O QUE VOCÊ ESPERA DE 2009?

O ano já rodou os seus primeiros dias, mas para o blog – e acredito para todos – ele está efetivamente começando hoje. Nesta inauguração, nada melhor do que olhar em retrospectiva, vendo como foi o ano que acabou de se findar e, em seguida, ver à frente, tentando vislumbrar o que pode acontecer em 2009. Dizem – pelo menos os especialistas – que com a mudança é hora de planejarmos o que vamos fazer.

É hora, também, de tomar resoluções de Ano Novo, abrindo novos caminhos, tomando novas decisões e, se for o caso, fazendo diferente o que fizemos ou deixamos de fazer no ano passado. No meu caso, 2008 foi um bom ano. De muito trabalho, com algum estresse, correria, mas, no final, bom. Não fiz e não vou fazer um balanço, mas tanto em nível pessoal quanto profissionional, ele foi positivo.

E como será 2009? Sinceramente, não gosto de colocar minha bola de cristal para funcionar, mas uma coisa tenho certa: ele será como o anterior, de muito trabalho. E é nessa hora que vale o desejo expressado no cartão que ficou no topo do blog: saúde, paz e prosperidade. Com saúde, acredito, podemos fazer quase tudo. Tendo paz e juntando-a com à saúde podemos chegar à prosperidade. Acredito nisso e tenho praticado ao longo de toda minha vida profissional.

Uma coisa que tem me inquietado – e não é fruto da mudança de ano – é a forma em que estamos vivendo. A vida tornou-se vertiginosa, com coisas se sucedendo, a interligação ficando cada vez maior e o tempo, como consequência, se estreitando. Não sei se é possível, mas acho que deveríamos caminhar para uma vida mais simples, menos complexa. Sonho? Talvez seja, mesmo. Mas como já¡ disse antes aqui, neste espaço, nada se faz sem que o sonhemos antes.

Não que o momento de reflexão tenha passado pois, afinal, podemos refletir a qualquer tempo, mas com a mudança de ano talvez seja a hora de perguntar: O que você espera de 2009? De certa forma, já¡ respondi à questão. Mas gostaria de ouvir suas expectativas, principalmente em função de algumas nuvens negras postas pela crise financeira mundial.

E então, 2009 será melhor? Ficará¡ igual a 2008? Será¡ pior? O que você pensa fazer para que o ano seja diferente do que foi o anterior? Vamos construir um painel de expectativas e, no final, avaliar como o novo ano está¡ sendo visto, se de forma otimista, realista ou pessimista. A bola está¡ com cada um de vocês. O que estão esperando para falar de suas expectativas?

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

9 Respostas

Entre na conversa