Os homens são, há alguns milhões de anos, a espécie dominante no planeta. Vencemos todas as adversidades e nos tornamos no que há de melhor – ou pior – sobre a terra. Subjugamos os animais, criamos cidades, inventamos o avião e muito mais. Mas será que nos conhecemos?
Ou melhor, o que sabemos sobre nós mesmos? Uma pergunta capciosa, é verdade. Mas quantas vezes você pisca o olho em um ano? Quem tem mais ossos, a criança ou o adulto? Ah!, dirá, que os dois tem o mesmo número de ossos. Errou! Um tem mais ossos que o outro, mais qual?
Bem, este blog não vai suprir a deficiência de informação sobre os humanos, mas aqui vão alguns fatos interessantes:
- Uma criança tem 300 ossos. O humano adulto, 206. Com o crescimento parte dos ossos se juntam e seu número diminui.
- Somente há 100 anos é que os homens descobriram a existência dos vírus
- O menor osso do corpo humano fica na orelha e tem aproximadamente 28 milímetros..
- A maior célula do corpo humano é neuron, que pode ter até 1,3 metro e vai da espinha dorsal ao dedão da mão.
- O olho humano, em media, pisca 4,2 milhões de vezes durante um ano
- Em condições normais, o que comemos leva até 12 horas para ser digerido.
- Uma mordida com os molares pode gerar até 90 quilos de força
- De 40 a 50% do calor do corpo pode ser perdido através da cabeça como resultado do trabalho extensivo de circulação sanguínea.
- As células humanas que tem maior tempo de vida são as do cérebro, que podem viver tanto quanto o homem.
Alguns dados parecem brincadeira, mas não são. Na verdade, todas as afirmações tem confirmação científica. E servem para mostrar que nos conhecemos pouco. E olha que vivemos conosco mesmos por longos anos.
E se sabemos tão pouco dos humanos o que dizer do mundo que nos rodeia? Será que sabemos muito ou pouco? Parece até a afirmação de Sócrates – foi ele mesmo? – ao dizer que a única coisa que sabia é que não sabia. (Via Hightechscience, em inglês)
O QUE VOCÊ VÊ NA TV?
Este é o tema da pesquisa da semana no blog. Seu objetivo? Saber o que os leitores veem na televisão, seja ela aberta ou paga e ver o que é preferido.
Participar é muito simples, como você já deve saber. É só ir à barra lateral, escolher uma das opções e enviar o seu voto. E, se for o caso, deixe um comentário, aqui ou então na própria enquete.
22 Respostas
Lino, no topo da minha lista esta os noticiarios, tanto se vejo Tv italiana ou brasileira, depois vem a diversao.
bjs
Delicioso o post, Lino.
É o que eu chamo de cultura inútil, isto é, a nossa vida não vai alterar-se significativamente sabendo ou não dessas informações (da mesma forma que não vai alterar a tua existência saber que a Rua da Praia de Porto Alegre não tem mais praia, o mesmo acontecendo com o bairro Praia de Belas, onde só restaram as belas, ou, ainda, que por aqui existe um bairro poeticamente chamado de Tristeza). Mas é gostoso de ler e saber.
Um abraço.
Oi Lino, Bom dia!!!!
Nossa, faz alguns dias que não venho aqui, por falta de tempo, como sempre…estava lendo os posts anteriores, e como sempre(de novo!), muita coisa boa…Bom, vim convidá-lo para conhecer meu novo blog….o In The Name Of Love está sendo encerrado, e convido-o a conhecer o “Fragmentos de Mim”(conforme endereço acima no web site)…espero poder continuar contando com vc lá tá? E desde já obrigado Lino, desejando que vc goste da minha nova casa…
Um beijo carinhoso, Crissssssss…
Outra grande prova do quanto sabemos pouco de nós mesmos é a morte! Aliás, vi dia desses no Jornal da Noite (Cabrini) um cidadão que paga uma fortuna para quando morrer seja preservado sobre uns tanques de nitrogênio (senao me engano), pois ele acredita que daqui a uns 200 anos, o homem terá descoberto a imortalidade e saberão como ressucitá-lo. Cabecinha! hehe
Olá, Lino!
Sei deste pequeno ossinho do ouvido, pois o meu, Ã s vezes, bate diferente e eu passo a ouvir horrÃveis ruÃdos!
Na TV eu gosto de assistir tudo o que é de suspense…noticiários…. e até novelas mexicanas (que desisto em dois dias).
Lino, já reparou q é assim até qdo falamos do “individuo”?? As pessoas se conhecem muito pouco…Olham pra fora, mas pra dentro raramente.
Beijos
É a famosa “cultura inútil” né ? Mas eu adoro essas coisas. Depois de séries de TV, o que mais gosto são dos canais tipo National Geographic, Discovery, History Channel e assemelhados… loucura pouca é bobagem!!! E isto sem falar nas informações que conseguimos aqui na rede.
Vamos morrer todos com uma cultura geral espantosa!!! rsrs
Um abração!
Lino, eu nem sabia que minha filha tinha mais ossos do que eu (risos). Valeu pela informação que, pelo menos para mim, até que foi bem útil porque agora vou dizer a minha filha que ela tem mais ossos do que eu (risos). Na verdade pouco nos conhecemos. Abraços, Mário.
Pessoalmente, acho que o ser humano é especial em tudo…
Na mente e, sem dúvida, o corpo…quer máquina mais perfeita…
A cada dia descobrimos coisas novas sobre ele, num é??
Bjo.
Homens: cuidado com os comentarios no momento da troca de carinhos. Se a mocoila resolve lhe tascar uma mordida no playground, sao 90 quilos de forca.
Afe!
Bacana o post. É bom mesmo constatarmos que sabemos muito pouco sobre nós mesmos. Somos o que há de mais moderno em arquitetura e tecnologia, né não?? Em frações de segundos puxamos uma ficha no arquivo sem está em ordem alfabética…
Oi Lino!
Eu adoro ler essas “curiosidades”! Volta e meia passeio por esses sites. (rs)
beijos querido,
O pior é que as vezes nós médicos conhecemos pouco também !
Beijinhos ,
Bel .
Lino
Como sabemos tão pouco de nós??
E acabamos julgando o próximo?
Beijos!
Oi Lino
Adoro saber estas estas coisinhas miudas.
Sou curiosa.
Abracos e boa Quinta
Olha, eu tenho 208 ossos no corpo, pq tenho duas costelas a mais que qualquer pessoa hehehe de mim eu conheço!!
Tem tanta coisa sobre nós que não sabemos.
bjs
Lino,
Tanta coisa interessante. Fiquei boba! Realmente não nos conhecemos não…rss
Beijosss
Lino,
Minha TV pega ondas de outra galáxia onde existe um paÃs governado por uma lula!
Brincadeiras à parte, não sou de ver televisão.
Groucho Marx disse algo interessante sobre esse aparelho: “Acho a televisão muito educativa. Quando alguém a liga na sala vou para meu quarto ler um livro”
Grande abraço.
Essa dos ossos eu nem imaginava! Nunca parei pra pensar nisso. Beijos.
O Homem tem mania de grandeza! Eu sabia só o maior osso! 🙄 Nem sabia que orelha tinha osso. Não dá tempo pra saber de todas as informações do mundo, a não ser aquelas que realmente importa. Muita coisa não é necessário saber.
Sabe que, o atual papa lançou um livro esses dias e contesta a teoria de Darwin – Ele pode?
😉
Beijus
Se a minha vida um dia depender dessas informações…..
Obrigado, vc acaba de salvar minha vida!
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu me conheço… e do que me conheço metade gosto e outra metade não… vai que me conhecendo toda não gosto de nada. É melhor mesmo não saber!!!