AS FERRAMENTAS JÁ EXISTEM

gravid1.jpgHá alguns dias o noticiário foi ocupado pela discussão da utilização de células tronco, a partir de óvulos fertilizados em estudos científicos, voltados para a identificação das chamadas células potentes, capazes de reconstituir qualquer tecido do corpo humano. O tema tem gerado controvérsia e um dos argumentos é que pode levar à clonagem humana.

Células tronco não tem nada a ver com clonagem. Os princípios e os processos são diferentes. Elas podem, sim, levar à descoberta da cura de várias doenças, inclusive com a capacidade de recuperar órgãos danificados, devolvendo seu bom funcionamento. Hoje, no entanto, tudo isso é ficção, já que os estudos estão no começo e tem um enorme desafio de fazer passar da teoria à prática, ou do sonho à realidade.

O caminho da variante genética para a cura de doenças apenas começou. E será muito longo. Das poucas tentativas feitas, algumas fracassaram tão redundantemente que suas repetições foram proibidas. Em outros casos, mostraram-se ineficientes e também a vertente adotada foi abandonada. De concreto existe pouco, muito pouco. O muito que se fala é consequência de o assunto ser e gerar polêmica, o que o traz para o foco da mídia.

A chamada “vacina genética” ou a criação e recuperação de órgãos ainda é um sonho. Não é assim, contudo, com a clonagem. As ferramentas para que um humano seja clonado e, a partir de processo de substituição do núcleo de uma célula, possa um óvulo ser fertilizado e desenvolver uma nova criança estão todas à mão, bem testadas, já que existem exemplos de sucesso da clonagem em vários ramos de animais.

Gatos, ratos, cães, bois, ovelhas e muitos outros animais foram clonados com sucesso. A clonagem comercial é uma prática estabelecida, com ou sem modificação genética, e existem empresas que oferecem este tipo de serviço, seja para a reprodução de um animal de qualidade, seja para manter o seu gatinho de estimação, reproduzindo-o de forma constante ou quando ele estiver próximo da morte.

Homens são diferentes, é verdade. Mas as ferramentas para a clonagem são as mesmas. E não fosse o impeditivo ético, a clonagem humana já poderia ter sido feita. No meio cientifico – pelo menos levando em consideração o que leio – considera-se que é apenas uma questão de tempo que alguém clone um ser humano. Por dinheiro ou por fama, não importa, a clonagem – garantem – é apenas uma questão de tempo.

A discussão acirrada que se faz em relação aos óvulos fertilizados e ao seu uso, neste caso, acaba colocando na penumbra a clonagem humana, está sim, uma preocupação de cientistas que colocam a questão ética em primeiro lugar. Como há um desfocamento da questão, podemos perguntar: Será que a clonagem humana já não foi feita?

A pergunta, por ora, não tem resposta. Mas tecnicamente a clonagem humana é possível. E do ponto de vista cientifico, até um procedimento simples e corriqueiro.

Tag: sem tag

12 Respostas

Entre na conversa