INTERNET E TRABALHO COMPATÍVEIS?

A internet tornou-se, nos últimos anos, um componente importante da vida das pessoas e invadiu, literalmente, o campo do trabalho, com vários segmentos a utilizando intensamente. Quem a utiliza menos, recebe e responde emails, também a usando como ferramenta de trabalho. Só que, em algumas empresas e sob o argumento de que atrapalha as tarefas das pessoas, o acesso à grande rede é bloqueada ou somente parcialmente liberada, com restrição a sites e à navegação.

Mas será que a internet atrapalha mesmo o trabalho? Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, se fizeram esta pergunta e para obter uma resposta foram a campo, inquirindo empresas e trabalhadores sobre o hábito de uso da grande rede e se o faziam no trabalho. O que eles concluíram é que, usada moderadamente – aliás, este é um mantra para todas as outras coisas, já que a moderação é sempre recomendável – a internet ajuda no trabalho, tornando-o mais produtivo, aumentando o nível de concentração dos empregados.

O que os pesquisadores constataram é que, no caso do uso da internet, o moderado, pelo menos quando se está no trabalho, é de 20 minutos por dia. Neste tempo, o empregado pode ver o que quiser, ler seus emails, visitar alguns sites de notícias, atualizando-se e depois voltando às suas tarefas. E esta moderação, medida, levou à constatação que a sua prática aumenta em 9%  a produtividade das pessoas. Então, ao contrário do que muitos pensavam, acessar a internet do trabalho não faz com quem a pessoa se disperse do trabalho, mas o melhora.

Um outro dado da pesquisa é que, pelo menos em realço a pesquisa da Universidade de Melbourne, 70% dos consultados afirmam que usam a internet como lazer, quando a acessam do trabalho. Nela, tem um momento de descontração, de colocar de lado os problemas e até de desestressar. E com isso, ganhar novo impulso para a execução de suas tarefas. A pesquisa não entra nas minúcias dos hábitos de navegação, tampouco aponta horários ou períodos em que isso é feito. O que conclui é que fechar a grande rede para os empregados ao invés de ser benéfico para a empresa, pode se transformar em um problema.

E você, consegue acessar a internet do seu trabalho? No meu caso, estou permanentemente conectado a ela, seja em casa, seja no trabalho. E a grande rede, por sinal, tornou-se fundamental para o tipo de trabalho que desenvolvo e ofereço. Sem ela minha vida – e dos meus clientes – ficariam bem mais difíceis.

UMA MUDANÇA ADIADA

Hoje, este blog está completando trás anos no ar. Desde o seu início foram 776 artigos, incluindo este, e mais de 12,5 mil comentários, uma participação que considero muito boa e que me deixa orgulhoso pelo envolvimento dos que frequentam este espião nos assunto que abordo.

A ideia era que, para comemorar o aniversário, o blog ganhasse um novo desenho, mais limpo, minimalista mesmo, e ao seu conteúdo fossem acrescentados alguns trabalhos. Isso, como já estão vendo, não foi possível. Para mudar, é preciso empacotar as coisas de um lado e desempacotá-las do outro, o que demanda adaptações e alguma customização, o que, infelizmente, não ficou pronto.

Mesmo assim, vocês estão convidados a soprar as velinhas do aniversário. As novidades, no entanto, ficarão para a próxima semana, após o feriado de 21 de abri. Até lá, as coisas estarão completadas e o blog ganhará uma cara nova. O conteúdo, prometo, continuará sendo o mesmo.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

4 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »