PALAVRAS QUE MATAM

medico.jpg

Todos nós temos o que os especialistas chamam de VVP – Vocabulário de Valorização Profissional. São aqueles termos e palavras que só quem faz parte de um mesmo grupo profissional entende.

Do ponto de vista da comunicação, o VVP serve, ao mesmo tempo, de inclusão, pois aproxima quem é do meio, e de exclusão, tirando do grupo quem não entende o que se diz. É assim em todas as profissões.

Mas o que dizer dos médicos? Na maioria das vezes – e se temos coragem – temos de pedir-lhes que traduzam o que dizem quando estamos fazendo uma consulta.

Mas até que ponto a linguagem médica pode ser um problema? Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos o não entendimento do que o medico diz pode colocar em risco a saúde das pessoas. Como não entendem o que ele diz, não fazem o recomendado. E correm riscos que poderiam evitar.

Nos Estados Unidos o problema chegou a tal ponto que uma comissão especializada nesta área está recomendando a utilização de “tradutores” nas conversas dos médicos com seus pacientes e familiares, garantindo-se, assim, que seja entendido e que suas recomendações e prescrições sejam seguidas.

Ao lado desta medida de emergência, a Comissão recomenda que os médicos sejam melhor treinados para o contato com o próprio paciente e seus familiares, melhorando suas habilidades de comunicação e usando uma linguagem comum, clara, que se de fácil entendimento.

O que a comissão concluiu, no final, é que o jargão medico, para dizer as coisas mais claramente, pode matar. Afinal, a vida de todos nós depende deles e do entendimento do que dizem e nos mandam fazer. (Via Joint Comission)

O BRASIL É RACISTA?

O racismo – e o preconceito racial – é o tema da pesquisa desta semana no blog. O que você acha? Somos racistas ou preconceituosos? Há discriminação no Brasil?

Veja na barra lateral as opções, escolha uma e vote. No final, vamos apurar o que os leitores pensam sobre o assunto e definir, na opinião deles, se há ou não racismo entre os brasileiros.

faixahelio.jpg

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

24 Respostas

Entre na conversa