TV, O OXIGÊNIO DE NOSSAS IDEIAS

Já algumas vezes falamos, aqui, da articulação que os estudantes apresentam na hora de construir um pensamento, explicar uma ideia, principalmente se o têm de fazer por escrito. A dificuldade, neste caso, é imensa e talvez seja esta a justificativa para tanta gente temer o teste de Redação dos vestibulares aplicados pelas universidades públicas.

Se são motivo de temor, também o são de divertimento, pois tem sempre alguém capaz de coletar o que os estudantes dizem – ou tentam dizer. Agora, por exemplo, esta coletânea é atribuída ao professor José Roberto Mathias, da Universidade Federal de Minas Gerais. E toda ela se baseia no resultado da redação cujo tema era “A TV forma, informa ou deforma?”. Julgue por você mesmo:

  • A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação.
  • A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação.
  • A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não…
  • A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista
  • A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças
  • Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro
  • A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral
  • A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção
  • A TV é o oxigênio que forma nossas ideias
  • …por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens
  • A TV ezerce poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias
  • E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso
  • A televisão leva fatos a trilhares de pessoas
  • A TV acomoda aos tele inspectadores
  • A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas
  • A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar

E então, o que você acha? A TV forma, informa ou deforma? Para mim, a resposta é evidente e sua constatação são as frases coletadas. Aliás, gostei muito da que afirma que ela é o oxigênio de nossas ideias, que pode ser interpretada exatamente no seu sentido contrário.

Talvez seja mesmo como uma das primeiras músicas de sucesso dos Titãs que afirmava ter a televisão deixado o personagem burro demais. O termo é forte, eu sei. E se o aluno tem parte da culpa, a maior parte dela, no meu entendimento, vai para o sistema de ensino que permite alguém chegar ao vestibular e não conseguir sequer articular uma frase, concatenando ideais.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

11 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »