O INCR͍VEL MILAGRE DA VIDA

Normalmente não pensamos muito na vida e como ela foi formada, principalmente quando se trata de um seres tão complexos como os humanos. Foi Deus, dirão os que nele creem. Foi a evolução, dirão os que colocam a ciência acima de tudo. Se foi um ou outro, não importa. Se olharmos bem, veremos que a vida é um incrível milagre e o que me chamou a atenção para isso foi um documentário que mostrava desde a concepção até o nascimento de gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos.

Pense bem e me responda: Como é possível formar um homem ou uma mulher a partir de uma única célula? Não. Não me fale do processo científico, da divisão, de células tronco, de tudo o mais. Vamos, aqui, à essência que é o porque de acontecer deste jeito. Os que tem conhecimento sabem do processo biológico, mas é preciso olhar além dele e imaginar a dimensão que é a criação de uma vida, seja ela humana ou não.

Se já é quase inconcebível que o encontro de um esperma com um óvulo forme uma célula e dela saia um ser humano completo, o que dizer de gêmeos unizigóticos, quando esta mesma célula gera dois humanos idênticos, pelo menos geneticamente. Ele um pouco mais e chegaremos aos quatros gêmeos unizigóticos. São quatro novas pessoas que surgiram a partir de um único óvulo. Como explicar isso?

Pelo que tenho lido e visto, a ciência consegue descrever as fases que levam a formação da vida, iniciando no ato sexual que libera o esperma masculino e que é impulsionado, pela mulher, até o encontro de um óvulo. Do encontro, nasce uma minúscula célula e, dela, um ser humano. O processo está bem explicado, documentado, filmado e reproduzido em efeitos digitais de alta qualidade, mas não o porque de ocorrer assim.

Para termos um parâmetro do que ocorre basta tenta multiplicar aos milhões e bilhões alguma coisa que tenha começado com apenas uma peça. Imagine que você tenha uma moeda de um real e, em nove meses, irá multiplicá-la por bilhões, construindo uma enorme fortuna. Em outros termos é isso o que uma simples célula faz, passando de uma a bilhões em nove meses e, deste processo, surgindo um homem ou uma mulher.

Deus ou a ciência podem explicar, dependendo do ponto de vista. As explicações, no entanto, não tiram de todo este processo, que proporciona o surgimento da vida – no campo animal e no vegetal, pelo menos – a aura de um milagre. A vida, por si só, já é um milagre, já que enfrentou e venceu todas as adversidades colocadas pelo planeta. Como disse, não pensamos nisso, mas a cada hora, a cada minuto, um novo milagre está começando.

A cada minuto surge uma nova vida. E a vida é sempre um incrível milagre.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »