O QUE É ETICAMENTE CONDENÁVEL?

ethics1.jpg

Todos nós temos princípios éticos e são eles que nos norteiam, que fazem com que nos comportemos de um jeito e não de outro, que defendamos uma posição, e não outra.

Ética, no entanto, é um conceito elástico e depende muito da formação, da religião, do meio em que cada um vive, enfim, forma-se a partir de um emaranhado de condições. No final, cada um internaliza a sua ética e a coloca para pautar sua vida.

Por que tudo isso? Simplesmente por ser a ética o objeto da pesquisa que o blog inicia hoje. Como você já sabe na barra lateral estão relacionados alguns itens e é a partir deles que cada um vai escolher o que, na sua opinião, é mais eticamente condenável. O objetivo é saber o que é mais condenável, não aprovado.

Como não é possível listar todos os casos, escolhi alguns, começando com o Divórcio, que muitos aprovam, mas que muitos, também, condenam. E os itens seguem com Jogo, Suicídio assistido e clonagem, de humanos e de animais. Há ainda o questionamento da pena de morte e da relação homossexual.

Em nenhum deles está emitido um juízo de valor, o que significa que, inicialmente, não condeno nem aprovo nenhum. Desta vez e até que a pesquisa se conclua, vou ficar em cima do muro. No final, com os dados apurados, declaro o meu voto.

O MAIOR PECADO É…

peca7.jpg

mbora tenha havido, na última semana, uma pequena reação da Gula, o pecado preferido dos leitores do blog é a Preguiça. Sozinho, o item recebeu 39% de todos os votos e confirma (?) a fama de que o brasileiro é preguiçoso.

O segundo lugar ficou com a Gula, que chegou aos 23% dos votos. O terceiro lugar é da Luxúria, com 15%, que começou bem votada mas foi perdendo fôlego.

O resultado da pesquisa você vê aqui. Muito obrigado pela participação. E um ótimo final de semana para todos.

TOMATES, MAIS UMA VEZ

tomate.jpg

A blogosfera é generosa e tem mostrado isso com os vários prêmios que este blog tem recebido ultimamente. Fico envaidecido, mas quero repetir que a premiação tem de ser dividida com os leitores e com os que, nas vezes em que propus, se alinharam com os assuntos que levantei.

De qualquer forma, obrigado Nilza, do Do Avesso, e Alê, do LoginStyle, pela indicações. E como gentileza gera gentileza, uma das obrigações da indicação é indicar novos blogs. As minhas já foram feitas. Se você as quiser ver, clique aqui.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

28 Respostas

Entre na conversa