Sou daqueles que acham que não há nada melhor do que falar do que se gosta. E é o que estou fazendo, não sozinho, mas junto com um grupo que, por iniciativa de uma amiga virtual, a Lys, se engajou em um Clube do Livro, cujo objetivo é não só ler, mas discutir obras dos mais diversos segmentos e sobre os mais variados assuntos.
A ideia é simples: Os participantes sugerem alguns livros e os outros votam, escolhendo um deles, que será lido por todos e discutidos, não em privado, mas no blog do Clube. O primeiro livro a entrar na discussão é Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. O livro, escrito há mais de 70 anos, ainda é atual, pois discute um tema polêmico, que é o controle genético e a clonagem de humanos.
A questão posta é: Teremos nós, humanos, o direito de reproduzir outros humanos? Podemos controlá-los? Os temas são, de certa forma, o centro de Admirável Mundo Novo. O livro, apesar de sua idade, repito, não perdeu a atualidade. Aliás, como admitem todos os críticos, transformou-se em um clássico, tal como 1984, de George Orwell.
A ideia é que os assuntos sejam os mais variados possíveis, permitindo que todos leiam o que, normalmente, não leem e, com isso, ampliem seus gostos, seus conhecimentos e possam trocar ideias sobre os assuntos abordados. Não é uma boa ideia?
NAVEGANGO ANÔNIMO
Você amava o Pandora? Tenta entrar em alguns sítios e não consegue, pois identificam que não é do país? Seus problemas se acabaram. Como? É só usar o Hotspot Shield, um pequeno programa desenvolvido para Mac e Windows que torna a navegação anônima, criando uma rede privada virtual e, com isso, enganando os servidores que identificam os IPs e que, por isso, não lhe permitem, dentre outras coisas, ouvir a Pandora.
Para se beneficiar do programa basta baixá-lo – é de graça – e instalá-lo. Não tem configuração, já que a partir do momento que você o abrir, ele faz tudo sozinho. A partir daí, pode navegar sossegado que ninguém vai saber quem é você.
9 Responses
A idéia do clube é ótima e o livro escolhido também. Algumas obras são visões do futuro…
Achei a idéia do “Clube do Livro” genial, estou curiosa para ver o funcionamento na prática. Já li este livro, e acho que continua atual, com todos os questionamentos em relação à s liberdades individuais. A dica para navegar anônimo também é interessante.
Abraço e boa semana.
E vamos nessa meu caro !
beijocas
Lys
Muito bom o encontro com autores e suas obras, também a troca de opiniões e o que se aprende com essa diversidade, Lino. Eu não sei nadinha sobre o tema proposto, por isso vou apenas deixando o meu Uivooooooooooooo amigo para, em uma outra ocasião, poder aprender com vocês.
BeijUivoooooooooooooosssssssss da Loba
Se não me querem no site , blog ou o que for não vou.Anônima não vou a lugar nenhum.
Otima ideia do clube do livro, to lendo a menina q roubava livros.
Big Beijos
genial essa ideia do clube do livro, posso participar???tenho uma ideia de um otimo livro que é O Monge e o Executivo, li, reli, e vou ler novamente…
Caraca…hj eu to com a corda toda…eu vou fundar outro clube…do sexo…hihihihihih…vai bombar.
Gostei dessa idéia, Lino.Tem um livro que li e até seria uma sugestão que daria caso participasse desse clube:”Aprendendo aViver Só”, esqueci o nome da autora.Beijos.