MAIS ESTRANHA QUE TUDO

vida1.jpg

Uma das discussões recorrentes, principalmente no meio científico, é se existe vida fora da terra. Os cientistas, impossibilitados de visitar outros planetas e galáxias, especulam e não vêm razão para a não existência de vida. Aliás, olhando-se a questão de perto, talvez seja muita pretensão achar que estamos sozinhos no universo. Bom, então seguindo a ciência, vamos admitir que exista vida. Mas como ela será? Aí, as coisas começam a pegar e, seja que ponto de vista se adotar, ninguém pode responder com segurança. As pesquisas, até agora, caminhavam no sentido de procurar, fora da Terra, condições idênticas as que proporcionaram o nascimento da vida aqui.

O caminho era o de seguir a água e, nela, o carbono, de que todos nós somos feitos. Só que, agora, em um painel promovido pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos – aqui, em inglês – surgiu um novo rumo. O que cientistas consideram é que, lá fora, a vida pode ser tão estranha que, ao encontrá-la, podemos não a identificar.

Assim, os cientistas admitem que fora da Terra a vida pode nada ter a ver com o carbono e muito menos precisar do que chamam de sopa primordial, que proporcionou o nascimento da vida no planeta. Como será? Ninguém sabe. Mas pode, muito bem, aproximar-se do que alguns filmes de ficção científica mostram, com formas bizarras, monstruosas mesmo. Ou, simplesmente, com um tipo de vida que sequer imaginamos.

E você, o que acha? Acredita na existência de vida fora da Terra? E se ela existir, como acha que será? Parecida ou diferente da nossa? Neste caso, a nossa opinião é tão válida quanto a dos cientistas, pois eles também não sabem. Então, vamos opinar. (Via Reuters)

MAIS UMA INDICAÇÃO

blogativista.jpg

Nos últimos tempos este blog tem sido bem premiado. Primeiro, o foi como um blog que faz pensar, dado por diversos blogueiros. Depois, como uma das 7 maravilhas da blogosfera – nada menos do que 14 indicações – e, agora, acaba de receber a indicação para o Blog Ativista.

Como disse na premiações anteriores, a escolha me deixa honrado e satisfeito. Mas não acho que o blog seja ativista. Fico, no entanto, muito agradecido á Raquel Moniz, do Pensamentos Soltos, que fez a indicação. Se você estiver interessado em conhecer melhor a ideia, vá ao Bodega Cultural.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

21 Respostas

Entre na conversa