INTERNET E TRABALHO COMPATÍVEIS?

A internet tornou-se, nos últimos anos, um componente importante da vida das pessoas e invadiu, literalmente, o campo do trabalho, com vários segmentos a utilizando intensamente. Quem a utiliza menos, recebe e responde emails, também a usando como ferramenta de trabalho. Só que, em algumas empresas e sob o argumento de que atrapalha as tarefas das pessoas, o acesso à grande rede é bloqueada ou somente parcialmente liberada, com restrição a sites e à navegação.

Mas será que a internet atrapalha mesmo o trabalho? Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, se fizeram esta pergunta e para obter uma resposta foram a campo, inquirindo empresas e trabalhadores sobre o hábito de uso da grande rede e se o faziam no trabalho. O que eles concluíram é que, usada moderadamente – aliás, este é um mantra para todas as outras coisas, já que a moderação é sempre recomendável – a internet ajuda no trabalho, tornando-o mais produtivo, aumentando o nível de concentração dos empregados.

O que os pesquisadores constataram é que, no caso do uso da internet, o moderado, pelo menos quando se está no trabalho, é de 20 minutos por dia. Neste tempo, o empregado pode ver o que quiser, ler seus emails, visitar alguns sites de notícias, atualizando-se e depois voltando às suas tarefas. E esta moderação, medida, levou à constatação que a sua prática aumenta em 9%  a produtividade das pessoas. Então, ao contrário do que muitos pensavam, acessar a internet do trabalho não faz com quem a pessoa se disperse do trabalho, mas o melhora.

Um outro dado da pesquisa é que, pelo menos em realço a pesquisa da Universidade de Melbourne, 70% dos consultados afirmam que usam a internet como lazer, quando a acessam do trabalho. Nela, tem um momento de descontração, de colocar de lado os problemas e até de desestressar. E com isso, ganhar novo impulso para a execução de suas tarefas. A pesquisa não entra nas minúcias dos hábitos de navegação, tampouco aponta horários ou períodos em que isso é feito. O que conclui é que fechar a grande rede para os empregados ao invés de ser benéfico para a empresa, pode se transformar em um problema.

E você, consegue acessar a internet do seu trabalho? No meu caso, estou permanentemente conectado a ela, seja em casa, seja no trabalho. E a grande rede, por sinal, tornou-se fundamental para o tipo de trabalho que desenvolvo e ofereço. Sem ela minha vida – e dos meus clientes – ficariam bem mais difíceis.

UMA MUDANÇA ADIADA

Hoje, este blog está completando trás anos no ar. Desde o seu início foram 776 artigos, incluindo este, e mais de 12,5 mil comentários, uma participação que considero muito boa e que me deixa orgulhoso pelo envolvimento dos que frequentam este espião nos assunto que abordo.

A ideia era que, para comemorar o aniversário, o blog ganhasse um novo desenho, mais limpo, minimalista mesmo, e ao seu conteúdo fossem acrescentados alguns trabalhos. Isso, como já estão vendo, não foi possível. Para mudar, é preciso empacotar as coisas de um lado e desempacotá-las do outro, o que demanda adaptações e alguma customização, o que, infelizmente, não ficou pronto.

Mesmo assim, vocês estão convidados a soprar as velinhas do aniversário. As novidades, no entanto, ficarão para a próxima semana, após o feriado de 21 de abri. Até lá, as coisas estarão completadas e o blog ganhará uma cara nova. O conteúdo, prometo, continuará sendo o mesmo.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

4 Respostas

Entre na conversa