O ano já rodou os seus primeiros dias, mas para o blog – e acredito para todos – ele está efetivamente começando hoje. Nesta inauguração, nada melhor do que olhar em retrospectiva, vendo como foi o ano que acabou de se findar e, em seguida, ver à frente, tentando vislumbrar o que pode acontecer em 2009. Dizem – pelo menos os especialistas – que com a mudança é hora de planejarmos o que vamos fazer.
É hora, também, de tomar resoluções de Ano Novo, abrindo novos caminhos, tomando novas decisões e, se for o caso, fazendo diferente o que fizemos ou deixamos de fazer no ano passado. No meu caso, 2008 foi um bom ano. De muito trabalho, com algum estresse, correria, mas, no final, bom. Não fiz e não vou fazer um balanço, mas tanto em nível pessoal quanto profissionional, ele foi positivo.
E como será 2009? Sinceramente, não gosto de colocar minha bola de cristal para funcionar, mas uma coisa tenho certa: ele será como o anterior, de muito trabalho. E é nessa hora que vale o desejo expressado no cartão que ficou no topo do blog: saúde, paz e prosperidade. Com saúde, acredito, podemos fazer quase tudo. Tendo paz e juntando-a com à saúde podemos chegar à prosperidade. Acredito nisso e tenho praticado ao longo de toda minha vida profissional.
Uma coisa que tem me inquietado – e não é fruto da mudança de ano – é a forma em que estamos vivendo. A vida tornou-se vertiginosa, com coisas se sucedendo, a interligação ficando cada vez maior e o tempo, como consequência, se estreitando. Não sei se é possível, mas acho que deveríamos caminhar para uma vida mais simples, menos complexa. Sonho? Talvez seja, mesmo. Mas como já¡ disse antes aqui, neste espaço, nada se faz sem que o sonhemos antes.
Não que o momento de reflexão tenha passado pois, afinal, podemos refletir a qualquer tempo, mas com a mudança de ano talvez seja a hora de perguntar: O que você espera de 2009? De certa forma, já¡ respondi à questão. Mas gostaria de ouvir suas expectativas, principalmente em função de algumas nuvens negras postas pela crise financeira mundial.
E então, 2009 será melhor? Ficará¡ igual a 2008? Será¡ pior? O que você pensa fazer para que o ano seja diferente do que foi o anterior? Vamos construir um painel de expectativas e, no final, avaliar como o novo ano está¡ sendo visto, se de forma otimista, realista ou pessimista. A bola está¡ com cada um de vocês. O que estão esperando para falar de suas expectativas?
9 Respostas
To com medo de 2009! Faltou energia onde eu estava na virada do ano e, como sou super supersticioso, acho que é um sinal…
Lino, quando um ano novo se inicia, apesar de todas as dificuldades do ano que se passou, a gente sempre tem esperança de dias melhores, né?
Eu desejo e quero paz e saúde pra mim, meu filhos, famÃlia e amigos, e pra todos aqueles que me rodeiam, inclusive, virtualmente, que seja!
Tenho objetivos, planos, mas vivo um dia de cada vez.
Bjo.
Que seja melhor sempre.
No lado pessoal estou com tendências mais otimistas mas em termos de planeta sempre fui pessimista, os fatos de todos os dias me deixam sem saÃda. Tento fazer a minha parte em defesa de uma ou outra causa nobre mas, isso não afasta a sensação de extermÃnio quando penso na humanidade, no planeta em si.
Olha Lino eu espero que vc tenha um 2009 maravilhoso.
Tudo de MELHOR na sua vida.
Big Beijos
Passei Tio Lino para desejar sorte neste anooooooooooo
Sucesso por que vc merece….
Abraço da FamÃlia Nascimento e Brasilerô
Espero que 2009 seja recheado de coisas maravilhosas em tua vida. Bjus e muito obrigada pela visita. Volte sempre.
Curioso que eu entrei em 209 esperançoso de que será sim um ano melhor. E não foi com base em nada,apenas intuição mesmo.
Só que os acontecimentos iniciais são muito preocupantes. A coisa tende a ficar ainda pior.
Vamos torcer!!
Abração,LINO!!
Amigo Lino, 2008 foi muito bom…tenho aprendido atraves dos anos…eles podem ser do jeito que queremos…e se algo não está a contento mudamos e criamos um plano b…acho que a vida tá meio matemática mas vejo uma tendencia em busca do bem estar…acho que as pessoas irão cuidar mais do lado espiritual e do próximo tambem…fatos de comoção nacional tem me feito refletir a isto…as pessoas estão se tornando mais solidarias e realmente se importando com o semelhante mesmo quando ele é desconhecido e mora distante..eu acredito no ser humano e na sapiencia…2009 é melhor do que 2008…2009 estamos mais sábios e assim sendo já ganhamos mais tempo para aprender novidades e utilizar o que aprendemos. Feliz 2009!