O Brasil, todos nós sabemos, tem vários problemas. Uns, mais e, outros, menos graves. Mas todos preocupantes.
É o caso, por exemplo, da insegurança que nos afeta, a todos, e nos deixa com medo de sair de casa ou frequentar determinados locais.
É o caso, também, da corrupção, algo endêmico no país. A isso se junta o desinteresse pela educação e a falta de investimento em infraestrutura.
Qual é a sua opinião? O que você considera o mais grave problema do Brasil?
É para saber a sua opinião – e criar maior interação neste blog – que estamos colocando no ar um novo recurso: uma pesquisa que, periodicamente, estará pedindo sua opinião sobre uma série de assuntos.
Veja na barra lateral a primeira delas. E não deixe de participar, dando sua opinião.
15 Respostas
Acho muito interessante este tipo de interatividade,LINO. Até mantenho uma enquete toda semana por la.
Abração e um otimo fds à vc!
A corrupção é o princípio dos outros males que afetam o Brasil. Muitas pessoas tendem a culpar a classe política pela corrupção, mas a grande verdade é que esta nasce junto do próprio eleitor. Dias atrás, no último pleito eleitoral encontrei diversas pessoas a procura de candidatos com disposição para pagar cinquentão(sic) pelo voto em 1º de outubro. Quem vende seu voto, ou ainda pior, recebe e vota em outro, não tem condição moral de chamar políticos de corruptos, afinal ele já o é. Educação ainda é a solução…[ ]
O maior problema que eu vejo, Lino é a falta de educação. Quem não tem acesso, fica vários passos atrás. E quem teve acesso, ou não aplica ou aplica só em benefício próprio. Muito difícil mudar a mentalidade das pessoas. Todo mundo (do mundo inteiro) é extremamente individualista. Estou meio cansada disso tudo.
Beijos
Lino, obrigada pela visitinha. Adorei você por lá. Volte sempre!
Acho que temos inúmeros problemas. Pior que levaram muitos anos destruindo escolas, enchendo os bolsos, fazendo dívidas, privatizando empresas sem necessidade. O crime organizado vergonhoso quando vimos políticos e policiais envolvidos. Já não sabemos confiar em alguém fardado. A corrupção que se alastra e que não é de agora e que está infiltrada em vários órgãos. Os mesmos que hoje criticam e posam de santinhos, já fizeram, ou, ainda fazem parte de organizações planejadas, com o intuito de enriquecimento ilícito, tirando o dinheiro da nação. Sem dúvida é complicado escolher um, dentre muitos problemas graves. Mas vou ficar com o tráfico de drogas; porque ele é causador de enormes problemas que afetam diretamente o jovem, a família, o bem público. É causador de guerras que ceifam vidas.
Bom final de semana!
Bjs.
Parece primário, nem consta na sua listagem, mas para mim o que falta é Formação.
Formação no sentido de ética familiar, conceito de comunidade, de convivência, não querer levar vantagem sobre o próximo.
Vi um pai deixar uma criança, na frente dele, pisar na grama pelo simples prazer de pisar. Uma grama recém plantada, que requeriu muito investimento (indiretamente do dinheiro do cidadão), de mão de obra, de dedicação de alguém. Aquela criança não tinha este direito. Isto me chocou e me fez pensar: se a formação daquele pai fosse diferente, a formação daquela menina também seria..,
Hoje meu fillho quis reclamar sobre um fumante próximo a ele. Não deixei. Não é porque ele hoje é discriminado pela sociedade que ele não tem o direito de fazer o que quiser da vida dele. desde que não interfira na sua, ela faz o que quiser da vida dele e deve ser respeitado pelas suas decisões.
Desculpe pelo tratado, tomara que tenha conseguido ser clara
Abs
Olá Lino. Obrigado pelo comentário no Semiótica.
Quanto à sua importantíssima questão: alguém comentou, sabiamente, que o que falta no Brasil é Formação. Bom, eu concordo. Mas acho que essa falha, essa falta, é uma das maiores corrupções neste país, considerando-se que corrupção não é apenas roubo ou desvio de dinheiro – ou seja lá do que for. Ou seja: dentro desta mal-fadada palavrinha, há toda uma gama de n-e-c-e-s-s-i-d-a-d-e. Abraço, amigo.
Lino: primeiramente obrigada pela carinhosa visita ao meu Cotidiano…sabe que é sempre benvindo por lá!
E qto as car~encias brasileiras…a fome é preocupante…que porque dela surgem todos os outros fatores de risco….Abraços mil.
Lino, eu acho que o maior problema do Brasil é a desigualdade. Acho que os outros problemas são reflexo dela e/ou servem para mantê-la. A educação, por exemplo. O acesso muito diferenciado ao conhecimento e à reflexão reproduz e justifica a desigualdade. Embora, sinceramente, eu considere que nem mesmo as chamadas boas escolas de elite – vamos lá, um Rio Branco ou Santa Cruz, aqui em São Paulo – realmente educam. Elas ensinam, o que é bem diferente. Por isso, votei em educação na enquete, mas quis explicar, mesmo sabendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Um abraço
Ola Lino!
Sem dúvida é a educação…ela é o alicerce para um furturo melhor…aqui não seria diferente de outros países que começaram do zero.
Um abração e bom domingo
Poxa, pergunta difícil…
Acho que as coisas estão interligadas, concordo com Lou, a desigualdade é um problemão, talvez venha na frente.
Mas por que a desigualdade?
falta informação ao cidadão, falta educação, eles não se sentem no direito de reinvindicar…
O dinheiro é desviado pelos corruptos. Desde que foi descoberto o Brasil, foi lesado, roubado, espoliado.
Difícil desatar os nós deste nosso país tão rico e tão desigual.
bj Laura
É complicado.
OI LINO!
Obrigada pela visita. Muito bom fazer enquetes, a gente conhece mais, interage mais.
O problema do BRASIL? No meu entender um dos maiores (são tantos…) é subestimar as crianças / jovens e relegar os mais velhos ao ostracismo. Ambos sofrem de falta de oportunidade, cuidado e atenção em quase todos os campos. Um paÃs que não se importa com seus idosos, que não cria polÃticas para a Terceira (ou MELHOR) Idade , não respeita seus cidadãos.
Poderia citar a violência, a insegurança, a corrupção, etc. etc… mas fico por aqui.
Muito bom seu espaço, voltarei.
Um abraço,
Lino, apesar de ter votado na sua enquete que o problema maior é a corrupção, acredito que a impunidade é ainda o maior deles. Corrupção sempre houve desde que o Brasil é Brasil, mas quem é punido? Ninguém. Quem está preso por isso? Hoje pode até ir preso mas em seguida um advogado vai lá e tira. E, não havendo punição, qualquer um se sente no direito de tbm fazer o mesmo e assim fica faltando verba para as coisas fundamentais como a educação, saúde, segurança e emprego. Só acredito em mudanças o dia em que os que corrompem ou se deixam corromper forem para a cadeia e ficarem lá por um tempo.
O seu endereço está certo agora.
Bjos.
Oi, Lino, sei que aqui não é local exato mas vai lá……….primeiramente, obrigada pela visita ao meu blog. eu só não ando mais lenta mas feliz com essa lentidão. deixo os loucos passarem eu vejo eles passarem com a sensação de que posso ver na minha frente o próximo acidente. ser lenta é pura poesia!!!!!agora, o problema do brasil….me desculpe mas nós somos o grande problema. sim, acredito que há todo um processo embutido dentro de nós, o jeitinho brasileiro, a falta de reivindicar, a falta de lutar por direitos e deveres. dar a cara pra bater. sim, somos nós, incluindo polÃticos,frentistas, mestres, doutores, porfessores, guardas….há um toda uma história sócio-polÃtica religiosa que nos faz demogagos de nós. ouço falar de mudanças e até agora , concretamente, mudança nenhuma aconteceu. e de onde vem tudo isso? é uma reflexão dura, pesada mas que vaçerá a pena. o dia em que todos nós, valorizarmos o PaÃs em que vivemos, talvez haja uma esperança e como diria cazuza “ideologia, eu quero uma para viver.”
beijos e obrigada pela visita.
Oi, Lino, sei que aqui não é local exato mas vai lá……….primeiramente, obrigada pela visita ao meu blog. eu só não ando mais lenta mas feliz com essa lentidão. deixo os loucos passarem eu vejo eles passarem com a sensação de que posso ver na minha frente o próximo acidente. ser lenta é pura poesia!!!!!agora, o problema do brasil….me desculpe mas nós somos o grande problema. sim, acredito que há todo um processo embutido dentro de nós, o jeitinho brasileiro, a falta de reivindicar, a falta de lutar por direitos e deveres. dar a cara pra bater. sim, somos nós, incluindo polÃticos,frentistas, mestres, doutores, porfessores, guardas….há um toda uma história sócio-polÃtica religiosa que nos faz demogagos de nós. ouço falar de mudanças e até agora , concretamente, mudança nenhuma aconteceu. e de onde vem tudo isso? é uma reflexão dura, pesada mas que valerá a pena. o dia em que todos nós, valorizarmos o PaÃs em que vivemos, talvez haja uma esperança e como diria cazuza “ideologia, eu quero uma para viver.”
beijos e obrigada pela visita.
São vários. Mas acho o mais gritante a corrupção, a fome, a impunidade. Puxa vida, uma coisa meio que gera a outra, né?
abraço.