OS LEITORES, AH! OS LEITORES

leitores.jpg

Falar de nós mesmo, ensinaram-me quando ainda era jovem, é cabotinismo e algo que não devemos fazer. Afinal, nós não temos defeitos, só virtudes. Pelo menos é assim que nos enxergamos. Então, fica difícil colocar as coisas no lado pessoal.

Também é assim em relação ao blog. Mas graças a um desafio do Mário, do Apoio Fraterno, a partir de um meme que ele não iniciou mas do qual participou, me cabe falar como trato os que aqui chegam. Então, vamos à tarefa:

  • Espaço democrático

Acho que o mais importante é que este blog é um espaço democrático. Aqui se fala de tudo. E todos tem liberdade para manifestar sua opinião. Os comentários são livres, não são moderados e estimulam opiniões divergentes, o que enriquece o blog e faz com que os leitores interajam.

  • Busca de interação

Como blog, no meu entender, é comunidade, a interação é essencial. E uma das formas que adotei para alavancar – bela palavra, não? – esta interação foi a adoção de uma pesquisa que, a cada semana, trata de algo diferente. Os leitores votam e comentam. Cria-se, assim, a comunidade.

  • Destaque para o leitor

Quem chega e comenta, tem destaque. Na barra lateral do blog estão os últimos comentários. Assim, ninguém precisa abrir o post para ver alguns comentários e, em sintonia ou discordância com eles, dar sua opinião.

  • Conteúdo variado

Gosto de ler coisas diversificadas e é por isso que diariamente visito vários blogs. Então, acho que tenho de oferecer conteúdo variado. E é o que faço, indo de assuntos sérios, envolvendo ciência, às brincadeiras – algumas sexistas, é verdade – que divertem quem lê. Acho que o blog pode funcionar como entretenimento e procuro oferecer coisas agradáveis, não só assuntos sérios.

  • Respostas por e-mail

Todos os que comentam no blog recebem uma resposta personalizada por e-mail. Não é uma resposta automática, não. Eu leio todos os emails e os respondo, se não no mesmo dia, pelo menos no dia seguinte. Acho que é uma forma de dizer muito obrigado a quem comentou.

Cumprida a tarefa, para que o meme siga, tenho de eleger novas vítimas. Então, deixa eu pensar… Hummmmm, duas representantes femininas – a Elisabeth Cunha, do Encanto, e a Patty, do Palavras – e masculino, o Ricardo Rayol, do Jus Indignatus.

Está feito o desafio. Agora, estou esperando para ver.

E NO DOMINGO, O QUE VOCÊ FAZ?

O que fazemos no domingo é o tema da pesquisa desta semana. Veja na barra lateral as opções, escolha uma e vote. No final, vamos ter uma amostra do que os leitores preferem fazer em um domingo à tarde.

Ah!, depois de votar não deixe de comentar, explicando sua escolha. Na certa, tem muita gente que faz o mesmo que você e vai gostar de saber.

Compartilhe:

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

24 Respostas

Entre na conversa