QUAL É O SEU PEQUENO PECADO?

A palavra pecado tem um significado todo especial no mundo judaico-cristão. Quem, sob uma forma ou outra, professa o Cristianismo sabe do que estou falando. E quem teve algum contato com a fé cristã£, também. Tanto é assim que sempre estamos falando de pecado e relacionando-o a coisas proibidas ou que não deveríamos fazer.

Segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa pecado é: transgressão de preceito religioso. Mas é, também, de acordo com o livro, “culpa, maldade, vício”. Então, se quebramos um princípio religioso, somos pecadores. Mas o somos, mais ainda, quando sentimos culpa, somos maus ou temos vícios. Será isso mesmo?

Acho que a melhor forma de discutirmos a questão é mediante uma pesquisa em que os leitores do blog possam apontar que tipo de pecado é o seu pecado. Relacionei, na barra lateral, os chamados 7 pecados – arrogância, avareza, gula, inveja, ira, luxúria e preguiça. Deles, qual é o pecado que o apanha com maior frequência? Ou qual é o seu preferido? Ou, ainda, qual é o que lhe causa maior problemas?

Viram. É simples. É só ir à barra lateral, na Pesquisa, escolher uma das opções e votar. No final, vamos indicar qual é o pecado dos leitores. E eu vou me incluir entre os que votarem. Mas só quando a pesquisa terminar. Ah! E quero agradecer a Ciça pela ideia original da pesquisa.

SER FELIZ É….

Duas semanas depois, uma boa quantidade de votos e mais de três dezenas de comentários são mais que suficientes para determinar o que os leitores consideram que fazem sua felicidade.

O vencedor é o Amor, com um quarto dos votos. O segundo lugar ficou com Saúde, que os leitores consideram fundamental. E em terceiro lugar vem os Amigos. Acho que são ótimas escolhas. Mas acho, também, que o que nos fazem mesmo felizes é uma combinação delas.
Obrigado pela participação e se você está curioso para saber todos os resultados, clique aqui. E tenham todos um ótimo final de semana.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

30 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »