O CORPO VENDIDO EM PARTES

Post image for O CORPO VENDIDO EM PARTES

por Lino Resende em 19/jun/2009

Nós, seres humanos, somos capazes dos mais bonitos gestos. Mas somos também responsáveis pelo que há de pior no planeta e este retrato é bem motrado no filme O Senhor da Guerra, em que Nicholas Cage faz um traficante de armas com uma ética distorcida, mas que conta, por trás das cortinas, com o apoio de países e de indústrias poderosas que dependem deste tipo de ação para conseguir lucros, mais vendas, mesmo que seja ao custo de milhares de vidas.

O comércio de armas, como sabemos, é um dos maiores do planeta – veja Matar o pobre e acabar com a pobreza – e uma pequena fração dos recursos que movimenta daria para acabar, por exemplo, com a fome no mundo. Mas se este é um comércio exposto, existem outros de que ninguém fala, como é o caso da compra e venda de órgãos humanos, verdadeiramente uma venda em partes do corpo. Sim, aqui no Brasil, inclusive, existem grupos especializados na venda de órgãos humanos.

Como eles são conseguidos? De diversas formas, incluindo, pelo pouco que pude achar na Internet, através do “assassinato” de doentes que têm um problema grave, mas têm, também, órgãos saudáveis que podem ser vendidos por um bom preço. A Universidade de Berkley, nos Estados Unidos, tem um site que dá informações sobre o assunto, mostrando, dentre outras coisas, que em países pobres a venda de um órgão pode representar um bom dinheiro. E isso é bem explorado por esta indústria que visa a servir, sobretudo, ao chamado primeiro mundo.

Imagine alguém no interior do Brasil, bem pobre, que receba, por exemplo, a oferta de 100 mil reais por um rim? É um dinheiro que ele nunca verá na vida. E o que dirão a ele é que pode viver com um único rim, vendendo o outro. A proposta é por demais tentadora e é isso que atrai quem vende seus órgãos, aqui e em outras partes do mundo. Exagerei no valor da oferta, mas o valor de um rim pode chegar até 500 mil dólares no mercado negro de órgãos.

Repete-se, neste caso, a ética distorcida com a compra e venda de partes do corpo como se fossem um produto. O mercado, neste caso, é comprador, daí o alto preço dos órgãos. E como sabemos, neste capitalismo selvagem em que vivemos, se há quem deseja comprar, sempre irá aparecer quem tenha para vender. Não importa, no caso, se houve doação – o que é legal e ético – ou se o órgão foi conseguido por meio ilegal. O objetivo, no final, não é salvar uma vida, mas obter lucro com a venda.

Área sensível, pouca informação circula sobre ela. Tente o Google e verá que não encontrará muita coisa e, no mais daas vezes, informações velhas. Só garimpando é que se consegue alguma informação. E ela nos diz que o problema existe, que é grave, que na América do Sul, na Ásia e na África existe um próspero – e clandestino – comércio de órgãos humanos. Quem tem dinheiro pode comprá-los, saindo das filas oficiais de transplante e resolvendo seu problema sem olhar de onde vem o órgão que está recebendo ou a forma como foi conseguido.

Por que isso? Fiquei chocado com um programa transmitido por um canal a cabo, que peguei pelo meio. O que mais me chamou a atenção foi o preço dos órgãos, que pode chegar a centenas de milhares de dólares. E fiquei imaginando como eu me sentiria se recebesse uma proposta de venda de um rim, ganhando algo em torno de 500 mil dólares? É claro que o dinheiro é tentador, mas saberia discernir que não estaria fazendo o certo. A decisão, no entanto, está ligada ao fato de que tenho casa, carro, comida, emprego, etc.

O que aconteceria se a oferta fosse feita a quem nada tem? A lógica da situação é que, se não resolvermos a questão da pobreza não vamos acabar com o tráfico de órgãos e com vários outros tipos de tráfico, inclusive o humano, para a prostituição. Onde há lucro -  e nestes setores há grandes lucros – sempre terá alguém capaz de seguir com o “negócio”. É a lógica do capitalismo: se alguém quer comprar, há sempre alguém disposto a vender.

Related Posts with Thumbnails
Seja Social, Compartilhe!

{ 39 conversas }

DO junho 19, 2009 às 12:09 pm

é algo tão abominável e sinistro,LINO,que prefiro nem pensar,ou comentar sobre o assunto.

Bom fds!!

Adao Braga junho 19, 2009 às 2:54 pm

Há quem pense: se doar é legal, vender é melhor ainda!

ELIANA. junho 19, 2009 às 11:13 pm

Olá Lino passando pra lhe desejar uma boa noite e um ótimo final de semana!!Tudo de bom a você!!Seempre!!Um abraço!!

Magui junho 21, 2009 às 11:34 am

Comprar e vender fazem parte da sociedade mercantilista , não tem como evitar.

Cidão junho 21, 2009 às 4:16 pm

O ser humano é vil, é capaz de uma atrocidade asim tão deplorável, tudo em nome do dinheiro. É triste, mas é a realidade.

jacò julho 19, 2009 às 7:09 pm
marcio coelho julho 22, 2009 às 2:34 pm

Se eu achase comprador para meu rim eu venderia

europa julho 24, 2009 às 11:16 pm

Estou passando por uma fase dificil financeira e vendo meu rim. Vendo um pouco abaixo da tabela

jorge moza alencar sampaio julho 28, 2009 às 5:24 pm

Estou precisando pagar um advogado para resolver uma questão judicial para mim. Por isso, a única saída pausível é vender um dos meus rins. Não quero voltar para a cadeia e a alternativa que tenho é negociar um órgãos meu, já que não disponho de nenhum valor. Entendam
– me e ajudem – se.

vera regina nogueira julho 30, 2009 às 6:10 pm

eu vendo meu rim por 2oo mil e muito serio quem estiver enteresado tenho 49 anos nao tenho nnhum visio estao em perfeitas comdisao estou fasendo iso porque estou cansada de lutar e acho asim um ajuda o outro meu telefone para comtato e

geraldo rios julho 31, 2009 às 12:45 pm

preciso desesperadamente vender meu rim. é muita urgencia.tenho 42 anos e moro em dvinopolis mg.os interessados poderão me responder por email.

é muito urgente. faço ótimo preço.

aguardo contatos.

europa agosto 4, 2009 às 10:38 pm

eu estou vendendo meu rim abaixo da tabela.contacte.me.

junior agosto 6, 2009 às 12:22 pm

tanbem vendo o meu

marcos agosto 8, 2009 às 9:58 am

eu quero vender un dos meus rins quanto custa
150 nil reais ten gente que anda comentando que vender
o seu orgao e inlegal mais fique sabendo eles
que isso ja salvarao milhares peseoas no mundo
entao eu nao acho nada de errado nissso.

Juliana agosto 10, 2009 às 8:07 pm

quero vender 1 rin e a medula,se alguem estiver interessado me mande um email.

marcio coelho agosto 13, 2009 às 6:50 am

se alguem souber quem compra um rim ou orgao que nao me empeça viver contacte-me
vendo abaixo da tabela

guigo agosto 17, 2009 às 8:11 pm

quero salvar vidas equero q salvem aminha da divida por isso vendo um rim, parte do fígado e a medula, urgente

anunciação agosto 17, 2009 às 9:00 pm

Nossa,Lino!Concordo com a Grace.Para mim e para os que teem uma vida além da simples sobrevivência e que foi agraciado com educação familiar,ética,isso tudo é tão nojento.Infelizmente o mundo é assim.

uativo agosto 27, 2009 às 1:11 pm

Tambem vendo meu rim. Sou medico tenho 46 anos sou B- e tenho excelente saude.

fe agosto 27, 2009 às 2:58 pm

Jovem saudavel, 21 anos vicios nenhum , otima aparencia , negocio rin ou medula para possivel interessados pronto para fazer qualquer exames , organismo saudavel, nenhum historico de doenças cronicas ou renais , valor 60mil , apenas disponiveis para negociação e com sijilo, sei dos risco que implicam esse tipo de situação , então e melhor não tentar nenhuma gracinha ,e melhor agirmos pelo serto

rodrigo loureiro agosto 30, 2009 às 5:23 pm

ola estou vendendo meu rin que der mais leva estou sem grana sem trabalho e cheio de contar pra pagar que te ver enterese so enviar um e-mail

carla agosto 30, 2009 às 10:22 pm

eu vendo meu rim , tenho saude muito boa não bebo não fumo pratico esporte… INFELIZMENTE É A UNICA MANEIRA honesta de ganhar alguma coisa nesse país injusto.. não to roubando nem matando.. estou necessitando de dinheiro pra viver… por isso eu vendo! quem se interessar entre em contato

nano setembro 2, 2009 às 1:16 pm

Sou de Salvaor, tenho 41 anos minha saude otima gostaria de salvar vidas
vendo meu rim podemos negociar tenho dividas e desejo muito pagar estou passando dificuldades com minha familia quem tiver precisando de ajuda com a saude me procure e boa sorte

gordinha setembro 3, 2009 às 4:54 pm

vendo o meu rim e medula,urgente!

caroline oliveira setembro 13, 2009 às 7:42 pm

ola, tenho 30 anos, otima condições de saude, não bebo, nem fumo, quem tiver interessado a comprar de um rins, figado ou medula me ligar.

moça setembro 13, 2009 às 7:50 pm

olá tenho 28 anos saudavel e tbm vendo meu rim..quem estiver interessado me conecte por email para conversarmos. preço 65 mil …

victor setembro 18, 2009 às 7:26 pm

vendo meu rim, entrar em contao

Taisa setembro 22, 2009 às 10:53 am

eu estava com duvidadas:

O que é a venda de orgãos?
Como ocorre?
valores de venda?
É crime? Qual tipo?
Qual a penalidade?
E outras curiosidades..

Eu matei essas perguntas:

*’O que é?’
*’Valores de venda’?
E +- ‘como ocorre?’

alex setembro 24, 2009 às 2:12 pm

vendo meu rim também sangue ab+ sem problemas de saúde 25 anos
sem nenhum tipo de doença
entrem em contato. valor a combinar

luana outubro 1, 2009 às 2:33 pm

eu não vendo meu rim voces estão loucos ,enquantos
muitas pessoas lutam para ser saudavel vcs estão
querendo se desfazer de seus orgãos.

tiago outubro 4, 2009 às 9:57 am

ri muito com alguns comentários , é muito engraçado , sei que coisa é seria , mas fala sério tem gente que tá desesperado querendo vender o rim ..kkkkk.., acho que precisamos de um médico e uma faca…, eu entrego os folhetos nos hospitais.., mas vou querer 10% das vendas e não quero ser preso pela polícia , não gosto muito de cadeia , quem achar que dá pra montar uma Empresa , vai lá no meu web , meu ramo é outro , mas com essa crise dá pra encarar…kkkkkkkkkk…

silvania thomé cardoso outubro 5, 2009 às 8:26 pm

meu nome é silvania tenho 39 anos preciso urgentemente de alguém que compre o meu rim ja fiz todos exames etá perfeiot vendo por 200 mil reais entre em contato comigo pelo meu imail.com é caso de sobrevivencia estou a beira de cometer loucura , pramim isso ñ é loucura pois vou salvar a vida de minh afamilia vou aguardar resposta

Ana outubro 9, 2009 às 11:47 am

Quero doar os meus rins. Se alguém estiver interessado.

graciela outubro 9, 2009 às 9:52 pm

eu gostaria de vender um do meus rins se o valor for acima de 50 mil bjsssss….

Paul Dinni outubro 12, 2009 às 2:39 pm

Ola , preciso vender um de meus rins , meu fator rh é o positivo , caso tenha interessados despesas de exames tudo por conta do comprador, e tenho urgencia !! e resido no sul do pais !!!

Alguém outubro 13, 2009 às 11:22 pm

A venda é uma forma de manter a vida de pessoas que se amam, que a vida tem valor é algo que não podemos discutir, e esse valor é tão alto que não queremos perde-la. Por motivos aviutantes, como a espera de 10 anos em uma fila por um rim, sendo que a venda aumentaria a demanda de rins para vidas serem salvas, e acabaria com o sofrimento de escolha de vida, você que esta agonizando merece o rim ou ela que esta morrendo?
Não haveria a necessidade de morrer sem ter a chance de viver por um transplante.

andre outubro 14, 2009 às 1:52 pm

vendo um rim contactar por email 200 mil

Robson outubro 15, 2009 às 7:06 pm

Se for para salvar uma vida eu vendo o meu rim sim, a combinar

DIORGESNE outubro 25, 2009 às 8:58 pm

quero vender meu rim o valor 50.ooo

As conversas deste post estão encerradas.

Artigo anterior:

Próximo artigo: