FATOS SOBRE OS HUMANOS

humanos.jpg

Os homens são, há alguns milhões de anos, a espécie dominante no planeta. Vencemos todas as adversidades e nos tornamos no que há de melhor – ou pior – sobre a terra. Subjugamos os animais, criamos cidades, inventamos o avião e muito mais. Mas será que nos conhecemos?

Ou melhor, o que sabemos sobre nós mesmos? Uma pergunta capciosa, é verdade. Mas quantas vezes você pisca o olho em um ano? Quem tem mais ossos, a criança ou o adulto? Ah!, dirá, que os dois tem o mesmo número de ossos. Errou! Um tem mais ossos que o outro, mais qual?

Bem, este blog não vai suprir a deficiência de informação sobre os humanos, mas aqui vão alguns fatos interessantes:

  • Uma criança tem 300 ossos. O humano adulto, 206. Com o crescimento parte dos ossos se juntam e seu número diminui.
  • Somente há 100 anos é que os homens descobriram a existência dos vírus
  • O menor osso do corpo humano fica na orelha e tem aproximadamente 28 milímetros..
  • A maior célula do corpo humano é neuron, que pode ter até 1,3 metro e vai da espinha dorsal ao dedão da mão.
  • O olho humano, em media, pisca 4,2 milhões de vezes durante um ano
  • Em condições normais, o que comemos leva até 12 horas para ser digerido.
  • Uma mordida com os molares pode gerar até 90 quilos de força
  • De 40 a 50% do calor do corpo pode ser perdido através da cabeça como resultado do trabalho extensivo de circulação sanguínea.
  • As células humanas que tem maior tempo de vida são as do cérebro, que podem viver tanto quanto o homem.

Alguns dados parecem brincadeira, mas não são. Na verdade, todas as afirmações tem confirmação científica. E servem para mostrar que nos conhecemos pouco. E olha que vivemos conosco mesmos por longos anos.

E se sabemos tão pouco dos humanos o que dizer do mundo que nos rodeia? Será que sabemos muito ou pouco? Parece até a afirmação de Sócrates – foi ele mesmo? – ao dizer que a única coisa que sabia é que não sabia. (Via Hightechscience, em inglês)

O QUE VOCÊ VÊ NA TV?

Este é o tema da pesquisa da semana no blog. Seu objetivo? Saber o que os leitores veem na televisão, seja ela aberta ou paga e ver o que é preferido.

Participar é muito simples, como você já deve saber. É só ir à barra lateral, escolher uma das opções e enviar o seu voto. E, se for o caso, deixe um comentário, aqui ou então na própria enquete.

Tag: sem tag

22 Respostas

Entre na conversa