UM OLHAR QUASE SOBRE HUMANO

lente

Você certamente já admirou a visão da Mulher Maravilha ou do Exterminador do Futuro, capazes não só de ver, mas de dar um zoom no objeto observado e, a partir disso, ver dele detalhes.

Saiba que a ficção, mais uma vez, está próxima da realidade. É que cientistas acabam de instalar circuitos eletrônicos e luzes em uma lente de contato. O projeto ainda está em fase experimental e, na verdade, não nos permitiria – como está – ver dados como em o Exterminador, mas prova que é possível incrementar as lentes sem que se criem problemas para quem as usa.

Ainda estamos longo do uso destas novas lentes. Mas, de acordo com os pesquisadores, foi dado um primeiro passo no sentido de, amanhã, termos estes dispositivos, mais seguros, melhores e com menores problemas para o organismo humano.

Por enquanto, as novas lentes – que misturam material orgânico, inofensivo ao corpo humano, com alta tecnologia de circuitos elétricos – só foram testadas, e de forma rápida, em um coelho, que ficou com elas 20 minutos. Não há, ainda, previsão para testes com humanos, o que pressupõe que isto ainda vai demorar.

De qualquer forma, para quem tem alguma deficiência visual – eu tenho miopia e astigmatismo – é uma boa notícia. Pode ser que, no final, nem enxerguemos como a Mulher Maravilha ou o robô assassino que vira defensor dos humanos em Exterminador do Futuro, mas teremos um novo dispositivo ótico à nossa disposição, permitindo que enxerguemos melhor e, quem sabe, como no meu caso, nos livremos dos óculos.

Resta uma questão: Você usaria tal tipo de lente? Eu acho que usaria, mas não tenho certeza. E uma das razões é que estou tão adaptado aos óculos que não me animo a trocá-los por elas. (Via Live Science, em inglês)

MUNDO NOVO E ADMIRÁVEL?

Se você gosta de livros e de discuti-los, aqui vai uma dica: Clube do Livro. Nele, a discussão atual é sobre Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. O livro é considerado um clássico e permite que, a partir dele, se discutam vários temas, como liberdade, democracia, livre escolha, condicionamento, etc.

O clube é novo, mas já está proporcionando uma boa discussão. Então, se os livros são também a sua praia dê uma passadinha lá. E aproveite para dar um palpite e se tornar um palpiteiro oficial.

Tag: sem tag

17 Respostas

Entre na conversa