Quanto você encontra alguém pela primeira vez o aperto de mão representa algo crucial. Afinal, é pela forma que você cumprimenta que começa a se formar as primeiras impressões que os outros tem de você.
Parece besteira? Pois saiba que os especialistas dizem que, em um primeiro encontro, seja de negócios ou não, você tem uma única chance de causar boa impressão.
Então, que tal prestar atenção ao aperto de mão que você dá¡ no seu primeiro encontro.
Veja o que deve evitar:
O aperto de mão molhado
- Este é, possivelmente, o pior aperto de mão e todos deles desgostam. Palmas das mãos molhadas são péssimas. Então, cuidado. Mantenha as mãos abertas e não feche os pulsos. Assim, as chances são de suar menos.
O aperto de mão soft
- Ele indica fraqueza ou falta de confiança. Então, segure firme a mão de quem encontra, sem apertá-la muito. Mas faça de maneira firme.
O toque de dedos
- Acontece quanto você não permite que apertem sua mão. Muitos a consideram frustrante e, por isso, deve ser evitado. Permita que segurem sua mão toda. E responda ao aperto dado.
O aperto que esmaga
- É o contrário do toque de dedos, quando você quase esmaga a mão de quem o cumprimenta. Sim, você deve indicar firmeza, mas não precisa torturar a outra pessoa. Então, cuidado.
Resumindo: Tente manter a mão seca, segure a outra mão com firmeza e corresponda ao aperto que recebeu.
Se funciona? Não sei. Mas que é interessante, é.
(Via LifeSpy)
10 Respostas
Lino, esses detalhes, (mas que realmente fazem diferença), são imperceptÃveis. Muitas vezes repetimos, sem prestar atenção da forma que está sendo feito. Interessante essa observação.
Bom dia!
Bjs.
Em aulas de etiqueta é a primeira coisa que se aprende!! A primeira impressão é a que fica e o aperto de mão é o primeiro contato fÃsico. Fora a maneira de se pegar nas mãos, existem um monte de regrinhas sobre quem deve estender a mão primeiro.
Com é fechar os pulsos??
Beijus
Lino:
Detesto aperto de mão tipo “peixe morto” não aguento! Quando recebo, aperto bem forte a mão “morta”… No mais é só seguir a regra, mas que venha uma REAL aperto de mão, por favor!
PS: Adorei a pesquisa ao lado.
beijos,
Obrigado pelo carinho…aqui também encontrei coisas belas.
voltarei mais vezes…
Dizem que os maçons têm u aperto de mão especÃfico…
Lino,
Eu sempre fui um curioso da comunicação não-verbal, e já ouvi falar bastante de apertos de mão.
Aliás, o aperto de mão pode indicar, entre outras coisas, a superioridade e inferioridade de uma pessoa. Existem três outras formas de se apertar a mão de uma pessoa, no que se refere a impressão de superioridade e inferioridade.
Por exemplo: Se eu aperto sua mão com a palma da minha mão virada para cima, isso possivelmente me coloca numa posição abaixo da sua (geralmente empregados falando com seus chefes). Se eu aperto com a palma virada para baixo, indica superioridade (geralmente o chefe tem a mão voltada para baixo). E o aperto de mão em que os dois deixam as mãos retas, que significa companheirismo e igualdade.
Isso pode parecer um pouco estranho, mas no inconsciente das pessoas, isso faz muito sentido.
Abraços e parabéns pelo excente Blog!
Lino, gosto de apertos de mãos fortes. É engraçado como eles sempre passam a impressão de que o outro é uma pessoa segura. Pode até nem ser mas a minha primeira idéia é essa! Abraços!
Com certeza o tal aperto esmaga mão funciona, funciona para esmagar sua mão hehehe eu odeio quem cumprimenta assim ou quem não corresponde ao aperto de mão, é péssimo.
bj
Lino! Passando pra agradecer o retorno e desejar um bom dia!
Bjs.
Legal. Bacana tb é a origem do aperto de mãos. Em batalhas, nas tréguas de negociações os generais de forças opostas se encontravam no centro de batalhas para negociarem. Ao se encontrarem ambos estendiam a mão direita aberta para mostrar simbolicamente que estavam sem armas, o aperto de mãos era a confirmação dessa simbologia.