Sem um ensino médio que dá formação específica, o Brasil vive o sonho do diploma de nível superior.
O ensino universitário, neste caso, não é destinado a uma parte menor dos estudantes, como ocorre em outros países, onde há¡ formação profissional e ao deixar a escola o aluno consegue uma boa colocação.
Parece que, aqui, não entendemos que o ensino universitário cumpre alguns papéis, mas entre eles não está¡ suplementar o ensino médio ou profissionalizante.
Um diploma universitário é, sim, importante. Mas ele não é destinado a todos. Até por ser uma característica da universidade o retardamento da entrada de milhões de jovens no mercado de trabalho.
O jovem, neste caso, se dedica ao estudo, abrindo mão de entrar no mercado de trabalho, o que só faz quando termina seu curso.
O que vivemos é uma distorção. O jovem vai trabalhar mais cedo, sem preparação. E depois volta à escola, principalmente a um curso universitário, para se preparar ou para melhorar.
Nada errado com querer melhorar. No que se refere ao ensino, no entanto, precisamos de uma mudança de visão.
E ela vira¡ com a preparação do jovem para enfrentar o mercado de trabalho. Ou para lhe dizer que vai ficar fora dele por mais um tempo para fazer um curso universitário.