Qual foi a maior invenção?

por Lino Resende em 04/mai/2007

inventa.jpgHoje, estamos acostumados a uma série de objetos que há alguns anos não existiam. Veja-se o caso do automóvel, que é uma presença obrigatória na vida da maioria e que nos traz o congestionamento diário. Também é o caso do telefone, principalmente a partir da era dos celulares, que nos deixa ligado em qualquer lugar que estivermos.

Olhando um pouco para trás, cabe uma pergunta: Qual foi a maior invenção dos últimos tempos? Terá sido o avião? Ou foi a eletricidade? Afinal, ela permitiu que várias outras invenções fossem feitas, como a geladeira, por exemplo, trazendo às casas uma nova comodidade e conforto.

Pensando na questão, este blog resolver avaliar o que, na opinião de seus leitores, é a maior invenção dos últimos tempos. Na barra lateral – e usando uma pesquisa feita nos Estados Unidos – está uma relação de invenções, que vão do automóvel à roda. Neste caso, se a última não tivesse sido inventada, talvez não tivéssemos o primeiro.

Avião, eletricidade, computador, automóvel, telefone, vacinas contra as várias doenças, televisão e a roda fazem parte da lista. Deles, qual você acha que foi a maior invenção dos últimos tempos? Então, vá lá, escolha e vote. E também explique o porquê de sua preferência.

LIGADO, MAS DE CASA

internet02.jpgO resultado, no caso da pesquisa para saber de onde os leitores se conectam à Internet, não chega a ser surpreendente. Mas o percentual da preferência, acho que sim. Imaginava que a maioria usava o computador em casa, mas não na proporção que apareceu.

No final – veja o resultado completo aqui – houve um domínio absoluto da conexão a partir de casa. Em segundo lugar, muuuuuito distante, está o trabalho. Acho que é porquê a maioria não tem liberdade de conectar-se enquanto trabalha.

Muito obrigado pela participação de todos.

Related Posts with Thumbnails
Seja Social, Compartilhe!

{ 38 conversas }

Meire maio 4, 2007 às 11:02 am

primeiraaaaaaaaaaaaaaaaa….jah votei…
bjs

Maíra maio 4, 2007 às 11:23 am

Já votei também! Mas é difícil escolher entre tantas invenções que melhoraram (ou não) a nossa vida nos últimos tempos… Bom, de qualquer forma escolhi uma!
Bjinhos

Carla maio 4, 2007 às 11:29 am

Pra mim, como vc comentou, a eletricidade. Sem ela, o que seria de nós? Nada que temos hoje funcionaria.
Bjus e otimo findi.

Crys maio 4, 2007 às 11:42 am

Oieeee, saudades… Pois é, já votei, já comentei e já rir da imagem do poster anterior… rsrsrs. Beijos querido

Vera Fróes maio 4, 2007 às 11:54 am

Lino, acho que a eletricidade foi uma das maiores, porque muita coisa veio com ela. Mas do dia de hoje é imprescindível o telefone, principalmente o celular.

Bjos.

Fábio Max maio 4, 2007 às 2:12 pm

É a roda.

Até para produzir eletricidade o conceito roda é necessário. É fato que é possível produzir eletricidade sem um sistema rodante como uma turbina, porém, muito mais difícil. A eletricidade não seria descoberta e usada comercialmente sem a roda.

elisabetecunha maio 4, 2007 às 2:25 pm

Quem apareceu antes?
O ovo ou a galinha?
EIS A QUESTÃO!

beijo!

Verinha maio 4, 2007 às 2:54 pm

Querido Lino,

Tudo bem com você, meu amigo?
Eu estou bem, graças a Deus!
Depois de algumas rasteiras da vida…a gente vai se reerguendo, não é?
E já votei, ok?
Queria ter votado nas outras mas…outras virão…rsrsrs
Estou com a minha filha mais velha aqui em casa, está de férias da faculdade.
Ela foi convidada para apresentar o seu projeto sobre leucemias, no EHA (European Hematology Association)
Vai ser em Viena, o mes de junho e…nós estamos na correria para fazer o seu passaporte e arrumar tudo o que é necessário, para a viagem da Gabriela. Ela ainda está dependendo da licença de 3 dias de aulas, da professora de pediatria. Eu estou te contando isso porque você é jornalista e…é pai, portanto, entende o quanto é gratificante certas coisas, não é?
Bom, meu amigo, eu fico por aqui, agradecendo sempre por ter conhecido o teu blog; uma terapia maravihosa!
Fique com Deus.
Um abraço carinhoso, de quem te quer bem,
Verinha

Celia maio 4, 2007 às 4:11 pm

Ja votei. Tenha um bom fim de semana. Abraco

Christiani Rodrigues maio 4, 2007 às 4:18 pm

Olha Lino, hj mesmo estava pensando no tema, e acabei por lembrar da geladeira. Imagina a vida sem ela.
Bom fim de semana
Chris

Daniele maio 4, 2007 às 6:05 pm

Amigo Lino,

São tantas e tão vitais, a eletricidade sem dúvida é uma delas , como o telefone. Irei votar já.

Um excelente fim de semana para ti e todos os seus.

Beijos,

Lulu on the sky maio 4, 2007 às 6:25 pm

Ai Lino juro q não sei te dizer qual foi a maior invenção.
Big Beijos

Luma maio 4, 2007 às 8:39 pm

Lino, isso de não se conectar em casa gera alguns problemas. No meu caso, não posso digitar endereços na barra de url e sem tempo de fazer listar os links ou mesmo favoritar, acabo perdendo acessos, como no seu caso. Preste atenção quando digitar o endereço do seu blogue no formulário de comentários, pelo menos lá no luz! :wink: Bom fim de semana! Beijus

DANIEL PEARL maio 4, 2007 às 9:33 pm

“O jornalista Diogo Mainardi é mesmo um sujeito estranho. Vive reclamando dos processos que toma, inclusive de outros colegas, pelas barbarides que fala na televisão ou escreve na revista Veja.” Esse cara-de-pau Mainardi pensa que é dono do jornalismo no Brasil. Humildade e ética são ingredientes para um bom profissional. Já a “O Globo” reclama de CENSURA. Que moral tem O Globo para reclamar de uma suposta censura à mídia hoje se na época da Ditadura Militar de 64 que seqüestrou, torturou e assassinou milhares de brasileiros, o jornal foi conivente com a repressão? Segundo a jornalista Adriana Souza, “o Brasil tem a pior mídia do mundo”. Sobre a Folha de São Paulo, ela nunca foi censurada, gosta de posar de democrata e transparente, e tenta esconder esse período macabro (64) que revela todo o seu caráter de classe e a sua postura direitista. Protegida pela ditadura, a Folha cresceu, e durante os oito anos de FHC, ela nada falou contra as suspeitas privatizações e pregou a ortodoxia macroeconômica.

Claudinha maio 4, 2007 às 10:29 pm

Olá Lino!
Bem eu acho que muitas coisas foram importantes, mas de todas as que cita em sua lista, creio que é a eletricidade que proporcina uma série de outras interdependentes… Um beijo e um óimo final de semana!

Bel maio 4, 2007 às 10:39 pm

Para mim foram duas : eletricidade e vacinas !!! Agora espero a vacina contra todos os tipos de cancer e contra HIV !
Beijinhos ,
Bel .

Tina maio 4, 2007 às 10:54 pm

Lino amigo: adoro você, mas não vou comentar este post.

beijos querido,

Cadinho RoCo maio 4, 2007 às 11:20 pm

Ultimamente tenho questionado comigo mesmo sobre a verdadeira serventia de muitos dos inventos que surgem e que são literalmente impostos às nossas vidas.
Cadinho RoCo

Marco maio 5, 2007 às 12:02 pm

Já fui lá votar. Nas vacinas. Sobre a conexão, eu passo mais horas conectado do trabalho que de casa. às vezes chego em casa tão cansado de computador que nem ligo o daqui.
Carpe Diem.

Micha maio 5, 2007 às 3:46 pm

difícil escolher uma só..tanta coisa boa inventada..

…… @@ ……… um abraço
….@(`;`)@……..e um ótimo
0==/–\\\\==0…..fim de semana
…../___\\\\………..
….._| |_………..beijossss

Carlos Medeiros maio 5, 2007 às 5:14 pm

Acho que uma das mais importantes é a vacina, afinal, ela salva vidas. Mas na vida moderna, boa parte das invenções são super importantes, já que fazem parte de nossa vida. Um exemplo, a moça abaixo que usa o notebok até no banheiro. Embora seja uma brincadeira, não tá muito longe da verdade.

Gueixa Bania maio 5, 2007 às 6:47 pm

A roda!!!!!!!!!!!!

Ricardo Rayol maio 5, 2007 às 6:55 pm

Votei na eletricidade, sem ela nada do resto seria possível, exceto a roda.

Marcos maio 5, 2007 às 10:59 pm

Tudo que se move, mesmo parado, precisa de energia e a eletricidade move mesmo o corpo humano, move o mundo moderno. Essa minha escolha entre as alternativas mostradas. Mas, volta e meia me vem a fechadura como a mior invenção dos últimos tempos (bote tempo nisso). Em época de violência e desrespeito aos nossos iguais, trancar-nos e a quem amamos tem sido a única opção para escapar ileso, já que o Estado não nos tem ajudado muito.

Luci Lacey maio 6, 2007 às 1:39 am

Oi Lino

A eletricidade e fundamental, com ela vem a tecnologia… e o meu computador pode ser ligado rs.

Beijinhos e bom Domingo

Blogue da Magui maio 6, 2007 às 2:24 am

Uma invenção puxa a outra.
Vou lá votar.

Patty maio 6, 2007 às 9:35 am

Lino
São tantas invenções que mudaram o mundo que nem sei qual foi a melhor ou q que me faria mais falta, fico às vezes imaginando como seria a vida sem elas… Dureza né?

Um beijo e ótimo domingo!

C maio 6, 2007 às 11:03 am

Lino, atrasada na visita, meu voto iria para o computador, outra linguagem, outro mundo, tanto pela comunicação, quanto pelas possibilidades de arquivo, aqui se pode ter uma biblioteca, milhões de informação em circulação, disponíveis para nosso acesso. É coisa demais! Abraços e feliz maio!

Guto Melo maio 6, 2007 às 12:56 pm

Vou dar meu voto para uma grande invenção que faz parte da vida de todos e é pouco citada. Acho que a maior invenção dos últimos tempos foi o elevador. Além de modificar a arquitetura das cidades, pois passaram a surgir os arranha-céus, alterou significativamente os contextos urbanos, visto que permitiu novas proposições de ocupação do espaço, a habitação verticalizada e compacta. Isso maximizou o uso do solo urbano, tendo impactos na economia e na dinâmica sócio-cultural. Imaginem se seria possível hoje um prédio de 50 andares sem elevador.

elisabetecunha maio 6, 2007 às 7:14 pm

LINO LINDO
LINDO LINO rs,rs..
Tenha uma linda semana!

katia maio 6, 2007 às 8:06 pm

Eu sinceramente não sei escolher apenas uma, não vale “todas as alternativas anteriores”? rsrsrsr . Terei que espassar mais as minhas entradas nos blogs que gosto de visitar porque estou em processo de adoção de uma criança e meus finais de semana estão preenchidos, mas não deixe de me visitar.Boa semana

Marcos maio 6, 2007 às 9:30 pm

ô, Lino, desculpa eu vir responder ao seu comentário aqui. Nem é meu hábito responder a comentários, mas o seu, ao falar um séria verdade, mexeu comigo. Me sinto à vontade para criticar as confusões que estão fazendo em relação à geração de energia no Acre justamente por conhecer bem a Amazônia. Minha infância foi naqueles rincões. Já no final da adolescência voltei para lá e conheço bem as carências que os povos mais afastados têm. Eles têm um grande orgulho de serem o que são e, muitas vezes, ouvimos falarem que ainda bem que orestante do Brasil os esquece, assim não destroem seu lugar, sua cultura e nem invadem com supérfluos totalmente desnecessários, além de doenças e violência. Por outro lado, se ressentem por não receberem saúde, educação, emprego e comodidades comuns no restante do país.

Flá=D maio 6, 2007 às 9:49 pm

Hum.. qual a mais importante? Difícil, pois como vc mesmo comentou, sem umas não existiriam outras….

Obrigada pela visita no meu blog. Quanto ao Google, ele deve mesmo dominar o mundo porque eu já não imagino minha vida sem ele! ;-)

Abraço

Flávio maio 7, 2007 às 12:14 am

Lino, n o meu caso não é supreendente conectar de casa… afinal, 80% do meu trabalho (consultoria) eu faço daqui! :) Por isto, aliás, voto no computador… sem ele, eu não ganharia a vida! :)

cilene maio 7, 2007 às 1:58 am

Sem as bombas todas as invencoes foram importantes..

Bruna maio 7, 2007 às 2:18 am

Oi Lino,

Sem a eletricidade muitas outras invenções passavam batidas. Voto nela.

Beijos

junior maio 8, 2007 às 12:50 pm

Linão meu broder, a maior invenção foi o “gelo”. Enquanto houver gelo há esperança.
Abração

leonaedo junho 23, 2009 às 3:18 pm

eu tambem ja votrei!!!

As conversas deste post estão encerradas.

Artigo anterior:

Próximo artigo: