UMA NOVA CONSCIENTIZAÇÃO

planetalimpo

O que eu tenho feito pelo planeta?

Esta é uma pergunta que, normalmente, não nos fazemos, mesmo vendo todos os dias o noticiário de aumento da poluição, da emissão de dióxido de carbono, do esquentamento da temperatura, do derretimento dos polos e muito, muito mais. No mais das vezes olhamos tudo como se não fosse com a gente e seguimos em frente.

Sempre que abordo o problema, alguém pergunta: Mas o que nós podemos fazer? A impressão é que somos impotentes e, portanto, não podemos fazer nada. E isto não é verdade. Nós, enquanto indivíduos, cidadãos, pais de família, maridos, esposas, namorado, namorada, filho ou filha podemos fazer muito. E muito estaremos fazendo se, a partir do nosso dia a dia, tomarmos algumas medidas.

Por exemplo: não gastar mais água que o necessário. Ou não sujar as ruas com o lixo, que deve ser separado, facilitando a coleta. Ou evitar o consumo do que sabemos contribui para piorar o meio ambiente, como os aerosóis, ou comprar e usar materiais que sejam biodegradáveis.

O caminho que nos leva à limpeza do planeta é o da conscientização. E ela, é evidente, começa conosco mesmos. Nós temos de fazer para dar o exemplo e, a partir dele, poder cobrar. Como posso defender algo que não faço? Mas se faço, mostro que é possível e que outros também podem fazer.

A questão ambiental hoje domina o noticiário. E através dele ficamos sabendo do que ocorre nas mais variadas partes do mundo. Como temos informações, podemos agir. E ação, neste caso, pode ser individual ou coletiva. Individualmente, o mínimo que podemos fazer é a nossa parte e, ao mesmo tempo, buscando a conscientização para a necessidade de cuidados ecológicos e de sustentabilidade.

E coletivamente podemos nos juntar a iniciativas que visem à melhoria das condições do planeta. Acredito que esta blogagem coletiva é um exemplo de ação. Como já observaram especialistas de v árias áreas a palavra é forte e é ação.

Chamando a atenção para o problema, falando dele, vamos despertar mais e mais pessoas para a sua existência. E conseguir a adesão delas para limpar o planeta.

Então, o que você está esperando? Faça a sua parte. E ajude a limpar o planeta.

QUEM PARTICIPA

Não deixe de fazer uma visita e comentar nos blogs que estão participando desta coletiva. Todos tem coisas importantes e a diversidade de opiniões e de abordagem é essencial para a nova conscientização que buscamos. Confira os participantes:

Fernanda, CarlaLauraTaís MoraesPolianaFábio, Ítalo, MárioLumaJackieFernandaOscarCadinho RoCoErnani MottaCris PenaforteMarta BelliniRenataCejunior, , Karina, Ricardo RayolTaty Sabino, ÂngelaChrisKeityxinhaFlávioÚrsulaAninha Pontes, Betty, Vivien, Flávia Sereia, Mônica Montone, Bruna, Leticiah. Edhy, Patty, EnoísaNádiaWilsonMérciaAs partes interessadas, Jeanne, Adriana, Meire, CláudioSaramarPauloDona MinhocaPor que nãoChawcaSandraWhaner, Marina, Marcos, Nilza, DavidTinaVerinhaDácioYvonneRonaldMélica, Elisabete, RosaGeórgiaFábioGérsonJoão BoscoMaria Augusta, Lili, Lula, Grace, KaduEuzaKakáJu MoreiraOlhos de MelJ. NetoKeilaReginaCrysSimoneClaudinhaRaquel, LuluRafael, Lucy, Clau, SérgioLúciaReginaLuciCarolVanna, A comentarista, SamGrazi, Chris, Samantha, Mari, Alê, WP Brasil, LoginStyleFaça sua parteElenaRaquel ArellanoEryVeridianaJensAndré e MonalisaRahKarinaBelVanA Furiosa. (Participantes: 118 blogs).

Se por um acaso seu nome não estiver listado aqui, por favor, deixe um comentário que, assim que for notificado, sua participação será registrada.

O QUE LHE DEIXA FELIZ?

Aproveite que você chegou até aqui, no blog, vá à barra lateral na Pesquisa e escolha, dentre as opções apresentadas, aquela que lhe deixa feliz.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

76 Respostas

Entre na conversa