AS DUAS CERTEZAS DO BLOGUEIRO

livros.jpg

Se você como eu é blogueiro, para nós existem duas certezas: A primeira, que vamos morrer um dia. A segunda, é que, mais dia menos dia, você vai participar de um meme. São coisas certas e delas não há como escapar. Na primeira, confesso, não quero pensar. Mas a segunda acaba se tornando agradável, principalmente quando o assunto envolve algo que você gosta.

É o que está acontecendo agora. Graças à Luma, estou na de ir à página 161 do livro que estou lendo, escolher a quinta frase da página e transcrevê-la completa. Então, aqui vai:

“No plano nacional, as sociedades muitas vezes multiculturais, apresentam grandes desigualdades. No plano internacional, não se dá suficiente atenção à diversidade cultural e às desigualdades econômicas e sociais entre os países. Encontramo-nos, então, diante de dois fatores de conflitos sociais e culturais. Mas são talvez os conflitos de caráter cultural que são os mais perigosos. Por que? Porque existe uma tradição de análise política e de conflitos ligados à desigualdades sociais, há 150 anos”.

O trecho foi retirado de É preciso salvar a comunicação, de Dominique Wolton, editado pela Paulus. O livro faz uma abordagem da comunicação na era da globalização e ressalta que, embora tenha um papel fundamental na vida humana, na sua cultura, ela não é colocada como prioridade por pessoas e governos. Dominique é um teórico francês que estuda a comunicação e fala dos seus problemas. Para quem se interessa pelo assunto, aconselho o livro, que ainda não terminei de ler.

Bom, como tudo tem dois lados, falar de livros é a parte boa. A outra – não seja má – é indicar cinco blogueiros para dar sequência ao meme. Bem, pensando, pensando, pensando…. Aqui vão: Mário, do Apoio Fraterno, Cejunior, do blog do mesmo nome, Jens, da Toca do Jens, a Yvonne, do Bloggente, e aahhhannnn – pode reclamar – mas peguei a Ciça Doner, do Égua da pequena.

Então, tá listado. Agora, estão convocados a dar seguimento ao meme, aliás, como fiz. Vamos dar seguimento à brincadeira e divulgar novos livros e novas leituras. Afinal, esta é sempre uma boa ação.

EMBRULHADO EM POESIA

Pão combina com poesia? Se você quer saber a resposta, lei o que a Loba disse e, em seguida, veja o Pão & Poesia. No final, garanto que as duas leituras vão valer. No caso da Loba, como também é conhecida a Euza Noronha, uma excelente poeta mineira, vocês verão belos textos e ótimos poemas. E como ela é a chefe da matilha para muitos e muitos amigos virtuais – inclusive eu – um pedido dela é irrecusável.

E o pedido é para uma ideia incrível, que espalha poesia e conhecimento para os que não têm como adquiri-la. E não importa se ela vem como embalagem de pão. Como afirma a Euza, essa de pão e circo não está com nada. O negócio é, pelo menos neste caso, pão e cultura. Veja, confirme e ajude na divulgação. A ideia merece.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

13 Respostas

Entre na conversa