O NASCIMENTO DE UM EUFEMISMO

namoro1

Acho que não é só no português que ocorre. Mas aqui os eufemismos são muito utilizados. E eles são usados para encobrir algumas ações e palavras que julgamos muito fortes. É também a adoção do politicamente correto. Um exemplo: garotas de programa. Todo mundo sabe o que é e o que fazem, mas ninguém diz o nome da mais antiga profissão do mundo. Não é politicamente correto, não é verdade?

Pois hoje vi o nascimento de um novo eufemismo. Explico e conto uma história. Um amigo, em conversa, chegou e me perguntou:

– Você se lembra da Maria, que trabalhava no Alfarrábio?

– Não é aquela baixinha e bonitinha?

Meu amigo confirmou que sim. E me explicou que havia se encontrado com ela, sabendo que estava desempregada. Segundo ela própria lhe contou, havia sido despedida do emprego.

– E o que ela está fazendo agora?, perguntei.

– Ela é namoradeira, disse-me ele.

– Namoradeira? Não entendi.

– Pois é, foi o que me disse. E como eu não entendi, emendou:

– Sou namoradeira, mas cobro.

E não é que ela acabou por arranjar um novo eufemismo para garota de programas, que já é um eufemismo. Na verdade, dizendo de outra forma, a Maria informou ao meu amigo que adotou a mais antiga profissão do mundo.

UMA NOVA CATEGORIA

O post de hoje abre, no blog, uma nova categoria, que chamo de Cotidiano. Como o nome indica, ela será o rótulo para os assuntos que, como o de hoje, tratem de assuntos do nosso dia-a-dia.

Ela não tem dia para sair, mas sempre que achar um assunto interessante, irei falar dele e usar o rótulo Cotidiano.

firefox

Você é, como eu, que usa um computador no serviço e outro em casa? E que tem sua lista de Favoritos nos dois locais e, quando procura por um site que marcou, ele está no outro computador? Pois comigo já aconteceu isso. E muitas vezes.

Agora, tudo mudou. Os gênios da Internet acabam de desenvolver um add on para o Firefox que permite a sincronização dos Favoritos, tornando-os semelhantes nos computadores que você usa. Ou, no caso de um terceiro computador, lhe permitindo acessar o site do desenvolver e ver os seus bookmarks.

O nome do add on é Foxmarks (em inglês). É só instalá-lo – clique aqui – nos computadores que você usa. A instalação é automática e, depois, se o seu Firefox for em português a configuração também será, tudo rápido e simples. É muito legal, acreditem e aproveitem! (Via Read/WriteWeb, em inglês)

Tag: sem tag

32 Respostas

Entre na conversa