Posição e atitude concreta

A jornalista Míriam Leitão mostrou, em sua coluna de O Globo, uma posição interessante que nós, brasileiros, tomamos.

Como cidadãos, defendemos uma série de ideias. Mas não vamos às ruas para fazer valer o que pensamos ou defendê-las.

É o caso, por exemplo, do meio ambiente. Todos somos favoráveis à sua preservação. Mas o que cada um de nós faz em favor dessa preservação?

Entre o que pensamos e o que fazemos há um fosso enorme. O que precisamos é estreitar este fosso ou, mesmo, a mais longo prazo, acabar com ele.

Uma das formas de diminuir o fosso é participar mais ativamente da política, não necessariamente da política partidária.

E esta participação pode começar no voto nas próximas eleições. Se votarmos com consciência e ajudarmos outros a fazerem o mesmo, estaremos dando uma ótima contribuição ao Estado e ao paí­s.

Como formadores de opinião, temos a obrigação de participar, esclarecer, mostrar caminhos e  apontar erros.

Fazendo isso, daremos uma valiosa contribuição para a melhoria da política. E, como consequência, dos políticos.

A participação, neste caso, é o único caminho que pode nos conduzir à mudança.

Sem ela, as coisas tendem não a ficar como estão, mas a se tornarem piores.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Comments are closed.

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »