ONDE VOCÊ GOSTARIA DE IR?

turistas1.jpg

O turismo, segundo todos os indicadores econômicos, já se transformou, há algum tempo, em uma excelente fonte de renda para países, negócios e pessoas. Viajar, além de ser divertido, acaba por aquecer a economia de muitas regiões. Veja-se o caso de Gramado, no Rio Grande do Sul. A região, hoje, vive do turismo ou em função dele. Assim é também em várias outras partes do mundo e isso, na verdade, não é novidade para quase ninguém.

Se não todos, pelo menos a maioria gosta de viajar, conhecer lugares novos, tomar contato com novas culturas e, no meio disso tudo, mudar de ares, descansar e repor energia. Sim, eu também gosto. Mas a questão não é esta: gostar ou não. E sim, uma outra: Onde você gostaria de ir nas próximas férias? Que lugar gostaria de visitar?

Pense bem. Pensou? Pois saiba que segundo os números da Organização Mundial de Turismo (OMT), dentre os 10 países mais visitados no mundo, sete estão na Europa. Outros dois, estão nas Américas e apenas um na Ásia. O destino mais procurado é a França, que recebeu mais de 79 milhões de visitantes, 20 milhões a mais do que a segunda colocada, a Espanha.

O terceiro lugar fica com os Estados Unidos, com quase 51 milhões de visitantes por ano. O quarto lugar é da China, que recebe quase 49 milhões de visitantes. Estes números, na verdade, já são maiores, pois as estatísticas são de 2006 e como o turismo vem crescendo de ano a ano o número de viajantes vem aumentando a cada ano.

Ainda da Europa e pela ordem estão na lista dos mais procurados a Itália, Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria e Rússia. No meio deles, para completar a lista dos 10 mais vem o México, No cômputo geral, o turismo foi responsável por uma movimentação superior a 700 bilhões de dólares em todo o mundo e é, ainda de acordo com a OMT, um dos setores que mais crescem.

A previsão é que em 2020 mais de 1,6 bilhão de pessoas façam turismo, o que significa viajar, conhecer novos locais, provar de uma cultura diferente, fazer compras e divertir-se. Este número será um pouco menor do que 50% da movimentação de turistas no ano passado, que passaram dos 840 milhões em todo o mundo.

Os números são impressionantes, não? E agora que você já os conhece, vou perguntar de novo: Para onde você quer ir? Será que o “seu lugar dos sonhos” é um dos que estão entre os 10 mais ou é totalmente diferente? Conte-me, então, onde você quer ir.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

20 Respostas

Entre na conversa