Pequenas ações individuais podem ajudar a mudar o futuro. Comece agora

CONSTRUA O FUTURO. COMECE AGORA!

Comece agora e construa o futuro. A afirmação parece grandiosa, mas se olharmos bem de perto e com atenção vamos descobrir que toda construção é feita passo a passo. Neste aspecto, como já observaram líderes e pensadores, o passado pode nos servir de base – e exemplo – para o que queremos construir, dando a direção do que podemos mudar e o que queremos manter. Chegando ao final de um ano e próximo do início de outro, sempre refletimos sobre o que fizemos e alinhamos o que pretendemos fazer. A hora é, portanto, propícia para pensarmos no que queremos para nós, nossos filhos, netos e descendentes.

Alguém, de quem não me lembro o nome, já disse que pequenas ações são o impulso para as transformações. Não precisamos de grandes coisas para mudar, transformando o presente em um futuro diferente. Que tal viver uma vida mais saudável? Uma forma é comer melhor, evitar o desperdício. Na hora de sua escolha lembre-se que há excesso de comida no mundo e, mesmo assim, um terço da população da Terra passa fome. Esta é uma pequena ação que tem muito significado e que se todos nós a tomarmos fará uma grande diferença.

Toda mudança começa com ações individuais. Então, que tal economizar água, que é preciosa e, ao contrário do que muitos pensam, não existe assim tão em abundância – veja-se o caso de São Paulo. Água potável é uma das coisas mais escassas no mundo e, como temos visto, a mudança climática está agravando o problema. No Brasil, onde temos muita água, várias regiões sentem falta dela ou se veem ameaçadas pela sua falta. Então, imagine no resto do planeta. Aqui, mais uma vez, a ação individual pode fazer a diferença, até como exemplo. E podemos, também, e pelo mesmo princípio, economizar energia – o que ajuda a economizar água.

O fato é que em cada ação, sempre podemos viver de forma mais simples, consumindo menos, evitando o desperdício, deixando de produzir lixo, ajudando na reciclagem. Há muito tempo, Heráclito, um filósofo grego, afirmou que a única certeza que temos é da mudança. Como ela é inevitável, podemos aproveitar que sempre vem e nos prepararmos para, com pequenas mudanças, adotar uma nova postura e, ao adotá-lá, dar o primeiro passo na construção de um futuro melhor.

A única coisa que temos de fazer é começar agora. Este é o meu e o seu desafio.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »