OS CLONES TEM ALMA?

clone1.jpg

O que podemos chamar de processo de reprodução assexuado não é novo. Na literatura, um dos primeiros a abordar o assunto foi Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo. Depois dele, vários outros também o fizeram.

A ciência levou mais tempo para desenvolver técnicas que permitissem essa reprodução e elas nasceram a partir da fertilização in vitro, com o óvulo fertilizado sendo, depois, implantado em um útero para o desenvolvimento.

Com o avanço da ciência, a partir do final do século XX a discussão chegou à clonagem, não mais como ficção, mas como possibilidade, inclusive para os seres humanos. O movimento pioneiro foi com uma ovelha, a Dolly. Depois, outros animais foram clonados.

Hoje, a clonagem faz parte do nosso dia a dia, tanto no mundo animal, quanto no vegetal. As técnicas existem e estão disponíveis em laboratórios. Se é possível clonar um animal complexo, será possível clonar um humano? Tecnicamente, a resposta é sim.

A questão não é técnica, contudo. É ética. E é sob este ângulo de abordagem que surgiu, nos Estados Unidos, uma discussão interessante. Dela, a pergunta básica é: Os clones tem alma? Não, se olharmos, por exemplo, a ficção de Blade Runner. Mas no real, como será?

Se e quando um humano for clonado, será uma cópia perfeita de sua matriz. Olhando-o não do ponto de vista técnico, mas ético e religioso, cabe a pergunta. Será que a reprodução também reproduzirá a alma? Ou ele terá uma alma própria? Em que a cópia será idêntica ou diferente da matriz?

A questão foi levantada na Esquire (em inglês) e repercutida na Wired (também em inglês), mas, sem dúvida, é uma questão pertinente. Como lembra a própria Esquire, não existe pergunta estúpida, mas só gente estúpida que não sabe perguntar certo.

A questão é apropriada? O que você acha? Se os humanos forem clonados as cópias terão ou não alma? Eu, particularmente, acho que, embora cópias, se chegarmos a este estágio, os clones serão pessoas diferentes, pois sofrerão influência da educação, do ambiente e do seu próprio tempo. Então, terão alma própria.

BLOGAGEM COLETIVA

Lembre-se que amanhã é a blogagem coletiva pela paz ou em defesa da não violência.
Se você ainda não pegou a imagem que ilustra a blogagem, clique aqui e copie o selo.

QUEM DEVE GANHAR O OSCAR?

Dos filmes que foram indicados para o prêmio a qual você daria o Oscar? Não se lembra dos indicados? É só ver na pesquisa, na barra lateral, escolher uma das opções e votar.

Após a escolha de Hollywood vamos reproduzir, aqui, o resultado da votação, vendo se os leitores acertaram ou se concordam com a escolha da Academia.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

42 Respostas

Entre na conversa