MINORIA OU MAIORIA? DEPENDE…

cristo.jpg

Religião, dizem alguns, não ê coisa que se discute. E acho que quem adota esta posição tem razão. Afinal, fé não ê uma coisa discutível. Para quem acredita, ê natural. Para os que não creem, não. Em princípio, ninguém muda a posição do outro.

Isso, no entanto, não impede que se fale de religião. Pelo menos do ponto de vista estatístico e de sua influência no mundo. É o que faz, por exemplo, um especial publicado pela BBC Brasil.

Sob esta ótica, o cristianismo domina as religiões no mundo. Só que as outras, somadas, o ultrapassam. Então, falar em maioria ou minoria ê questão de ponto de vista, apenas. O fato ê que o maior número de fiéis ê de cristãos.

O segundo colocado ê o islamismo que tem mais de 1,2 bilhão de fiéis em todo o mundo, principalmente concentrado nos países árabes. O terceiro lugar fica com o hinduísmo, com 750 milhões de seguidores, principalmente na Índia.

O quarto lugar ê dos budistas. A estimativa ê que podem chegar aos 500 milhões de fiéis em todo o mundo. No levantamento, um dado curioso: a mais antiga religião monoteísta do mundo, o judaísmo, está vivo e bem. Hoje, ele tem algo em torno de 15 milhões de seguidores.

Um primeiro ponto a se destacar ê a prevalência, entre as religiões, do cristianismo. Os que seguem – nas suas várias denominações – as pregações de Cristo são um terço da população mundial, algo em torno de 2,18 bilhões de pessoas.

MELHOR OU PIOR?

Você ê quem vai decidir, pelo menos em relação as expectativas, se o próximo Congresso, que assume no dia 01 de fevereiro, será pior ou melhor do que o atual.

Na barra lateral, na pesquisa, existem algumas opções. Escolha uma delas e vote. Vamos mostrar o que esperamos do Congresso e dos políticos.

Compartilhe:

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

13 Respostas

Entre na conversa