UMA PRAGA QUE SÓ AUMENTA

spam01.jpg

Quantos spams você recebeu hoje? Veja a questão, não se trata de saber se alguém recebeu spam, mas da quantidade recebida. E isso por uma razão muito simples: quem tem e-mail recebe spam, em maior ou menor quantidade, mas recebe.

A situação, que é ruim, tende a piorar, segundo os especialistas. Pesquisadores do IDC, uma empresa dos Estados Unidos especializadas em números sobre internet, preveem que, neste ano, o número de spams será maior do que o de e-mails válidos.

A previsão é que os spams cheguem a 10,8 trilheis, contra 10,5 trilheis de e-mails legítimos. De acordo com o instituto o número de spams continua crescendo e vai continuar sendo um problema. E pensar que em 2004 Bill Gates previu que, dentro de dois anos, não mais teríamos este problema. Temos. E ele só cresce.

De outro lado, se os spams não acabaram os filtros contra eles, melhoraram. Um dado da Symantec, produtora de programas de segurança, aponta em uma queda de 8% só para os spams baseados em imagens. E isso devido à melhor filtragem.

Otimista, Bill Gates afirma que 99% dos spams são filtrados. Só se é no computador dele. No meu, não chega nem perto disso. E olha que uso todos os filtros possíveis, além de programa específico contra spam. E assim mesmo passam vários deles.

No caso do blog, é pior. Computados os e-mails válidos e visto a quantidade de spam, esta é bem maior, com cerca de 13% a mais. E estes números se enquadram mais dentro da previsão de outro especialista, que acha o spam um problema de difícil solução.

Otimistas e pessimistas, todos nós convivemos com o problema. E a cada dia – falo por mim – o número de e-mails com spam é maior. E ele abrange quase tudo, indo da venda de medicamentos – que desconfio, são falsos – até as mais diferentes propostas, incluindo alongamento do pênis e que tais.

Graças ao e-mail marketing e a outros tipos de ofertas, que ninguém nunca pediu, um ótimo instrumento acabou virando, em muitos casos, um problema. Se individualmente recebemos um grande número de e-mails não solicitados, imagine em uma grande empresa? E controlar esta praga significa, no final, gastos. Sejam eles individuais ou corporativos.

O certo, pelas predições do IDC e de outras entidades especializadas é que, nos próximos anos, ainda veremos uma ampliação dessa praga. Será que ela vai ser controlada? Eu espero que sim. E você, o que acha? (Via RedWriteWeb, em inglês)

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

14 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »