A AMIZADE COMO PARADIGMA

amizade.jpg

Nos tempos atuais falar em amizade parece meio anacrônico, fora do tempo. A correria do dia a dia, a competição acirrada em todos os campos, a necessidade de ser multitarefa e a obrigação de fazer tudo a tempo e na hora nos deixa, em primeiro lugar, estressados e, em segundo, com muito pouco tempo para dedicar aos amigos, que se formam pelo contato, em conversas, com a convivência.

Como o tempo falta, a solidão tem se transformado em algo comum. O que vemos, muitas vezes, são solitários, mesmo cercado por pessoas. Entre elas não há comunicação, que pressupõe interação. Se uns falam e outros ouvem, mas não conversam, de verdade, não há comunicação e, sem ela, não é possível criar laços, estabelecer amizade.

Se é assim na vida real, então como seria na virtual? Não sei dos outros, mas posso falar por mim. Em pouco mais de um ano blogando e na blogosfera fiz um número de amigos – amigos verdadeiros – que não tinha conseguido fazer ao longo de vários anos. Com eles interajo, troco experiência, vejo seus problemas, opino, dou pitaco e, com isso, formamos uma comunidade. Todos se conhecem, pelo menos um pouco. E isso acaba por fortalecer os vínculos.

E é muito bom ver a amizade reconhecida, como fizeram a Betty e a Mãe Global. As duas me colocaram na Corrente da Amizade, que não sei quem começou, mas que é uma ótima ideia que tem por objetivo ressaltar a amizade, com a indicação de blogs e de blogueiros que consideramos amigos. Fico muito feliz quando alguém me considera seu amigo. E digo mais: valeu a pena estar na blogosfera só para receber estas indicações. Betty e Mãe Global, muito obrigado.

Honraria, de um lado, pressupõe deveres, de outro. E pela indicação teria de fazer a indicação de outros 10 blogs para continuar na Corrente da Amizade. Peço desculpas, mas não vou fazer isso. Se tudo o que disse acima é verdade – e para mim, é – estaria cometendo uma injustiça ao indicar somente dez dos blogueiros que frequento e que aqui frequentam. Estaria criando níveis de amizade e não vou fazer isso.

E então, como ficamos? Você quer saber quem são os meus amigos? É simples. Veja na barra lateral os que estão relacionados nos Favoritos, escolha um, 10 ou mais. Todos são meus amigos. E todos estão contemplados nessa corrente da amizade. Se algum deles quiserem dar continuidade ao meme, sinta-se à vontade, como amigo, para nomear novos amigos.

Todos estão convidados a integrar essa corrente. Do meu lado, tenho certeza de ter construído um ótimo rol de amigos. E eles, sem discriminação, estão na minha Corrente da Amizade.

Tag: sem tag

15 Respostas

Entre na conversa