MISTURANDO FICÇÃO, POESIA E VOOS

fic.jpg

De quanto em vez e sem a obrigatoriedade de periodicidade, acabo indicando alguns sítios – em português, é lógico – que entendo merecerem uma visita. É o que faça, de novo, agora. E para tanto misturo algumas coisas que, aparentemente, são incompatíveis, como mostra o título.

As indicações, no entanto, têm explicações. A primeira é que sou leitor e gosto muito de ficção científica e a vejo tratada, muitas vezes, como coisa banal. Às vezes, é. Mas se olhada de perto, tem muita coisa interessante, mesmo que seja a imaginação fértil de autores que a ela se dedicam. Então, nada melhor do que ver a questão tratada de forma séria.

No segundo caso, sou também um leitor de poesia e faço isso não só nos livros, com autores conhecidos e consagrados, mas ando pela net e, nela, tenho encontrado coisas ótimas. Uma delas é o blog indicado abaixo. Temos, eu e a Taís, uma coisa em comum: somos jornalistas. Mas as identidades param por aí, afinal, ela faz excelente poesia e eu sou apenas um escrevinhador. Quando à última indicação, o objetivo é proporcionar informação a quem voa.

  • FICÇÃO CIENTÍFICA
  • Um assunto que muitos não levam a sério ganha uma visão bem séria, com artigos de estudiosos e que mostram como a ficção científica trata de temas atuais e, até, influencia o futuro. Afinal, muitas das modernas invenções foram antevistas por escritores como Júlio Verne e Arthur Clarke. Vale a pena dar uma conferida na edição especial da ComCiência, tanto para quem ama o gênero – como eu – quanto para quem quer uma abordagem séria do assunto.
  • BOA POESIA
  • Uma coisa fácil de encontrar na Internet é boa poesia. Se você olhar na minha relação de Favoritos irá encontrar blogs que tratam do assunto, publicando excelentes poemas. De todos, um dos que mais gosto é o da Tais Morais. Ela tem um estilo muito próprio, com versos curtos, simbólicos e cheio de sonoridades. Eu leio sempre. E recomendo.
  • VOOS ON LINE
  • Em tempos de caos aéreo, nada melhor do que se manter informado sobre o seu voo, vendo se ele está no horário, atrasado ou foi cancelado. Um bom meio de saber disso é o Voos On line, da Infraero. Na internet e em tempo quase real você pode acompanhar o que está acontecendo no espaço aéreo brasileiro, pelo menos em relação aos voos comerciais de passageiros. Confira e aproveite.

E então, quais são os seus sítios preferidos? Como diz um locutor esportivo, troque um passe aqui e fale de suas preferências.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

18 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »