PARA ONDE É QUE ELES VÃO?

lixo.jpg

Uma das coisas recorrentes quando se fala de meio ambiente é a destinação do lixo. A pergunta é: o que fazer com ele? E uma das razões da preocupação é que a cada dia produzimos mais lixo e com isso fica mais difícil tratá-lo, evitando que afete a vida das pessoas.

No plano pessoal, uma das medidas que podem ser tomadas é a separação do lixo permitindo que seja reciclado, se não em sua totalidade, pelo menos em parte. Assim, o lixo seco deve ficar separado do que é molhado e, se possível, deve ser separado papel, plásticos, etc. Lixo orgânico se degrada rapidamente. O que não é orgânico, muitas vezes pode ser reciclado, virando novos produtos e ajudando na limpeza do ambiente.

Uma das coisas que mais vem preocupando quem tem de cuidar e tratar da questão é o lixo tecnológico. Veja-se o caso dos telefones celulares. Eles se transformaram em objeto de uso geral, são trocados regularmente, substituídos por aparelhos mais modernos. Mas para onde é que vão os aparelhos velhos? Lembre-se que além do plástico da embalagem, eles têm componentes que são tóxicos e que deveriam ter uma destinação especial.

O mesmo se dá com os computadores. Com a velocidade da substituição de chips e componentes, em seis meses um computador fica velho. Anualmente, eles são substituídos aos milhões, no Brasil e, muito mais, no exterior. Neste caso, a pergunta é a mesma: para onde é que eles vão?

Qual é a solução? É o que os especialistas ainda não sabem responder. O que eles sabem é que temos à mão uma enorme quantidade de lixo, parte com componentes tóxicos e outra parte de difícil degradação. O que deveria ter destinação especial, está sendo misturado ao lixo comum e ajudando a sujar o planeta, que já não é um exemplo de limpeza.

O que você faz com o seu lixo tecnológico? O que acha que deve ser feito com este tido de produto? Será que manter um pouco mais o seu aparelho, não o trocando tão frequentemente, pode ser uma solução? Opine.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

17 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »