GIRA, GIRA E FICA NO MESMO LUGAR

gira.jpg

Provavelmente você já deve ter ido em um daqueles restaurantes panorâmicos que vai girando até completar uma volta de 360 graus. Se não foi, na certa já ouviu falar deles. A grande atração, além da boa comida, é claro, é o fato de você poder apreciar a paisagem, tendo uma visão completa do que se encontra à sua volta.

Agora, imagine que você tenha um imenso edifício que todos os andares giram, dando uma volta de 360 graus. Doidera, não? Mas é exatamente o que a Dinamic Architeture está prometendo. De acordo com a empresa, que e italiana mas está fazendo o seu primeiro prédio dentro deste novo conceito em Dubai, cada um dos andares – a exemplo do que ocorre com os restaurantes – gira lentamente, completando um eterno movimento.

Para que os andares girem, a empresa está instalando turbinas movidas a vento entre os andares. Elas não só vão mover os andares, fazendo com que o prédio todo se movimente, mas também irão gerar energia. E como se trata de energia de uma fonte sustentável e inesgotável, os ventos, o projeto ganha a característica de ecologicamente correto.

De acordo com a empresa, cada uma das turbinas, colocadas entre os andares, é capaz de gerar energia para atender ao consumo médio de 50 famílias. No total, o prédio irá gerar mais de um milhão de quilowatts/hora. No final, a produção é muito maior do que o consumo do próprio prédio.

A construção será feita de uma nova forma, com um eixo central e, nele, montados os andares. Com o eixo girando, todo o prédio gira. No final, quando estiver pronto e funcionando, irá disponibilizar 20o apartamentos. O preço? Este é um dos dados que ainda não foi divulgado. Mas, na certa, não será barato.

Aliás, em Dubai, as construções são enormes e muito caras. Nem por isso, deixam de ser vendidas. (Via Future Boy, em inglês)

Tag: sem tag

12 Respostas

Entre na conversa