MAIS DO QUE LIGADOS

digital.jpg

O que você sabe sobre a Coréia do Sul e os coreanos? Provavelmente, que são produtores de carros e produtos eletrônicos – celulares, televisores, monitores, etc. Mas além disso você sabe mais alguma coisa? Faço a pergunta por ter ficado surpreso com alguns números relacionados ao mundo digital coreano

Quem me chamou a atenção para eles foi uma série de reportagens que a CNN está fazendo e que denominou Eye on South Korea (Olho na Coréia do Sul). O país é, hoje, o mais conectado do mundo, com números que impressionam. Não acha? Confira:

  • 90% dos sul coreanos têm acessóà internet por banda larga.
  • 63% dos sul coreanos fazem pagamentos usando seus celulares.
  • 43% da população da Coréia do Sul mantém um perfil digital ou um blog.
  • Pelo menos 59% dos sul coreanos já têm celular de terceira geração.
  • Um dos jogos on line mais populares da Coréia do Sul tem 14 milhões de jogadores.
  • As conexões à internet sul-coreana têm em média velocidades de 50 a 100 megabits por segundo. A média mundial não chega aos 10 megabits por segundo.
  • E o custo desta conexão de alta velocidade é o mais barato de todo o mundo, chegando a 10% do que é pago, por exemplo, nos Estados Unidos.

E não é só na área de internet e telefones celulares, não. Na de TV, também. A Coréia do Sul foi o primeiro país a lançar TV Digital no celular e isso já tem dois anos. O país, em termos de tecnologia, como mostra a série da CNN, dá um banho em várias potências ocidentais.

O especial da CNN é bem interessante e mostra várias aspectos da vida digital na Coréia do Sul, indo de brinquedos até coisas como um sofá que imita um gato quando é acariciado, o que é uma bobagem. O fato, no entanto, é que para os sul-coreanos a vida digital já chegou e eles estão cada vez mais conectados.

Saber o que ocorre lá pode ser uma antevisão do que teremos amanhã. (Via CNN, em inglês)

BLOGAGEM PELA PAZ NO MUNDO

Lembre-se: No dia 01, quinta-feira, vamos defender a paz no mundo. Você está convidado. E convide também quem frequenta o seu blog. Os detalhes estão em Um apelo à paz na terra. Integre-se a esta corrente que já tem mais de 70 diferentes blogs.

selopaz3.jpg

AJUDANDO ANA VIRG͍NIA

anav.jpg

A Luma, o Ronald e a Luci estão promovendo uma blogagem em favor da libertação da Ana Virgínia, presa em Portugal e acusada de ter morto o próprio filho. Ela foi torturada na prisão, esteve à beira da morte e não recebeu, nem lá em Portugal, nem daqui do Brasil, nenhuma assistência.

Vamos, então, nos unir à corrente e pedir a libertação dela, com sua imediata volta ao Brasil. É uma boa ação. E sua participação pode ajudar.

Tag: sem tag

23 Respostas

Entre na conversa