SEGUNDA-FEIRA, TRABALHO E INFARTO

Muitos não gostam da segunda-feira e começam a semana de mau humor. O que não se sabia até agora é que, sim, problemas ocorrem no dia, que tem um dos maiores índices de infarto. As causas são o relaxamento do final de semana e o estresse do início e os excessos cometidos. Uma forma de vitar problemas é ter uma vida saudável. Outra, fazer o que gosta. Quanto trabalhamos no que gostamos, a possibilidade de problemas é bem menor.

Segunda-feira, diz um bom número de pessoas, é o pior dia da semana. Depois de um final de semana que tanto pode ser de descanso, como não, a semana começa e, com ela, volta todo o stress a que estamos submetidos, com tempo corrido, pressão por resultados, prazos para cumprir. Enfim, a vida entra novamente nos eixos.

Particularmente, não tenho síndrome de segunda-feira, mas vejo algumas pessoas ao meu redor que a têm. Sofrem por retornar ao trabalho, às tarefas diárias, apresentam-se de mau humor, de cara fechada e com disposição a menos. É preciso chegar a terça-feira para que as coisas comecem a entrar nos eixos.

Você deve estar se perguntando o porquê desse assunto? Afinal, é quarta e não segunda-feira. O que me chamou a atenção para esta síndrome foi um comentário do Gilberto Dimenstein, na CBN. Informou que uma pesquisa acaba de concluir que é na segunda-feira que ocorre o maior número de infartos e a decorrência é, em parte, dessa predisposição dos brasileiros, que vêm o dia como sendo o difícil início de uma semana.

Uma das explicações é que com a volta do stress depois de um final de semana relaxado, o corpo reage de forma diferente e o coração, neste caso, acaba afetado. Não é que nos outros dias da semana não haja infartos, pois há. É que há uma predominância na segunda-feira, uma coisa que não sabia. Outra explicação são os excessos cometidos por todos nós, que refletem no início da semana e ajuda a nos estressar ainda um pouco mais.

Não sei os números exatos, até pelo Dimenstein não os ter dado. E não vou procurar. Acho, no entanto, que a constatação faz sentido, seja no caso dos que encaram a segunda como uma tragédia, seja no caso dos que a encaram normalmente. O fato é que na segunda a vida começa e, com ela, volta todo o stress a que estamos diariamente submetidos.

Ah, uma coisa! Quem tem uma vida mais saudável tem menos chances de ter problemas. Se o sedentarismo é uma marca, se você fuma e bebe, as chances de ter um problema na segunda-feira são bem maiores, segundo a pesquisa. E isso é fato, também, para todos os outros dias. Uma vida mais saudável ajuda e bem a enfrentar o estresse e passar pelo início da semana com menos problemas.

Uma recomendação dos pesquisadores, ainda segundo o Gilberto Dimenstein, é que procuremos um emprego ou um trabalho que nos dê prazer. Se gostamos do que fazemos o estresse é menor e as chances de termos problemas diminuem. Quando fazemos o que não gostamos, em contrapartida, o estresse aumenta e com ele as chances de problemas.

E então, o que você acha da segunda-feira? Faz o que gosta? No meu caso, como já afirmei, não tenho problemas com a segunda ou qualquer outro dia. E também estou dentre aqueles que fazem o que gosta. Bom pra mim, mas isso não significa que, se não me cuidar, não vou ter problemas.

Compartilhe:

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

11 Respostas

Entre na conversa