é a leitura mais completa e abrangente (não levo, aqui, os aspectos religiosos) sobre a condição humana. Há outros livros importantÃssimos para mim. Quanto ao ranking dos mais vendidos, seu post é esclarecedor.
Li a BÃblia a gosto de lady Agatha. Uma dúvida: a Biblia vendeu 6 bilhões de exemplares. Quantos entenderam a sua mensagem?
Já li a BÃblia e o Livro de Mórmom pq já fui um deles,,,,
Também li o Harry Potter e a Agatha Christie.,.,.
Ler é fundamental na minha vida…
Um abraço…
“Contra o apagão aéreo”, quanto mais manifestações melhor. É preciso pressionar, fazer barulho.. sem esse bafo na nuca ninguém faz nada para resolver essa situacao..
estive como repórter especial do terra nessa cobertura do acidente da tam e vi de perto o drama de cada famÃlia, realmente causa uma revolta mto grande… o mais grave é q outros acidentes podem acontecer a qq momento…
nossa..q interessante…eu tenho uma BÃblia, aberta na cabeceira..há tempos não a leio.
amo Harry Potter e Agatha Christie…showwwwww
/(,”)
./_. Beijossssssssss
_| |_……………..
Que a biblia era o livro mais vendido isso eu sabia, mas o terceiro eu pensava que era o segundo rs
bjs
O que me assusta é sendo o livro mais vendido é aquele menos praticado, levando em conta sua mensagem principal de amor ao próximo e a Deus, esquecnedo os pormenores, ok?
Lino, depois que “aprendi” a ler a BÃblia, a leio todo dia. Digo que “aprendi” quando passei a levar em conta o contexto sócio-cultural da época em que os vários livros foram escritos. As notas da Edição Pastoral esclarecem uma linguagem difÃcil para os nossos dias. A BÃblia é totalmente incrÃvel. Ela revela o homem em todos os seus aspectos. Os livros dos profetas, por exemplo, descrevem as situações de todos os tempos sociais, os atuais, inclusive. Tenho pena quando o preconceito religioso impede a leitura deste que considero, concordando com o Claudio Costa, a fonte mais “completa e abrangente” que existe sobre a condição humana”! Beijos!!
Para mim também não chega a ser surpreendente que os livros religiosos sejam os mais vendidos e em especial a bÃblia. É a incessante busca do ser humano pelo superior que lhe oriente os passos. Temos gosto parecidos dentre esses mais vendidos. Já li toda a bÃblia e parte do livro dos Mórmos e do Alcorão, além de gostar bastante dos romances de Agatha Christie. Harry Potter não faz minha cabeça, tanto em livros quanto em filmes, não me atrai.
Grande abraço a vc e uma ótima semana.
Eu já tinha lido sobre a BÃblia estar entre os mais vendidos. Lendo seu texto fiquei pensando em como os livros religiosos estão dentre os mais vendidos e em como a paz esteve ausente nestes últimos anos. É estranho!
Harry Potter nunca fez parte das minhas leituras, não sei o motivo, mas nunca me atraiu. E no final, eu já li mesmo foi a BÃblia.
Excelente semana para você!
Lino, eu sabia sobre a bÃblia. E leio sempre que posso. Gosto muito dos Salmos. Sobre os demais nunca os li.
Uma boa semana! Fique com Deus!
Bjs
Adoro livros de terror e fantasia, especialmente de Stephen King, Anne Rice e Marion Zimmer Bradley. Já li a BÃblia (em quadrinhos – tinha que ser), quando criança.
Eu já sabia que a Biblia é o livro mais vendido (não sei se é de fato lido, né..). Eu mesma nunca li a BÃblia de cabo a rabo, mas já li grande parte dela ao longo da minha vida…
E tb já li Harry Potter rs..rs.rs…!
bjos e ótima semana
Lino, venho te agradecer a força com relação a divulgação da passeata de ontem, e sugerir que visitem o blog do eduardo para comprovar o sucesso da manifestação.
Bom saber que mesmo de longe, fizemos parte desse protesto!
um abraço e boa semana!
Oi Lino, como vai?
Falando dos livros, de todos esses conheço a bÃblia e o livro dos mormons que ganhei uma vez que um deles tentou me converter.
Falando da manifestação, eu moro em São Paulo, me comovi e me indignei como o que aconteceu, mas além de estar gripado a temperatura de 8° C me desanimou e não quis arredar o pé de casa, mesmo estando ali perto. Em todo caso, vi as notÃcias sobre a manifestação à noite no Fanstástico.
Agora vou votar na pesquisa.
Um abraço e boa semana.
Já desconfiava da BÃblia. Mas tomara que o Paulo Coelho não esteja na lista…rs.