Nos tempos atuais falar em amizade parece meio anacrônico, fora do tempo. A correria do dia a dia, a competição acirrada em todos os campos, a necessidade de ser multitarefa e a obrigação de fazer tudo a tempo e na hora nos deixa, em primeiro lugar, estressados e, em segundo, com muito pouco tempo para dedicar aos amigos, que se formam pelo contato, em conversas, com a convivência.
Como o tempo falta, a solidão tem se transformado em algo comum. O que vemos, muitas vezes, são solitários, mesmo cercado por pessoas. Entre elas não há comunicação, que pressupõe interação. Se uns falam e outros ouvem, mas não conversam, de verdade, não há comunicação e, sem ela, não é possível criar laços, estabelecer amizade.
Se é assim na vida real, então como seria na virtual? Não sei dos outros, mas posso falar por mim. Em pouco mais de um ano blogando e na blogosfera fiz um número de amigos – amigos verdadeiros – que não tinha conseguido fazer ao longo de vários anos. Com eles interajo, troco experiência, vejo seus problemas, opino, dou pitaco e, com isso, formamos uma comunidade. Todos se conhecem, pelo menos um pouco. E isso acaba por fortalecer os vínculos.
E é muito bom ver a amizade reconhecida, como fizeram a Betty e a Mãe Global. As duas me colocaram na Corrente da Amizade, que não sei quem começou, mas que é uma ótima ideia que tem por objetivo ressaltar a amizade, com a indicação de blogs e de blogueiros que consideramos amigos. Fico muito feliz quando alguém me considera seu amigo. E digo mais: valeu a pena estar na blogosfera só para receber estas indicações. Betty e Mãe Global, muito obrigado.
Honraria, de um lado, pressupõe deveres, de outro. E pela indicação teria de fazer a indicação de outros 10 blogs para continuar na Corrente da Amizade. Peço desculpas, mas não vou fazer isso. Se tudo o que disse acima é verdade – e para mim, é – estaria cometendo uma injustiça ao indicar somente dez dos blogueiros que frequento e que aqui frequentam. Estaria criando níveis de amizade e não vou fazer isso.
E então, como ficamos? Você quer saber quem são os meus amigos? É simples. Veja na barra lateral os que estão relacionados nos Favoritos, escolha um, 10 ou mais. Todos são meus amigos. E todos estão contemplados nessa corrente da amizade. Se algum deles quiserem dar continuidade ao meme, sinta-se à vontade, como amigo, para nomear novos amigos.
Todos estão convidados a integrar essa corrente. Do meu lado, tenho certeza de ter construído um ótimo rol de amigos. E eles, sem discriminação, estão na minha Corrente da Amizade.
13 Responses
Lino, concordo com sua colocação do problema amizade x falta de tempo. Ando chateada com isso, porque chega um momento em que ou você cumpre seus horários e suas tarefas na real, e atrasa as visitas virtuais, ou vice-versa. Diz um amigo meu que o ideal do ser humano é ser vagabundo, mas ainda não cheguei a esse grau de perfeição…
Beijos pra você e obrigada pela visita, muito bem-vinda, viu?
A amizade é uma das principais e melhores coisas desta nossa vida. É brabo saber que temos tornado aquilo que é principal em reles acessório – para miséria de nossa existência!
O blog me deu bons e grandes amigos.;0)
dizem que nada é por acaso, né. esse post caiu como uma luva para mim hoje. Minha cabeça está a mil, com muitos questionamentos sobre isso. sabe, fiz amigos muitos queridos aqui na blogosfera também, mas o problema de tempo realmente é arrasador. Ultimamente vc sabe q eu ando ocupadÃssima, principalmente com o mestrado e por isso tenho sido obrigada a me ausentar, e puxa como isso me dói!!! A vida real me chama…
bjo grande da amiga, Renata
Oi, Lino. Tudo o que disse sobre amizade faz com que eu concorde com você sobre a sua dificuldade em apontar, ou graduar…rs apenas 10 amigos…Eu também não o saberia fazer.
Em tempo, eu não estou nem entre os links, portanto….rsrs nem posso ser “considerada” pertencente ao seu “rol”. Mas, venho aqui, assim mesmo. Digamos que sou amiga recente…rs
Abração!
Dora
Amizade é uma das coisas mais importantes da vida. Os parentes a gente não escolhe, mas os amigos sim.
Beijo grande
Olha Lino, posso dizer q fiz grandes amigos através do meu blog. Alguns ficaram no virtual mesmo eu conhecendo pessoalmente, outros pude ver a amizade tornar real e é um carinho enorme de ajudar em todos os momentos.
Quero parabenizá-lo pq seu blog foi um dos indicados pela blogurinhas, vc vai entender coloquei lá no meu blog.
Big Beijos
Lino
Você expressou muito bem o significado da amizade. Conhecer pessoas não é o mesmo que ter amigos; com os conhecidos até podemos nos divertir vez ou outra, mas só com os amigos conversamos de verdade.
Um beijinho
Betty
Sempre chamos os amigos ‘virtuais’ de amigos de longe – e olha que eles me conhecem melhor que muita gente que mora do lado. Beijos.
Ah! Também te dei um elo da corrente da amizade pela terra 🙂 Coloquei ele na postagem de hoje!
Os elos de amizade são reforçados aqui de forma diferente, subjetivamente na forma de matéria virtual. Estamos presos em pensamento, algo bem diferente das cobranças corriqueiras que temos no mundo real.
Beijus
Como já falei por aqui, Lino, depois que comecei o Maçã fiz muitos amigos, ainda que virtuais e isso inclui, certamente, você.
Sem falar no Lula, que era um amigo virtual e hoje, quem diria, faz parte da minha vida e está comigo aqui em BH.
Como explicar?
Bjão.
Lino!!!
Boa tarde! depois de uma super agitada semana, olha eu aqui de novo!
E, caraca…alguns dias sem passar aqui, chego e encontro muitas novidades, assuntos que me colocam sempre em dia com o mundo1 quer saber? vc é meu contato co o novo, o moderno e que esta acontecendo!!!
li os poss acima, e como sempre gostei detodos… o da cidade pequena, parece que estou a ouvir joana minha mais velha falar…(rsss0, e quanto as curiosidades, a do porco deve ter deixado muito marmanjo com olho grande…rssss
bjão, vc merece as indeicações de amizade, pois além de corresponder virtualmente a todos, e a mim em especial, tem sempre a preocupação em responder, coisa que considero fundamental na inter – relação virtual!!!
Bjos, bom fim de semana….
PS: como faço para participar do dia do meio ambiete?
Lino,
Dar continuidade à corrente não é o mais importante. O que importa é nosso contato, nossa troca de idéias e o quanto tudo isso nos enriquece! Agradeço sua menção aqui ao nosso blog e adianto que vou participar do Dia Mundial da Paz com muita alegria. É uma bela iniciativa, Lino. Parabéns! Vou divulgar e participar.
Beijos,
Rosana