(QUASE) UMA VOLTA AO IN͍CIO

blogtxt

Desde que começou, há três anos, este blog esteve sempre em mudança, mas elas poucas vezes foram sentidas por quem o lê e frequenta. Concentrei-me, quase sempre, no conteúdo, acrescentando coisas, mudando algumas já¡ existentes, sempre no sentido de oferecer mais conteúdo, mais informação. De cara, mesmo, o blog mudou uma vez, saindo de um tema minimalista – o blog.txt – e simples, para um mais complexo, estilo revista. E a mudança foi feita por entender que com o novo modelo poderia oferecer mais informação, permitindo que o leitor tivesse uma visão melhor do que o blog lhe oferece, principalmente em termos de assuntos.

Ao longo do tempo e desde a mudança venho pesquisando novos temas à procura de um que combine duas coisas que, no meu entender, ajudam quem lê blogs. A primeira é a apresentação por inteiro do artigo mais recente, fazendo com que o leitor – se interessado – leia o que foi publicado sem necessidade de mudar de página ou clicar em qualquer outra coisa. A segunda, um modelo que permita a apresentação, como em um jornal, de “chamadas” para os outros assuntos, com uma pequena introdução que, ao final, leva ao artigo completo, aqui, sim, pedindo que o leitor clique em um link para ser remetido ao assunto.

Combinando as duas teríamos, no meu entender, o melhor dos mundos, no caso dos blogs. Só que elas precisariam ser feitas de modo automático, facilitando a edição. Achei muitos modelos estilo revista, mas nenhum que apresentasse o primeiro artigo por completo. E também achei vários outros modelos que permitiam a apresentação do primeiro artigo completo e, depois, de pequenos resumos. Só que isso tinha de ser feito manualmente. Então, fui deixando o modelo que hoje saiu do ar, que atendia um dos meus requisitos, embora não atendesse outro.

blognovo

Há três semanas, uma antes de o blog completar três anos, acabei descobrindo um novo modelo que atendia aos dois quesitos. Quando o vi, disse: “é esse tema que estava procurando!”. Foi então que decidi fazer a segunda mudança de cara do blog. A intenção, como chequei a anunciar, era colocá-la no ar no dia 13 de abril, data de nascimento deste espaço. Só que – e quem já fez este tipo de mudança sabe disso – as coisas não são tão simples, já¡ que de um modelo para outro muitas coisas são diferentes, precisam de adaptações. E não consegui fazê-las até a data que queria.

Agora, embora ainda faltem pequenos detalhes – que na verdade não serão notados, pois se trata de coisas do background – o blog está¡ ganhando uma outra cara. E é quase que uma volta ao primeiro tema, pois este, chamado Thesis, também é baseado em texto, limpo, claro, com destaque para o conteúdo. Além disso, é fácil de manejar e pode ser completamente customizado, atendendo às necessidades de cada blogger e do conteúdo que quer disponibilizar. A mudança de cara traz, também, pequenas mudanças de estrutura, mas elas em nada irão afetar o conteúdo do blog. Pelo contrário, ele irá ganhar algumas novas features e elas serão a ele agregadas aos poucos e aqui anunciadas.

Acho que com a mudança as coisas ficam mais fáceis, mais claras. Mas, na verdade, quem tem de dizer isso são vocês, que frequentam ou passam por aqui. O que acharam? A opinião de cada um é muito importante. Então, vamos conversar sobre a mudança!

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Entre na conversa