IMPOSTOS, IMPOSTOS, IMPOSTOS

Que todos nós estamos pagando muito imposto, sabí­amos. O que não imaginávamos era que este “a mais” passava dos 1300%.

O número resulta de um estudo feito pela Unafisco, a entidade que congrega os auditores da Receita Federal. Isso significa que eles sabem, exatamente, o que fazem.

A questão é mais grave quando sabemos que a carga tributária tem aumentado, chegando aos 40% do Produto Interno Bruto (PIB).

Será tudo isso? Na verdade, é muito mais. O cálculo do percentual é feito sobre o PIB, o que significa dizer que inclui a parte informal da economia. E os informais, sabemos, acabam não pagando alguns tipos de tributos. Assim, a carga é, na verdade, muito maior.

O problema não é o pagamento dos impostos. É a contrapartida que temos por eles. Esta avalanche de impostos deveria cobrir saúde, educação, infra-estrutura, segurança, etc. Exatamente o que não temos.

Com isso, o que ocorre é que pagamos duas vezes. Primeiro, os impostos. Depois, para termos os serviços que os impostos deveriam proporcionar.

Será que teremos uma solução?

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Comments are closed.

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »