Explorando novas sonoridades e novos gêneros musicais em nova categoria

MÚSICA, QUALQUER QUE SEJA A SONORIDADE

As mudanças no blog, que estão consolidadas mais no visual, trazem a ele uma nova categoria: Música Diferente. Por que? Foi uma ideia que me surgiu no rearranjo da minha biblioteca de músicas. Ao olhar para os vários tipos e gêneros que ela contém, acabei me dando conta que ouço – e gosto – de várias coisas que podem não ser consideradas padrão. E a partir daí pensei em falar sobre isso, não só mostrando o que gosto – lembrem-se, o blog é pessoal – mas, a partir do que ouço e busco, acabar indicando caminhos que as pessoas e leitores podem usar para experimentar um novo tipo de música.

Hoje, com a internet uma das coisas mais fáceis de se fazer é ouvir música. E de todos os gêneros. Uma pequena procura no Google irá mostrar que existem milhares de emissoras on line, algumas das quais verdadeiras centrais de música, oferecendo o que há de melhor. Pode-se escolher e refinar a pesquisa, começando com locais conhecidos como a Last.Fm, passando pelas rádios on line do Uol, e chegando a outros como a Calmradio, uma central de rádios que oferece diferentes gêneros e tudo isso acessado diretamente o seu navegador e que tem, também, aplicativos para tabletes e smartphones.

Este post, no entanto, não pretende ser um guia de música on line, até porque cada um tem o seu gosto e ele não conseguiria cobrir todos eles. Mas pode falar – e vou fazê-lo – sobre um dos locais que normalmente uso para ouvir o que, vamos chamar assim, “música diferente”. Estou me referindo ao Magnatune, cujo principal atrativo, no meu caso, é o fato de oferecer músicas de várias partes do mundo, resultado, muitas vezes, de produções independentes, mas com ótima qualidade. É um site a que sempre estou voltando e sempre que o faço acabo descobrindo novas sonoridades, inclusive no smartphone e no tablete.

A internet, como sabemos, é um vasto mundo. Achar coisas nela é quase que procurar agulha em um palheiro. Mas ela guarda, também, várias jóias, principalmente no caso de música e de música on line. Não importa o que você queira ouvir, vai encontrar. Mas ela é muito melhor para descobrir novas coisas, o que está fora do chamado “mainstream”, construído através do bom e velho jabá que leva rádios e TVs a tocarem o que interessa à indústria do entretenimento. O “mainstream”, a propósito, não significa, necessariamente, coisa ruim. Existe muita gente boa que faz sucesso, com excelentes músicas.

Mas existe muito mais gente boa que não está sendo tocada em rádio e nos shows de TVs que são excelentes e desconhecidos do público que só ouve música através das rádios públicas e dos musicais e shows de TV. Na verdade, só no Brasil, são milhares. E valem a pena ser ouvidos. Especificamente para o Brasil, um dos bons caminhos é o Palco MP3, onde você pode encontrar, inclusive, artistas capixabas de excelente qualidade e com ótimas músicas, como é o caso de Chryso Rocha e Nota Jazz e que, como os outros, também tem aplicativos para os dispositivos móveis.

Bem, voltando a questão: Se você gosta de música, quer experimentar e ouvir novas sonoridades, vai lá no Magnatune. Tenho certeza que irá gostar.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »